Esta História Não É Sobre Uma Gatinha, com texto de Randall de Sève e ilustrações de Carson Ellis, ambas autoras premidas, foi publicado pela Fábula. Com tradução da também premiada escritora Susana Cardoso Ferreira, é um álbum giríssimo que trata temas como a generosidade e a entreajuda de forma original.
Partindo da premissa de um certo provérbio que afirma que «é preciso uma aldeia para educar uma criança», as autoras criam uma história extremamente positiva, pela reiteração da negativa, como o título indica. Portanto, e ao contrário do que parece óbvio assumir, esta história não é sobre uma gatinha. Também não é sobre o cão que ouviu a gatinha a miar. Nem é sobre a mãe e a filha que passeavam o seu cão e que pararam quando ele ouviu a gatinha. Nem é sobre um sem número de pessoas com bom coração que se ofereceram para ajudar.
Na constante negação e repetição que se estende pelo texto, o leitor mantém o foco em descobrir afinal o cerne da história, que é, afinal, a de uma cadeia humana.
Não, esta história não é de todo sobre uma gatinha, ou talvez seja, um bocadinho sobre como esse felino perdido e transviado provocou a união de toda a vizinhança para a resgatar.
No final, emblemático, ilustra-se como este livro constitui uma homenagem à vida de bairro, à solidariedade e à partilha. Porque esta história fala-nos sobretudo de compaixão, generosidade e da vida em comunidade, de vizinhos que antes mal se viam.
Randall de Sève é autora de álbuns premiados e bestsellers do New York Times. As suas histórias nascem de experiências reais e ganham vida na sua imaginação. Esta História Não É Sobre Uma Gatinha foi inspirado numa gata que se escondeu debaixo de um carro, em frente à casa da Randall, em Brooklyn, e foi resgatada por um grupo de vizinhos com corações gigantes.
Carson Ellis ilustrou inúmeros livros infantis, incluindo o álbum de grande sucesso Ké Iz Tuk? (ed. Orfeu Mini), que lhe valeu a Caldecott Honor Medal e um E.B. White Read Aloud Award. Carson é também a ilustradora residente da banda The Decemberists, tendo sido nomeada para um Grammy pelo design de um dos seus LPs.
Leia também: Leitura da Semana: A Grande Baleia, de Benji Davies | Por Paulo Serra