Entre Riga e Helsínquia, onde encontro os parceiros do projeto S-EEE (EMERGENTE), paro em Tartu, na Estónia, para a conferência de revisão Tartu 2024, Capital Europeia da Cultura.
Kultuurikompass: “É esta a Capital Europeia da Cultura com que sonhávamos?”. A conferência apresenta o relatório de avaliação do projeto e questiona como a cultura pode ser medida.
Tartu 2024 apresenta a história da sobrevivência: 10 factos sobre uma Capital Europeia da Cultura https://lnkd.in/eT6njk4U

Com Nicolas Bertrand
Matera, Céu Estrelado – Um gesto coletivo rumo a 2026
Em 27 de setembro de 2025, retornou Matera Cielo Stellato, uma experiência urbana e poética que prepara a cidade para o dia de 2026, ano de Matera Capital Mediterrâneo da Cultura e Diálogo.
A visita do Presidente da Finlândia, Alexander Stubb, a Liepaja (Letónia) Capital Europeia da Cultura 2027 (com Evora) foi uma oportunidade para celebrar a valiosa cooperação no campo da cultura com Oulu2026 – Capital Europeia da Cultura 2026, que, como equipeprofissional, dá um excelente exemplo no caminho para o ano do título. Identificamos desafios comuns, estamos desenvolvendo vários projetos relacionados à ampliação de público, fortalecimento de comunidades, ampliação de redes de cooperação, não esquecendo também que o fortalecimento de processos culturais é uma questão de segurança interna nacional.
A cooperação entre dois países está longe de ser uma espécie de slogan abstrato, é uma cooperação real. Portanto, o momento mais simbólico do dia parece ter sido quando os dois presidentes foram sentar-se em seus carros e passaram pelos alunos da escola primária do Centro com amigos do projeto Erasmus da Finlândia.
Com Inta Sorina

Edição e adaptação de João Palmeiro.

Leia também: Lovaina: de membro Eurocities a Capital Europeia da Cultura 2030, liderando a ação cultural sustentável