Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião, Política

Em homenagem aos combatentes da guerra do Ultramar (1961-1974) | Por Ludgero Faleiro

Artigo de opinião da autoria do professor Ludgero Faleiro: “Se hoje em Portugal se pode falar de “Liberdade e Democracia” tem de se agradecer a todos aqueles que lutaram por as conquistar”

15:48 21 Abril, 2023 16:10 21 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ludgero Faleiro*

*Aproxima-se uma vez mais as comemorações do dia 25 de Abril de 1974

Os anos dos acontecimentos marcantes da guerra do Ultramar “voaram” mas as marcas, essas permanecem ainda inscritas e para sempre na minha memória como combatente e na de outros que por aquela guerra sangrenta passaram.

Viveram-se momentos dramáticos de autênticas “toupeiras ou mesmo ratos” escondidos, ou mergulhados nos abrigos, ou ainda “protegidos” por tendas de campanha, algumas delas perfuradas de balas, provenientes de ataques dos grupos (IN) de guerrilha sofridos.

Fotos DR

Apenas deixo aqui algumas simples fotos como um exemplo, entre tantos outros para chamar, sobretudo, a atenção dos nossos governantes e cidadãos em geral, pelo continuado “esquecimento” e quiçá alguma falta de respeito e atenção”, relativamente, aos combatentes portugueses da guerra do Ultramar.

Ao fim ao cabo foram eles, também, uma das partes principais e motivos do despoletar do golpe de Estado no 25 de Abril 1974, pelas suas condições de precariedade vividas nas forças armadas, no desenvolvimento do teatro de guerra, através das respectivas mobilizações e sofrimentos passados.

*”Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham já participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de muitos Oficiais milicianos.

Muitos desses militares regressaram de África ainda antes do 25 de Abril de 74 para a então chamada metrópole. Assim, dessa forma, alguns deles fizeram parte do movimento das forças armadas no dia 25 de Abril 74. Outros participaram mas já colocados na situação de disponibilidade…

Se hoje em Portugal se pode falar de “Liberdade e Democracia” tem de se agradecer a todos aqueles que lutaram por as conquistar.

Infelizmente, assiste-se a um desgaste na práxis do “conceito de acção e desrespeito” para com os protagonistas combatentes, ou seja por parte daqueles já “montados no cavalo da chamada democracia mas de Representação”.

Então e os nossos governantes que tanto dizem defender, os valores e princípios destes homens guerreiros de um determinado momento político complexo em defesa da sua Pátria, cuja doutrina política do tempo era-lhes assim transmitida, pois que bem foi feito aos que ainda estão vivos, ou às famílias, daqueles que já faleceram?

Milhares de jovens perderam a vida naquela triste guerra, outros ficaram estropiados e traumatizados para sempre e outros ainda por lá ficaram, tristemente, abandonados pelo Estado, nos solos africanos.

Os restantes ainda vivos, cá vão seguindo, neste cantinho árduo com alguns ingratos a seu lado e que têm belas vidas de “aconchego, ou se repasto”.

Os combatentes da guerra do Ultramar, transportam consigo os traumas psicológicos das lembranças e que o tempo, nunca mais conseguirá apagar das suas memórias.

O que é que o nosso Estado tem feito, ou pretende vir a fazer para tudo isto poder reconhecer e compensar?

Será com uma “honrosa” atribuição “ridícula” de um suplemento de reforma com cerca de 75 a 150 euros anuais que nem chegam para comprar meia dúzia de caixas de medicamentos de calmantes ou antidepressivos?

Para que servirá, também, a atribuição do seu cartão de identificação de Combatente e algumas medalhas de mérito e honra recebidas, se mais nada for feito para eles.

Aliás, até há discriminação na forma de atribuição desse dito cartão, pois só se beneficia com ele em “passagens” nos tansportes públicos mas para as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto e o resto espalhados por outras partes da nação, só terão direito a olhar para as paisagens, ou para irem passar o veraneio, nas praias algarvias.

Estarão os ditos “nobres “responsáveis” de Portugal à espera que os ex-combatentes “desapareçam todos” para poderem recuperar ainda as suas reformas, pagas pela Segurança Social, ou pensões pela CGA!?

Que não se esqueçam que a História fará registo de todas as atitudes e acções para que os vindouros venham a ter conhecimento das mesmas.

Se fosse nos EUA, ou noutros países evoluídos, não seria assim, nesta sua situação, certamente…

Aliás, até se sabe, sobejamente, o apoio e a correspondência com respeito atribuídas, condignamente, por esses países aos seus combatentes.

Vários discursos políticos irão surgir, nestes novos e briosos tempos ditos democráticos, a partir de cima dos diversos palanques público-políticos do país, comemorativos do dia 25 de Abril 74 com pins brilhantes de bandeirinhas espetados na “fatiota” e cravos vermelhos colocados nas lapelas nos seus fatos de “abas de grilo”, acompanhados pelo hino Maria da Fonte e pela sonoridade de lindas palavras, alusivas ao dito evento.

Também são feitas como que espécies de “romarias”, aos cemitérios da nação para serem homenageados os já falecidos combatentes. Então e os por cá estão ainda vivos, serão “ignorados”?

Algumas referências, certamente, serão dirigidas aos mesmos mas quiçá muitas delas serão elaboradas de improviso, ou mesmo feitas por “encomenda” e assim o vento se encarregará de as levar para longe como tem vindo a ser habitual…

As palavras só terão fundamento e substância com a devida correspondência em atitudes ou acções, a serem tomadas.

Que os nossos governantes passem pois, dessas suas lindas palavras aos actos, correspondendo os mesmos, ao valor humanitário, serviço público honroso, digno e solidário, entre outras boas atitudes que deverão ter nas suas práxis de ética e moral de governação, e que nos dias de hoje não devam ficar esquecidos, tais tristes e dolorosos episódios, ou vir mesmo a esquecê-los de vez…

As “mossas” essas continuarão na “pele” de quem por tudo isto passou e que ainda por cá andam, felizmente, para irem contando aos mais jovens cidadãos do seu país como foi a guerra colonial pr elesč desde o período entre 1961 a 1974.

*Ex-Alferes Mil. Atirador de Artilharia com a especialidade de Oficial de Minas e Armadilhas, tirado na E.P.Eng. em Tancos;
Combatente ao serviço da C.ART 7258/73 em Moçambique;
Tenente mil na disponibilidade;
Atualmente um cidadão pró-activo.

Aproximação da data comemorativa do 25 de Abril – 1974: Momentos de reflexão para a Cidadania | Por Ludgero Faleiro
Tempo de contrição de pecados – Do ponto de vista de um cidadão pró-ativo | Por Ludgero Faleiro
A coercitividade na propriedade particular | Por Ludgero Faleiro
Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro

Lar de idosos.
Economia Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Algarve Cultura Economia

Música, circo e roda gigante regressam à Feira de São Francisco em Tavira

14:10 28 Setembro, 2026 12:53 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro dias de música e animação levam ao recinto artistas nacionais, grupos locais, folclore, circo e a tradicional roda gigante

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional

Especialistas recomendam ter estes 20 alimentos em casa para enfrentar uma emergência

14:20 28 Setembro, 2026 13:27 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carne e peixe enlatados, arroz, massa, leguminosas, frutos secos e água estão entre os produtos recomendados por especialistas para criar uma reserva alimentar em casa

Algarve Desporto Nacional

Dois atletas de Olhão conquistam ouro na Boxing Spirit Cup 2026

17:30 28 Setembro, 2026 17:27 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Carnaxide, Rui Murta e Santiago Miguel apontam agora ao Campeonato Nacional de novembro

Ciência Opinião Tech

A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

14:50 28 Setembro, 2026 15:52 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ainda não há razão para pânico. Há, porém, razões para exigir algo bastante mais prosaico: evidência, fiscalização independente, transparência e tempo suficiente para percebermos o que estamos a construir"

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Paga mais por ovos biológicos? Especialistas explicam se são mesmo mais saudáveis do que os comuns

17:00 28 Setembro, 2026 13:45 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os ovos biológicos são geralmente mais caros do que os comuns, mas será que também são mais saudáveis? Especialistas explicam

Almofadas Lavadas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem estas 4 coisas em casa? Têm prazo de validade e uma delas pode deixar de funcionar ao fim de poucos meses

15:30 28 Setembro, 2026 13:40 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há coisas que usa todos os dias em casa e que também têm prazo de validade. Da lixívia às almofadas, saiba quando devem ser substituídas

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Crédito: Castro Marim Golfe & Country Club
Algarve Economia

Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club

13:20 26 Setembro, 2026 13:21 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação do grupo Arrow foi notificada à Concorrência e abrange ativos detidos por duas empresas ligadas à exploração turística e de golfe do empreendimento

Lar de idosos.
Economia, Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Algarve, Cultura, Economia

Música, circo e roda gigante regressam à Feira de São Francisco em Tavira

14:10 28 Setembro, 2026 12:53 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro dias de música e animação levam ao recinto artistas nacionais, grupos locais, folclore, circo e a tradicional roda gigante

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional

Especialistas recomendam ter estes 20 alimentos em casa para enfrentar uma emergência

14:20 28 Setembro, 2026 13:27 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carne e peixe enlatados, arroz, massa, leguminosas, frutos secos e água estão entre os produtos recomendados por especialistas para criar uma reserva alimentar em casa

Algarve, Desporto, Nacional

Dois atletas de Olhão conquistam ouro na Boxing Spirit Cup 2026

17:30 28 Setembro, 2026 17:27 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Carnaxide, Rui Murta e Santiago Miguel apontam agora ao Campeonato Nacional de novembro

Ciência, Opinião, Tech

A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

14:50 28 Setembro, 2026 15:52 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ainda não há razão para pânico. Há, porém, razões para exigir algo bastante mais prosaico: evidência, fiscalização independente, transparência e tempo suficiente para percebermos o que estamos a construir"

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Paga mais por ovos biológicos? Especialistas explicam se são mesmo mais saudáveis do que os comuns

17:00 28 Setembro, 2026 13:45 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os ovos biológicos são geralmente mais caros do que os comuns, mas será que também são mais saudáveis? Especialistas explicam

Almofadas Lavadas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem estas 4 coisas em casa? Têm prazo de validade e uma delas pode deixar de funcionar ao fim de poucos meses

15:30 28 Setembro, 2026 13:40 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há coisas que usa todos os dias em casa e que também têm prazo de validade. Da lixívia às almofadas, saiba quando devem ser substituídas

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Crédito: Castro Marim Golfe & Country Club
Algarve, Economia

Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club

13:20 26 Setembro, 2026 13:21 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação do grupo Arrow foi notificada à Concorrência e abrange ativos detidos por duas empresas ligadas à exploração turística e de golfe do empreendimento

Últimas Notícias

  • Nova semana, novas previsões: pessoas deste signo podem ter de ouvir verdades difíceis nos próximos dias
    Nova semana, novas previsões: pessoas deste signo podem ter de ouvir verdades difíceis nos próximos dias
  • Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas
    Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas
  • Último adeus a Maria do Carmo Romão marcado para quarta-feira em Faro
    Último adeus a Maria do Carmo Romão marcado para quarta-feira em Faro
  • Centeno deixa aviso sobre as contas públicas: Estado pode ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos
    Centeno deixa aviso sobre as contas públicas: Estado pode ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos
  • Discussão pública do novo PDM de VRSA decorre até 9 de novembro
    Discussão pública do novo PDM de VRSA decorre até 9 de novembro

Opinião

  • A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
  • Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
    Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento