Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Opinião, Saúde

É possível desaparecer antes da morte? | Por David Guedes

Artigo de opinião de David Guedes, da Delegação Regional do Sul da Ordem dos psicólogos Portugueses: “A razão pela qual se ensina desde cedo a nunca dizer “desta água não beberei” é porque se sabe que as circunstâncias extremas podem levar a que uma pessoa se comporte de forma muito pouco própria de si mesma”

12:01 27 Fevereiro, 2023 12:03 27 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
David Guedes
Psicólogo

Na ponta do seu dedo há um enigma. Se observar com atenção, começará por observar como a pele se apresenta num desenho complexo de arcos, planuras, desvios, convergências. Entre 8 biliões de pessoas não encontrará outra impressão digital exatamente como a sua. Isto parece ser verdade mesmo entre gémeos monozigóticos, que, apesar de geneticamente idênticos, desenvolvem impressões digitais diferentes em função da influência do ambiente dentro do útero. Para além de único, este desenho manter-se-á igual ao longo da sua vida e mesmo que a sua pele seja rasgada, a sua impressão digital irá regenerar-se exatamente segundo o mesmo padrão.

Esta foi talvez a forma que a natureza encontrou de nos dizer que somos únicos. Mas ainda que não o fizesse, cada pessoa seria capaz de o intuir. Todos sentimos que, na essência, somos únicos e diferentes de todas as outras pessoas. Esta sensação “interior” de que somos únicos relaciona-se com aquilo que entendemos por identidade. É inevitável questionar o que será que cimenta esta sensação de sermos únicos mesmo quando tudo muda à nossa volta, desde o momento em que nascemos ao momento em que desaparecemos. Por outras palavras, somos sempre os mesmos ao longo da vida? Somos a mesma pessoa aos 6 meses e aos 80 anos?

A questão da personalidade

Uma das questões mais importantes desde que a humanidade evoluiu para pensar sobre si própria é a de saber em que medida agimos segundo as nossas disposições naturais ou em função das circunstâncias. A razão pela qual se ensina desde cedo a nunca dizer “desta água não beberei” é porque se sabe que as circunstâncias extremas podem levar a que uma pessoa se comporte de forma muito pouco própria de si mesma. E são vários os exemplos quotidianos em que justificamos o nosso comportamento em função dos acontecimentos: porque se dormiu pouco, porque se sofreu um sobressalto, porque o trânsito estava caótico, porque se entalou o dedo mesmo com muita força. É fácil entender porque é que as circunstâncias importam. Ainda assim, existe uma tendência para pensarmos, sentirmos e agirmos de uma forma que é mais previsível do que imprevisível. Por outras palavras, apesar destas variações, há um certo fio condutor que faz com que seja possível descrevermos qualquer pessoa segundo certos traços: simpático/a, tímido/a, responsável, ansioso/a.

Os traços de personalidade são simultaneamente estáveis e flexíveis. De acordo com um estudo recente de investigadores da Universidade de Zurique, que avaliou mais de 300 estudos com cerca de 280.000 participantes, a estabilidade dos traços de personalidade varia ao longo da vida. A adolescência e início da idade adulta são os períodos mais críticos para o desenvolvimento da personalidade, atingindo-se um período de maior estabilidade a partir dos 25 anos. A maior parte dos traços mantém-se estável ao longo da idade adulta, no entanto, nem todos os traços evoluem de igual forma. Por exemplo, características como a abertura à experiência ou a extroversão podem sofrer declínios nos adultos mais velhos, mas traços como a estabilidade emocional, pelo contrário, podem trazer ganhos com a passagem do tempo.

Quando a personalidade “desaparece”

Enquanto estas mudanças acontecem de forma gradual para a maior parte das pessoas, há alguns casos mais raros em que uma personalidade pode mudar “do dia para a noite”. Um dos exemplos mais famosos (e fascinantes) da história é o de Phineas Gage (1823-1860). Phineas foi um operário de caminhos de ferro que, num acidente com explosivos, viu o seu crânio ser atravessado por uma barra de ferro com mais de um metro de comprimento. Contra todas as probabilidades, Phineas sobreviveu a este evento, mas as sequelas torná-lo-iam num caso de estudo para a ciência recordado até aos dias de hoje.

Ao que tudo indica, não chegou a perder a consciência e teve presença de espírito suficiente para cumprimentar o médico local, Dr. John M. Harlow, de forma espirituosa “aqui tem quanto baste pare se entreter”.

O tratamento de Phineas Gage foi um sucesso e, meses mais tarde, estava de regresso ao trabalho. Mas o aparente milagre tinha um senão. Phineas não era mais Phineas, conforme notaram os seus amigos mais próximos. O confiável e eficiente trabalhador tinha agora um temperamento irascível, caprichoso, errático e impulsivo e foi incapaz de manter o emprego por muito tempo.

A história do jovem operário é considerada como o primeiro caso de estudo neurocientífico a demonstrar a influência de lesões cerebrais (córtex prefrontal) na mudança de personalidade. Mais recentemente, têm sido descritas mudanças de personalidade na sequência de alterações cerebrais mais comuns, como é o caso de acidentes vasculares cerebrais ou demências (e.g., Alzheimer). Entre as mudanças mais subtis e prolongadas às mais drásticas e repentinas, tudo parece indicar que aquilo que faz de nós quem somos é resultado de um equilíbrio mais sensível do que se possa imaginar.

O que os amigos de Phineas Gage sentiram ter assistido foi o desaparecimento de alguém antes da própria morte. Esta constatação leva-nos a crer que, ao contrário da impressão digital, a identidade não se regenera sempre segundo os mesmos contornos.

As resoluções de Ano Novo estão destinadas ao fracasso? | Por David Guedes
Elogio ao ócio | Por David Guedes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Últimas Notícias

  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
  • Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
    Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
  • Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
    Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
  • Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
    Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
  • Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”
    Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”

Opinião

  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
  • Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
    Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal