Para além das funções culturais, informativas e educativas, que constituem os fundamentos sobre os quais se baseiam o trabalho e razão de existir das Bibliotecas, devemos não esquecer, e cada vez mais reforçar, a sua função social.
Sempre atentas às mudanças na sociedade, as bibliotecas foram reforçando a sua dimensão social e lançaram novos projetos e serviços para responder às necessidades e aos problemas sociais das comunidades, procurando melhorar as condições de vida das pessoas.
Se inicialmente se focavam em grupos específicos, cada vez mais os projetos são abrangentes e procuram abraçar o grande público. Porque a transformação da sociedade começa muitas vezes com pequenos gestos e chamadas de atenção, a biblioteca tenta sensibilizar a comunidade para grandes problemas do mundo em que vivemos e promover a mudança das mentalidades, necessária para atingir uma sociedade mais comprometida, equitativa e justa.
“BIBLIOTECA SOCIAL – HUMANIZA-TE” é um exemplo de projeto social, dinamizado pela Biblioteca Municipal de Faro, onde se pretende desenvolver competências na dimensão humana que permitam o respeito, a inclusão, a solidariedade e uma maior interacção social para com o outro. Todos somos especialistas na nossa própria vida. Todos podemos aprender uns com os outros. Em formato de tertúlia, a ideia deste projeto é lançar os temas e desafiar os leitores, público em geral, a partilhar a sua história connosco.
São exemplos de temas já abordados: a saúde mental – “Nada sobre nós, sem nós – recuperação e saúde mental em debate”; o voluntariado – “O valor do sorriso – em debate a importância do voluntariado como forma de desenvolver competências sociais e emocionais” e o autismo – “Compreender e conviver – em debate o autismo e a melhor forma de o incluir na comunidade”. No próximo mês de novembro, será abordado o tema da morte – “saber dizer adeus”.
Para a realização de projetos sociais com sucesso, é fundamental conhecer os diferentes atores que compõem a rede social da comunidade. Também para este projeto é necessário o envolvimento de associações e organizações locais, para maior credibilidade dos testemunhos, identificar participantes e facilitar todo o processo. Estas parcerias permitem também dar a conhecer ao público a existência destas associações locais, como recurso de apoio a estas realidades. Partilhar experiências, debater ideias e juntar forças é o melhor caminho para encontrar soluções para problemas comuns.
É importante potenciar a vertente social da Biblioteca, enquanto equipamento cultural e de lazer inserido na comunidade. Estes projetos vão também ao encontro dos objectivos da mediação cultural, atraindo pessoas improváveis para a biblioteca, chamando o público para ouvir e falar de problemas reais/sociais com que se identifiquem, tornando a biblioteca um espaço social, de crescimento humano e evolução do grupo como um todo.
Estes projetos promovem o combate ao isolamento e à exclusão social e estimulam o diálogo e a participação da população, contribuindo para a igualdade de oportunidades, para o acesso aos espaços culturais e à oferta cultural.
Os projetos sociais desenvolvidos pelas bibliotecas demonstram a importância e o seu contributo para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Bibliografia
“10 mandamentos da Biblioteca Social” – Rede Nacional Bibliotecas Públicas
Manifesto da IFLA /UNESCO sobre as Bibliotecas Pública, 1994
Fátima Bento (Biblioteca Municipal de Faro – [email protected])