As bibliotecas deixaram de ser meras salas de leitura para desempenharem um importante papel nas comunidades onde estão inseridas, como espaços de dinamização cultural, disponibilizando uma variedade de recursos a uma diversidade de públicos.
A Biblioteca Municipal de Alcoutim, aberta ao público num edifício histórico e dos mais emblemáticos da vila, a Casa dos Condes, é atualmente, mais do que um repositório de informação, um espaço de encontro e de convívio, de desenvolvimento interpessoal e de intercâmbio entre a comunidade estrangeira residente e os alcoutenejos e um polo de divulgação e promoção do território.
Desde 2010 que aqui se desenvolve um projeto de proximidade cujo intento é recriar os «serões à lareira» de antigamente: A palavra 6ª à noite. Estas tertúlias, com periodicidade mensal, são um ponto de encontro entre a comunidade estrangeira, os alcoutenejos e os vizinhos da vila espanhola de Sanlúcar de Guadiana.
A temática destas tertúlias recai nas tradições, como as Janeiras, o Entrudo, os Santos Populares, as Maias ou o Natal, assinala datas importantes, como o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, o 25 de Abril, o Dia de Portugal ou a Implantação da República, ou em temas acarinhados pela comunidade numa ótica de reflexão sobre temáticas de interesse local, como o rio Guadiana, a história, a gastronomia, os produtos endógenos ou a saúde na 3ª idade. Para diversificar a programação, a música é a principal convidada das tertúlias de verão e faz uso do seu espaço mais emblemático: o pátio. E como se trata de um projeto desenvolvido pela biblioteca, a temática das tertúlias também incide na promoção de livros e encontros com escritores, sessões de contos e de leitura e debates.
Com esta multiplicidade de temas, pretende-se proporcionar uma programação multidisciplinar, mais apelativa e dinâmica, e ir ao encontro da diversidade de públicos com quem trabalhamos regularmente, desde as camadas mais jovens da população passando pela idade adulta e sénior, não esquecendo as famílias, assim como as instituições locais, como associações, infantários, lares e centros de dia, mas sempre com o intento de cativar novos públicos.
Nos últimos dois anos, à semelhança das outras bibliotecas do Algarve que integram a BIBAL, a Biblioteca Municipal de Alcoutim passou por momentos difíceis; viu os seus espaços encerrados ou com acesso condicionado devido à pandemia COVID-19, e as suas atividades interrompidas, trabalhando a “meio gás” e sem perspetivas de dar continuidade aos seus projetos ou de implementar novos.
Apesar da situação pandémica com que todos temos de conviver atualmente, a Biblioteca Municipal de Alcoutim vai dar início à sua programação cultural e, mais especificamente, retomar as tertúlias A palavra 6ª à noite, com a esperança de conseguir cativar, novamente, os seus públicos e proporcionar uma agenda rica e diversificada, direcionada para as problemáticas atuais.
Manuela Teixeira e Cristina Ahrens
(Biblioteca Municipal de Alcoutim)