Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
Menu
Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022 | Foto Catherine Hélie/Gallimard | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022: Diários de emoções em bruto | Por Paulo Serra

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

10:30 3 Novembro, 2023 09:42 2 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)

Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas Universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas.

É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Foi galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra. Destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura.

Todos os livros da autora têm sido recenseados no Postal do Algarve.

Perder-se, de Annie Ernaux

Perder-se, daautora francesa Annie Ernaux, integrou o catálogo da Livros do Brasil em junho deste ano.

Os seus livros são tão singulares quanto envolventes, pelo estilo intimista que põe a nu o eu, o processo de escrita, a vida de uma jovem da classe trabalhadora, as suas aspirações e recalcamentos. Contudo, este livro pode oferecer resistência.

Publicado em Portugal pela primeira vez, Perder-se, com tradução de Tânia Ganho, é o diário dos tempos em que a autora vivia o caso proibido narrado no seu outro livro, Uma Paixão Simples, publicado entre nós ainda antes de a autora ter recebido o Nobel. A autora vive uma relação tórrida e desesperada com S., um diplomata e um “bonito rapaz russo” (p. 161), doze a treze anos mais novo.

Para quem é fã da autora naturalmente que vale a pena lê-la num registo cru, visceral, telegráfico, por vezes repetitivo, onde também acaba por unir os vários pespontos dos seus anteriores livros. A autora está, aliás, ciente de que um eventual leitor pode cansar-se: “penso que esta história é extremamente monótona, banal” (p. 119).

Perder-se revela odiário dos tempos em que a autora viveu um caso proibido com um diplomata russo mais jovem

Por outro lado, não é obvio que esta história tenha sido escrita para ser lida. A autora despe aqui a alma, e despe-se de preconceitos, pois mais que uma história de amor consumado está é uma récita sobre o desejo e a obsessão, tanto mais premente quanto mais esquivo for o amante. A certa altura, a autora deste testemunho indicia como este amor assolapado e excessivo ameaça a sua própria existência, e a sua sanidade: “É evidente que esta perda da consciência de si próprio, como acontece com o álcool ou com a droga, é o que há de mais desejável e de mais perigoso, pelo menos para mim.” (p. 156) Por outro lado, é também na escrita que a autora confessa poder reencontrar-se: “a escrita como maneira de me fazer amar, que significa para mim para de amar.” (p. 161)

Na relação da diarista com S., é curiosa a ligação que a própria a certa altura estabelece entre a natureza das suas relações, refletindo na personalidade do russo alguns aspetos que ela associa à própria cultura do país: “verbalmente simplistas, conquistadoras e brutais” (p. 113)

É também em torno da cultura que gira uma boa parte das entradas deste diário. À semelhança de outras obras, a autora deixa diversas referências a livros e filmes, o que pode ser uma forma de contrabalançar a torrente confessional, tornando-a mais cerebral e menos emocional; mas sobretudo evidencia a natureza culta desta escritora, que se desdobra ao longo destas páginas entre várias convocações e eventos, que procura na arte um sentido para a sua própria angústia existencial, na espera de uma chamada telefónica ou de uma visita-relâmpago deste amante fugidio.

É sobretudo em torno do sexo que revolvem estes encontros casuais entre Annie e S., e algumas referências à forma como se ocupam nessas horas roubadas são bastante claras.

Uma leitura que incomoda, em que a autora se perde no desejo como única certeza de vida. Uma leitura que pode até cansar o leitor, se este não encontrar o ritmo certo, compassado, espaçado.

Não Saí da Minha Noite, de Annie Ernaux

Não Saí da Minha Noite é o oitavo título de Annie Ernaux a integrar o catálogo da Livros do Brasil.

Tal como Perder-se, o anterior livro, Não Saí da Minha Noite chega-nos com tradução de Tânia Ganho e trata-se também de um diário. Ainda como acontecia com o livro anterior, este diário relaciona-se com outro título da autora francesa. Não Saí da Minha Noite, um registo escrito do declínio mental e físico da mãe, doente de Alzheimer, está diretamente relacionado com o testemunho Uma Mulher.

Uma Mulher (já apresentado por aqui) iniciava-se com a morte da mãe, dois anos depois de ter sido internada num lar, com demência. Escrever sobre a mãe, revisitar a sua memória, tornava-se difícil, pois para a autora a mãe era apenas uma figura sólida sempre presente, forte, sempre ocupada, sem história pessoal.

“Parece-me agora que escrevo sobre a minha mãe para, por minha vez, a trazer ao mundo.” (p. 105)

A relação com a mãe, não é novidade para os leitores de Ernaux, era complexa e violenta. Oscilando entre os excessos de ternura ou o querer proporcionar tudo o que não teve, e a censura ou a violência, encarando a filha como uma inimiga de classe.

Em 1979, a mãe foi atropelada e embora parecesse estar a recuperar bem, inicia-se então um processo de decadência e doença prolongada, com perdas de memória e comportamentos estranhos.

Não Saí da Minha Noite é o relato cru, escrito de jorro, onde impera emoção e muita pouca racionalização, escrito a quente, sem releitura ou revisão.

Não Saí da Minha Noite é um registo escrito do declínio mental e físico da mãe de Annie Ernaux

“Quando escrevo estas coisas, escrevo-as o mais depressa possível (como se fosse errado) e sem pensar nas palavras que uso.” (p. 67)

Escreve-nos a autora, numa nota inicial, que mesmo ao publicar estas páginas decidiu apresentá-las “tal qual foram escritas: com o estupor e a perturbação que eu sentia na época” (p. 9).

Aqui encontram-se emoções em bruto, da estranheza ao choque, da frustração ao medo, inclusivamente a repugnância perante um ser que gradualmente perde o controlo das funções mais básicas do organismo. O registo dos dias chega-nos assim sem filtro, sem o habitual distanciamento de outros testemunhos de Annie Ernaux, em que a autora assume o desdobramento do eu que vivencia numa outra que recorda em diferido, com os riscos de recriação que tal implica.

Um diário que se estende por cerca de dois anos e meio de vida da autora, durante o tempo que a mãe se encontra num lar e testemunha a sua gradual ausência do mundo dos vivos, que se acusa num olhar “louco”, “inumano”, no esquecimento da filha que confunde com outra (chega a pensar que a filha é ela própria mais nova), no facto de não ser capaz de chamar, por mais de um ano, a própria filha pelo nome.

Na relação que se estabelece entre mãe e filha invertem-se os papéis, e passa a ser a filha a cuidadora. Curiosamente, o carinho que a filha revela para com a mãe materializa-se substancialmente na comida, pois é nos doces e nos bolos que a tenta mimar, levando-lhe constantemente pequenas guloseimas, como quem dá amor a provar.

Um relato tão breve quanto cru, e extremamente pessoal, que deixa no leitor uma marca indelével e toca as cordas das nossas próprias perdas, da nossa própria impotência perante o tempo.

“Para mim, ela é o tempo. E também me empurra para a morte.” (p. 56)

A escrita surge assim como grito, a tentar pôr ordem no caos, a impor a memória sobre o vazio do esquecimento.

Por fim, assistir à deterioração das condições físicas de um progenitor é também, afinal, antecipar a nossa própria ruína: “Entre a minha vida e a minha morte, só me resta ela, demente.”

Leia também: Espanto e Encantamento – Memórias de um vigilante de museu, de Pablo d’Ors | Por Paulo Serra

×
Publicidade
Lifestyle, Mundo, Nacional

Cristiano Ronaldo é pontual mas o jantar com Trump começou atrasado: a ‘culpa’ foi deste tapete

11:45 19 Novembro, 2025 11:34 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

O jogador da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, esteve num jantar com Donald Trump que não arrancou como previsto

Algarve

Seis detidos em Olhão por tráfico e posse de armas proibidas

07:13 19 Novembro, 2025 07:18 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Investigação de oito meses da GNR em Olhão culmina com seis detidos e a apreensão de estupefacientes, armas e milhares de euros

Lifestyle

TAP avisa passageiros: se lhe mandarem colocar a mala de mão no porão faça logo isto

10:26 19 Novembro, 2025 10:26 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

É comum haver passageiros que são solicitados para colocar a mala de mão no porão de forma gratuita, mas há uma coisa que deve fazer logo

Nacional

‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

10:00 18 Novembro, 2025 02:55 18 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um episódio de frio extremo que pode surpreender várias regiões em Portugal

Economia, Europa

“Ganho 840€ de pensão e pago 1.200€ de renda”: reformada faz isto todos os meses para juntar os 360€ que faltam

11:06 19 Novembro, 2025 11:06 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Pensionista de 80 anos revela o método que usa para conseguir pagar uma renda superior ao valor da sua pensão em Espanha

Algarve, Cultura

Novo livro de Sandra Ramos vai ser apresentado no Columbus Culinary Bar em Faro

11:56 19 Novembro, 2025 11:56 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

“Palavras Soltas” marca o regresso poético de Sandra Ramos, com poemas que constroem pontes e laços

Algarve, Cultura

“Fado na Aldeia” regressa a Santo Estêvão para celebrar cultura e solidariedade

08:36 19 Novembro, 2025 08:36 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Associação 1597 promove noite de fado a favor do desporto inclusivo, unindo cultura e solidariedade na aldeia de Santo Estêvão.

Auto

Se vai comprar carro, prepare-se: concessionários estão a usar este método ‘antigo’ para aumentar as vendas

11:25 19 Novembro, 2025 11:25 19 Novembro, 2025 | João Luís

Os concessionários estão a recuperar um método antigo para vender mais carros. Pode influenciar a sua próxima compra e muitos nem imaginam

Opinião, Saúde

À medida que o SNS falha, cresce a procura por cuidados privados

09:22 19 Novembro, 2025 09:26 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Nova pensão a caminho? União Europeia avança com proposta que pode ‘mexer’ com a reforma de todos os portugueses

20:40 18 Novembro, 2025 19:10 18 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Uma nova pensão complementar automática poderá alterar a forma como milhões de portugueses preparam a reforma e poupam para o futuro

Economia, Europa

Mulher não trabalha, recebe 1.600 euros de pensão e dedica-se a um hobby que poucos fariam

12:30 17 Novembro, 2025 12:12 17 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Uma mulher espanhola de 64 anos ocupa os seus dias a praticar o seu hobby, vivendo apenas da pensão de viuvez do marido

Economia, Europa

Médico recebia 1.400€ por mês em Espanha e mudou de país: agora ganha 3.200€ a servir às mesas

08:00 15 Novembro, 2025 12:28 14 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Um médico espanhol duplicou o salário ao emigrar para outro país da Europa e começar a trabalhar na restauração

Economia, Mundo

Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição

15:00 15 Novembro, 2025 22:17 16 Novembro, 2025 | Francisco Nascimento

Num cargo ambicionado por muitos, este jovem português irá auferir, pelo menos, 344.000€ anuais, valor que pode subir com bónus, em caso de boa performance

Economia, Tech

Frio polar a caminho: siga estas dicas e poupe muitos euros na fatura da eletricidade

21:00 18 Novembro, 2025 16:58 18 Novembro, 2025 | João Luís

O frio está a chegar e o aquecimento pode pesar na fatura: Estas oito dicas ajudam a poupar eletricidade sem perder conforto

Economia, Mundo

Para breve em Portugal? Supermercados proibidos de abrir aos domingos já é realidade num país lusófono

11:03 18 Novembro, 2025 11:19 18 Novembro, 2025 | João Luís

Estado brasileiro prepara-se para mudar a rotina dos consumidores: supermercados vão fechar aos domingos

Algarve, Cultura

Três mil figuras e 150 luzes dão vida ao Presépio Gigante de Monte Francisco em Castro Marim

07:02 18 Novembro, 2025 07:24 18 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Presépio Gigante de Monte Francisco, com três mil figuras e entrada livre, abre ao público a 1 de dezembro

Lifestyle, Mundo, Nacional

Cristiano Ronaldo é pontual mas o jantar com Trump começou atrasado: a ‘culpa’ foi deste tapete

11:45 19 Novembro, 2025 11:34 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

O jogador da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, esteve num jantar com Donald Trump que não arrancou como previsto

Algarve

Seis detidos em Olhão por tráfico e posse de armas proibidas

07:13 19 Novembro, 2025 07:18 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Investigação de oito meses da GNR em Olhão culmina com seis detidos e a apreensão de estupefacientes, armas e milhares de euros

Lifestyle

TAP avisa passageiros: se lhe mandarem colocar a mala de mão no porão faça logo isto

10:26 19 Novembro, 2025 10:26 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

É comum haver passageiros que são solicitados para colocar a mala de mão no porão de forma gratuita, mas há uma coisa que deve fazer logo

Nacional

‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

10:00 18 Novembro, 2025 02:55 18 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um episódio de frio extremo que pode surpreender várias regiões em Portugal

Economia, Europa

“Ganho 840€ de pensão e pago 1.200€ de renda”: reformada faz isto todos os meses para juntar os 360€ que faltam

11:06 19 Novembro, 2025 11:06 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Pensionista de 80 anos revela o método que usa para conseguir pagar uma renda superior ao valor da sua pensão em Espanha

Algarve, Cultura

Novo livro de Sandra Ramos vai ser apresentado no Columbus Culinary Bar em Faro

11:56 19 Novembro, 2025 11:56 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

“Palavras Soltas” marca o regresso poético de Sandra Ramos, com poemas que constroem pontes e laços

Algarve, Cultura

“Fado na Aldeia” regressa a Santo Estêvão para celebrar cultura e solidariedade

08:36 19 Novembro, 2025 08:36 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Associação 1597 promove noite de fado a favor do desporto inclusivo, unindo cultura e solidariedade na aldeia de Santo Estêvão.

Auto

Se vai comprar carro, prepare-se: concessionários estão a usar este método ‘antigo’ para aumentar as vendas

11:25 19 Novembro, 2025 11:25 19 Novembro, 2025 | João Luís

Os concessionários estão a recuperar um método antigo para vender mais carros. Pode influenciar a sua próxima compra e muitos nem imaginam

Opinião, Saúde

À medida que o SNS falha, cresce a procura por cuidados privados

09:22 19 Novembro, 2025 09:26 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Nova pensão a caminho? União Europeia avança com proposta que pode ‘mexer’ com a reforma de todos os portugueses

20:40 18 Novembro, 2025 19:10 18 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Uma nova pensão complementar automática poderá alterar a forma como milhões de portugueses preparam a reforma e poupam para o futuro

Economia, Europa

Mulher não trabalha, recebe 1.600 euros de pensão e dedica-se a um hobby que poucos fariam

12:30 17 Novembro, 2025 12:12 17 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Uma mulher espanhola de 64 anos ocupa os seus dias a praticar o seu hobby, vivendo apenas da pensão de viuvez do marido

Economia, Europa

Médico recebia 1.400€ por mês em Espanha e mudou de país: agora ganha 3.200€ a servir às mesas

08:00 15 Novembro, 2025 12:28 14 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Um médico espanhol duplicou o salário ao emigrar para outro país da Europa e começar a trabalhar na restauração

Economia, Mundo

Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição

15:00 15 Novembro, 2025 22:17 16 Novembro, 2025 | Francisco Nascimento

Num cargo ambicionado por muitos, este jovem português irá auferir, pelo menos, 344.000€ anuais, valor que pode subir com bónus, em caso de boa performance

Economia, Tech

Frio polar a caminho: siga estas dicas e poupe muitos euros na fatura da eletricidade

21:00 18 Novembro, 2025 16:58 18 Novembro, 2025 | João Luís

O frio está a chegar e o aquecimento pode pesar na fatura: Estas oito dicas ajudam a poupar eletricidade sem perder conforto

Economia, Mundo

Para breve em Portugal? Supermercados proibidos de abrir aos domingos já é realidade num país lusófono

11:03 18 Novembro, 2025 11:19 18 Novembro, 2025 | João Luís

Estado brasileiro prepara-se para mudar a rotina dos consumidores: supermercados vão fechar aos domingos

Algarve, Cultura

Três mil figuras e 150 luzes dão vida ao Presépio Gigante de Monte Francisco em Castro Marim

07:02 18 Novembro, 2025 07:24 18 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Presépio Gigante de Monte Francisco, com três mil figuras e entrada livre, abre ao público a 1 de dezembro

Últimas

  • Portimão declara luto municipal pelo falecimento de António Feu, empresário e dirigente desportivo histórico
    Portimão declara luto municipal pelo falecimento de António Feu, empresário e dirigente desportivo histórico
  • Novo livro de Sandra Ramos vai ser apresentado no Columbus Culinary Bar em Faro
    Novo livro de Sandra Ramos vai ser apresentado no Columbus Culinary Bar em Faro
  • Cristiano Ronaldo é pontual mas o jantar com Trump começou atrasado: a ‘culpa’ foi deste tapete
    Cristiano Ronaldo é pontual mas o jantar com Trump começou atrasado: a ‘culpa’ foi deste tapete
  • Lagoa celebra a criatividade com a exposição coletiva de Ana Nobre e alunos
    Lagoa celebra a criatividade com a exposição coletiva de Ana Nobre e alunos
  • Se vai comprar carro, prepare-se: concessionários estão a usar este método ‘antigo’ para aumentar as vendas
    Se vai comprar carro, prepare-se: concessionários estão a usar este método ‘antigo’ para aumentar as vendas

Opinião

  • À medida que o SNS falha, cresce a procura por cuidados privados
    À medida que o SNS falha, cresce a procura por cuidados privados
  • 50 anos de património mundial: A Convenção de 1972 da Unesco, o ponto de viragem de Portugal
    50 anos de património mundial: A Convenção de 1972 da Unesco, o ponto de viragem de Portugal
  • A justiça do polegar levantado | Por Anna Kosmider Leal
    A justiça do polegar levantado | Por Anna Kosmider Leal
  • Viver com DPOC, com mais qualidade de vida | Por Jéssica Silva 
    Viver com DPOC, com mais qualidade de vida | Por Jéssica Silva 
  • Autarcas europeus exigem orçamento da UE focado nas cidades em Estrasburgo | Por João Palmeiro
    Autarcas europeus exigem orçamento da UE focado nas cidades em Estrasburgo | Por João Palmeiro
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Escola de Olhão recebe professores da Polónia e mostra projetos de inclusão e tecnologia
    Escola de Olhão recebe professores da Polónia e mostra projetos de inclusão e tecnologia
  • Nova pensão a caminho? União Europeia avança com proposta que pode ‘mexer’ com a reforma de todos os portugueses
    Nova pensão a caminho? União Europeia avança com proposta que pode ‘mexer’ com a reforma de todos os portugueses
  • Atenção ao carro que conduz: União Europeia avalia cenário que afeta milhões de condutores
    Atenção ao carro que conduz: União Europeia avalia cenário que afeta milhões de condutores
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal