Enfraquecer a democracia será o mesmo que colocar as “costas a jeito” para abrir alas a um autoritarismo, sedento de poder.
Um estudo realizado por um Jornal diário, também de nome, revelou que quase metade da população portuguesa considera que a democracia está enfraquecida, desde que começou a pandemia da Covid19 e variantes.
Os aproveitamentos políticos não se fizeram esperar! Tudo tem servido para ser criticado e tentar-se desta forma hábil, alcançar o poder político-governativo, a todo o custo.
A Europa tem sido palco destas situações emergentes de dificuldades económico-sociais nela ocorridas, no tempo histórico! Lembremo-nos do período das guerras mundiais e da forma como ascendeu ao poder o Fascismo, o Nazismo e outros formas radicais do poder.
Até a maldita pandemia da Covid19, aparecida em Portugal desde 2 de Março de 2020 e que tem causado desde então, efeitos terríveis, está a servir de “muleta” aos sedentos do poder!
É perceptível que, também, o nosso défice de cultura política, de outra grandeza e de cidadania, não ajude muito à compreensão destas matérias e por isso, tornar-se-á mais fácil, a manipulação de pessoas.
A Saúde Pública e a Economia, são duas variáveis difíceis de as manter equílibradas e a bom ritmo, devido aos efeitos provocados pela pandemia. Dando primordial atenção à Saúde Pública, a Economia passará, naturalmente, a um segundo plano, perante os efeitos consequentes que a irão afectar e pelos condicionalismos necessários, aplicáveis.
Havendo maior atendimento aos problemas inerentes à Economia e aliviando-se por tal motivo, o controle do vírus, a Saúde Pública vai ser afectada, certamente, pelo aumento de casos por contágios, respectivos internamentos, recurso aos cuidados intensivos e óbitos que, infelizmente, ocorrerão, etc. De maneira que é difícil uma satisfação plena, perante o jogo entre estes dois importantes sectores da sociedade.
Neste clima de insatisfação, há quem procure tirar dividendos e deste modo atribuir, sistematicamente, as responsabilidades ao sistema democrático que nos regimenta. Ora estas posturas, irão enfraquecendo a pouco e pouco o pensamento democrático e deste modo, contribuir para que se pense que a Democracia possa até ser dispensada, “uma vez que já nem da pandemia dá conta”…
“Não admira por isso, que cerca de 42% dos portugueses, declarem que seria “bom”, o país ser governado por um líder forte, “que não tenha de se preocupar com o Parlamento, nem com eleições”, nem tão pouco com a democracia…
Agora quem procurar “semear tais ventos”, não poderá depois queixar-se das tempestades, pois que ninguém tenha dúvidas que ao pensar-se ou actuar-se deste modo, tristemente, um dia irão aparecer as ditaduras ou autoritarismos.
A PANDEMIA E A DEMOCRACIA, para reflexão
“Até a maldita pandemia da Covid-19, aparecida em Portugal desde 2 de Março de 2020 e que tem causado desde então, efeitos terríveis, está a servir de ‘muleta’ aos sedentos do poder!”