Nos últimos anos, temos constatado um crescente número de pessoas em idade adulta que, em diferentes fases da sua vida, decidem voltar a estudar, principalmente quanto ao ensino universitário. Este fenómeno reflete-se não só nas escolhas individuais de milhares de portugueses, mas também nas políticas educativas do país, que têm procurado adaptar-se a esta nova realidade.
A motivação para estudar na fase adulta é multifacetada, abrangendo desde a necessidade de requalificação profissional até ao desejo de realização pessoal. A educação online, especialmente através de instituições como a Universidade Aberta, surge como uma solução viável para muitos que pretendem conciliar os estudos com as responsabilidades do quotidiano, familiar e profissionais.
Uma das principais motivações para o retorno ao ensino superior por parte dos adultos é a exigência crescente do mercado de trabalho. Com a globalização e a transformação digital, os profissionais são cada vez mais desafiados a adaptar-se a novas competências e áreas de conhecimento. Em Portugal, a taxa de desemprego tem vindo a diminuir, mas as exigências para empregos mais qualificados são cada vez maiores. A formação superior deixou de ser um privilégio de jovens saídos do ensino secundário; é agora uma necessidade também para adultos que desejam melhorar a sua posição ou mesmo requalificação profissional.
A possibilidade de estudar a partir de casa, gerir o próprio tempo e integrar a aprendizagem com outras atividades torna a educação online extremamente atrativa para muitos adultos
O ensino superior, neste contexto, torna-se uma ferramenta de valorização profissional. Muitos pessoas adultas procuram cursos que possam aumentar as suas competências, sejam elas em áreas técnicas, científicas ou humanísticas. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a percentagem de adultos com formação superior tem vindo a crescer, refletindo uma consciência generalizada sobre a importância da educação contínua para o sucesso profissional.
Além da requalificação profissional, outro fator que motiva os adultos a regressar aos estudos é a procura por uma modalidade de ensino mais adaptável às suas realidades. A educação online tem vindo a ganhar terreno, especialmente nas últimas décadas, e em Portugal a Universidade Aberta tem-se destacado como o melhor exemplo de sucesso. O modelo de ensino a distância oferece uma flexibilidade que é fundamental para aqueles que têm empregos a tempo inteiro, responsabilidades familiares ou outras limitações que dificultam a frequência de um curso tradicional.
A possibilidade de estudar a partir de casa, gerir o próprio tempo e integrar a aprendizagem com outras atividades torna a educação online extremamente atrativa para muitos adultos. A pandemia de COVID-19 também acelerou esta mudança, e muitos portugueses perceberam que, além de ser uma alternativa viável, o ensino online proporciona uma qualidade educativa igual à do ensino presencial, com a vantagem adicional de se adaptar ao ritmo de vida de cada estudante.
A Universidade Aberta, com os seus programas flexíveis e uma diversificada oferta de cursos nas mais diferentes áreas, é um exemplo claro de como a educação online pode responder às necessidades de uma sociedade em constante evolução. Com uma estrutura pedagógica focada na autonomia do aluno e em recursos como plataformas de aprendizagem e tutoriais digitais, oferece uma experiência rica e interativa sem as limitações geográficas e temporais do ensino tradicional.
Porém, as motivações para o retorno à universidade não se limitam apenas ao campo profissional. Muitos pessoas em idade adulta sentem uma forte necessidade do seu desenvolvimento pessoal e intelectual. O regresso aos estudos é também uma forma de concretizar sonhos adiados ou até de encontrar um novo propósito na vida. Ao longo da sua jornada, os adultos muitas vezes descobrem novas paixões ou interesses que desejam explorar academicamente. A educação superior, neste contexto, não é apenas uma ferramenta de trabalho, mas também um caminho para o enriquecimento pessoal.
O desejo de aprender, de questionar o mundo e de evoluir enquanto ser humano, independentemente da idade, tem um papel fundamental. Em Portugal, onde a educação sempre foi valorizada, a ideia de que nunca é tarde para estudar é cada vez mais comum. Muitas vezes, a universidade torna-se uma espécie de redescoberta de si mesmo, onde os adultos podem explorar novos horizontes, adquirir novas perspetivas e, eventualmente, partilhar o seu conhecimento com outros.
Em suma, a motivação dos adultos para voltar a estudar na universidade está diretamente ligada às necessidades de qualificação profissional, à flexibilidade proporcionada pelo ensino online e ao desejo de realização pessoal. A Universidade Aberta surge como uma excelente alternativa para aqueles que procuram conciliar os estudos com outras responsabilidades, oferecendo uma solução adaptada aos tempos modernos. Em Portugal, a educação contínua não é apenas uma tendência, mas uma necessidade, e o crescimento da procura por cursos superiores entre adultos evidencia esta realidade. À medida que o mercado de trabalho se transforma, a educação é cada vez mais a chave para o sucesso e a evolução de uma sociedade mais qualificada e realizada.
Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas