A E-REDES vai interromper temporariamente o fornecimento de eletricidade em várias zonas do país, devido a trabalhos de manutenção e reforço da rede elétrica. Estes cortes de luz programados para domingo, 9 de novembro, vão afetar os distritos de Faro, Lisboa e Santarém, entre as 5h00 e as 11h00, segundo informação divulgada pela empresa no seu site.
No distrito de Faro, estão previstas três intervenções. Na cidade de Faro, a freguesia de Montenegro será afetada entre as 07h30 e as 11h00, ficando a Rua João Brandeiro e a Urbanização Quinta da Nora sem eletricidade.
Em Lagos, na freguesia de São Gonçalo de Lagos, o corte ocorrerá entre as 07h00 e as 11h00, abrangendo o Beco da Dona Marta, a Rua Lucinda de Almeida Lamy Leal e o Sítio da Ameijeirinha.
Já em Olhão, na freguesia de Quelfes, a interrupção está agendada para o mesmo horário, das 07h30 às 11h00, afetando a Rua António Henrique Cabrita e a Rua Manuel Martins Garrocho.
Intervenções previstas na área de Lisboa
Na cidade de Lisboa, a freguesia de Campolide será uma das zonas afetadas, com interrupções entre as 05h00 e as 11h00. As ruas abrangidas incluem a Avenida Conselheiro Fernando de Sousa e a Rua Professor Sousa da Câmara, refere a mesma fonte.
Em Oeiras, na União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, o corte vai decorrer entre as 07h00 e as 11h00 e afetará um vasto conjunto de artérias, incluindo o Bairro 25 de Abril, Rua 1.º de Maio, Rua Almeida Garrett, Rua António Nobre, Rua Capitães de Abril, Rua Eça de Queiroz, Rua General Norton de Matos, Rua Luís de Camões, Rua Marconi, Rua Moçambique e várias travessas adjacentes, como a Travessa da Alegria, Travessa Esperança, Travessa General Humberto Delgado e Travessa Sacadura Cabral.
Ainda na área metropolitana, Sintra também será abrangida. Na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, os cortes ocorrerão entre as 06h00 e as 11h00, afetando diversas artérias, entre as quais o Beco das Figueiras, Largo da Fonte, Rua do Porto, Rua das Figueiras, Rua das Pedras Negras, Rua Principal e Travessa do Lugar de Cima.
Interrupções no centro do país
Mais a norte, no distrito de Santarém, a cidade de Tomar também será alvo de intervenção técnica. Na União das Freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais, o fornecimento será interrompido entre as 06h00 e as 07h00, abrangendo a Avenida Doutor Aurélio Ribeiro, Rua Coronel Garcês Teixeira, Rua Palhavã e zonas próximas.
Manutenção e segurança da rede
Estes cortes de luz são planeados e temporários, tendo como finalidade a execução de trabalhos de ligação, reparação e conservação das infraestruturas elétricas, de acordo com a fonte acima citada. A empresa sublinha que todas as operações são calendarizadas para reduzir o impacto junto dos consumidores e garantir a segurança da rede.
Durante o período de intervenção, as instalações elétricas devem ser consideradas permanentemente em tensão, mesmo quando o fornecimento aparentar estar suspenso.
Reconhecimento europeu pela qualidade do serviço
De acordo com o Conselho dos Reguladores Europeus de Energia (CEER), a E-REDES é uma das empresas europeias com melhor desempenho na realização de trabalhos programados com baixo impacto nos consumidores.
Informação atualizada online
A E-REDES recomenda aos consumidores que consultem o portal oficial para confirmar as ruas e horários exatos de cada intervenção, bem como eventuais alterações de última hora. Todos os cortes de luz programados são comunicados com antecedência e inserem-se no plano de manutenção da rede elétrica nacional.
Leia também: “A minha pensão é insuficiente”: auxiliar de enfermagem reformada ganha 1.790€ e considera o valor “injusto”
















