Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Desporto, Nacional, Vida & Lazer

Turismo do Algarve lança Guia de Percursos de Ciclismo de Estrada

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai lançar um novo guia turístico vocacionado para o segmento Cycling & Walking (ciclismo e caminhadas) do turismo regional, trata-se do Guia de Percursos de Ciclismo de Estrada. O novo guia conta com a parceria da Federação Portuguesa de Ciclismo (responsável pelos textos) e da Cyclin’Portugal e disponibiliza 92 […]

13:39 18 Maio, 2017 12:43 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ciclismo é uma das apostas da Região de Turismo do Algarve na área do turismo de natureza e ganha agora uma nova ferramenta promocional

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai lançar um novo guia turístico vocacionado para o segmento Cycling & Walking (ciclismo e caminhadas) do turismo regional, trata-se do Guia de Percursos de Ciclismo de Estrada.

O novo guia conta com a parceria da Federação Portuguesa de Ciclismo (responsável pelos textos) e da Cyclin’Portugal e disponibiliza 92 páginas de informação útil para os amantes das duas rodas quer em suporte papel, quer on-line (AQUI).

O novo guia propõe percursos de estrada dividindo o Algarve em três zonas, Este, Central e Oeste, cada uma com vários percursos com níveis de dificuldade classificados de 1 a 4, a que são acrescentados oito percursos de treino desportivo (de níveis 3 e 4) e, ainda, desafios de subida pura em cada uma das três zonas geográficas.

As propostas para o a Zona Este
Imagem da proposta nível 4 de percurso para a Zona este do Algarve. Cada percurso disponibiliza um QR Code que permite aceder à informação em suportes móveis.

Na Zona Este o guia propõe cinco percursos de nível 1, em Tavira, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real e Olhão, com distâncias a variar entre 54 e os 70 quilómetros de extensão e desnível acumulado (d.a.) entre os 600 e os 980 metros.

Para cada percurso uma breve descrição do mesmo ajuda os leitores a perceberem o que podem encontrar, ao mesmo tempo que um QR Code permite aceder à informação em suportes móveis. Nesta zona o Turismo do Algarve propõe três percursos de nível 2, todos em Tavira, com extensão e d.a. máximos de 97 quilómetros e 1.650 metros respectivamente.

Quanto aos percursos de nível três, para a Zona Este oferecem-se dois percursos de extensão superior a 100 quilómetros e em cujo d.a. máximo atinge os 2.700 metros.

As propostas terminam com um percurso para os mais ambiciosos das duas rodas, com nível quatro, 163 quilómetros e um d.a. de 2.825 metros, também em Tavira.

A Zona Centro, percursos para todos os gostos
Imagem do percurso de nível 1 em São Brás de Alportel (Zona Este). Cada percurso é acompanhado de uma breve descrição informativa.

São sete os percursos propostos com o nível mais baixo de dificuldade pra a Zona Centro e abrangem seis concelhos Albufeira, Faro, Loulé, Lagoa, Silves e São Brás de Alportel. Quanto a distâncias variam entre 52 e 66 quilómetros e no que respeita aos d.a. situam-se entre os 525 e os 925 metros.

Em cada percurso a altimetria é mostrada aos leitores do guia através de um gráfico, ajudando a antever o percurso e as respectivas dificuldades e no que toca aos percursos de nível dois o d.a. pode atingir na Zona Centro os 1.480 metros. Este desafio encontra-se no percurso localizado em Vilamoura, sendo que a alternativa neste nível está num segundo percurso marcado em Albufeira.

No nível 3 e ainda na Zona Centro, mais dois percursos em Albufeira e Quarteira e, finalmente, no nível quatro de dificuldade o guia propõe para esta zona um percurso de 178 quilómetros de extensão que acumula em desnível 3.130 metros.

Os desafios na Zona Oeste e entre eles o maior acumulado de subida
Em cada uma das Três zonas da região o guia disponibiliza graficamente uma antevisão dos percursos propostos.

Em cada zona o guia contém indicações sobre património digno de visita pelos amantes do ciclismo ao longo dos percursos propostos e na Zona Oeste está colocado o maior desafio de todo o guia para os que se dedicam a pedalar, excepção feita às propostas de subida pura.

Com o nível 4 o percurso proposto na Zona Oeste insere-se no concelho de Lagos e tem um d.a. de 3.300 metros, o maior do guia, com uma extensão de 163 quilómetros.

E não se pergunte o que é feito das subidas de Monchique, a serra mais alta do Algarve. Neste concelho o percurso proposto no guia tem somente 975 metros de d.a. numa extensão de 51 quilómetros e tem nível 1. A este nível propõem-se ainda outras três alternativas.

No nível 2 o guia desafia os homens e mulheres a pedalarem por dois percursos alternativos e no nível três por outros dois, sendo que neste caso o mais extenso tem 135 quilómetros.

Percursos desportivos

Quanto aos percursos desportivos o guia oferece quatro propostas de nível 3 e outras tantas de nível quatro em toda a região e sempre a percorrer barrocal e serra tanto como a zona litoral.

Albufeira, Faro, Portimão e Tavira têm cada um percursos de nível 3 e 4 que são desafios aos verdadeiros desportistas com extensão máxima de 177 quilómetros e 4.500 metros de acumulado de subida num percurso que inclui Portimão e a ‘imperdoável’ Serra de Monchique.

Para os trepadores
As propostas de subidas puras são 16 desafios lançados pelo guia aos escaladores

Para os verdadeiros trepadores o guia propõe 16 subidas espalhadas por toda a região em que o desafio mais ‘leve’ é a Subida de Faz Fato – com um d.a. de 158 metros e uma inclinação média de 3,2% – e o mais ‘pesado’ o da Portela da Nave, subida de 1ª categoria com um d.a. de 364 metros e uma inclinação média de 9%.

Quanto à inclinação média mais elevada o desafio que a oferece, como expectável, é a subida do Malhão com 10,16%.

A apresentação do guia é feita em primeira mão pela RTA durante o Algarve Smart Region Summit – 1.º Encontro Nacional de Autoridades Intermunicipais de Transportes, que decorre hoje a amanhã no Autódromo Internacional do Algarve.

O Turismo do Algarve está presente neste evento com um stand de 50 metros quadrados partilhado com a Federação Portuguesa de Ciclismo, com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilização de Bicicletas e com a Almargem.

Desidério Silva reforça a aposta no ciclismo e no cicloturismo como ofertas turísticas regionais com ferramentas promocionais verdadeiramente úteis para os turistas

O programa Cycling & Walking Algarve reforça assim a aposta do destino no turismo de natureza com os objectivos de diversificar a oferta da região, aumentar a competitividade e captar fluxos turísticos nas épocas média/baixa.

Segundo Desidério Silva, presidente da RTA, a presença da instituição “vai animar o showroom do evento com uma área dedicada ao produto Cycling & Walking Algarve, que ao longo do último ano temos vindo a trabalhar em conjunto com o Turismo de Portugal, a Associação Turismo do Algarve, o aeroporto, os municípios e as empresas de animação turística”.

Não obstante ter sido criado a pensar directamente no turismo e nos turistas, a verdade é que o guia pode também ser de grande utilidade para o cada vez maior número de praticantes de ciclismo desportivo e de lazer existente na região.

Propostas consolidadas, devidamente marcadas e com informação disponível em vários suportes são uma ferramenta indispensável para quem se quer fazer à estrada numa bicicleta contando com a ajuda de um guia.

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Madonna.
Mundo Nacional Vida & Lazer

Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa

08:20 1 Fevereiro, 2026 17:21 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Dino D’Santiago explica a razão pela qual a artista norte-americana Madonna decidiu aprender a falar crioulo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos

06:00 1 Fevereiro, 2026 16:45 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Depois de uma breve trégua, um rio atmosférico vindo do Atlântico volta a colocar Portugal sob chuva intensa. Saiba quando chega e quais as zonas mais expostas

Algarve Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Cultura Opinião

A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 1 Fevereiro, 2026 18:21 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma das consequências mais visíveis da expropriação foi a degradação generalizada do património religioso"

Algarve Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Tempestade à beira rio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Corrente de jato intensifica e nova frente a caminho de Portugal: traz chuva forte e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 31 Janeiro, 2026 15:29 30 Janeiro, 2026 | João Luís

A corrente de jato voltou a acelerar no Atlântico e uma nova frente aproxima-se de Portugal. A chuva vai intensificar-se e nem todas as regiões serão afetadas da mesma forma

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Reformado não consegue recuperar 47.813,82 euros da Segurança Social por não ter pedido a baixa como trabalhador independente: tribunal confirmou

19:30 31 Janeiro, 2026 18:03 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Terminou a atividade há anos, mas este detalhe saiu caro: um reformado em Espanha tentou reaver quase 48 mil euros em contribuições e o tribunal deu razão à Segurança Social

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Madonna.
Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa

08:20 1 Fevereiro, 2026 17:21 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Dino D’Santiago explica a razão pela qual a artista norte-americana Madonna decidiu aprender a falar crioulo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos

06:00 1 Fevereiro, 2026 16:45 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Depois de uma breve trégua, um rio atmosférico vindo do Atlântico volta a colocar Portugal sob chuva intensa. Saiba quando chega e quais as zonas mais expostas

Algarve, Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Cultura, Opinião

A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 1 Fevereiro, 2026 18:21 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma das consequências mais visíveis da expropriação foi a degradação generalizada do património religioso"

Algarve, Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Tempestade à beira rio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Corrente de jato intensifica e nova frente a caminho de Portugal: traz chuva forte e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 31 Janeiro, 2026 15:29 30 Janeiro, 2026 | João Luís

A corrente de jato voltou a acelerar no Atlântico e uma nova frente aproxima-se de Portugal. A chuva vai intensificar-se e nem todas as regiões serão afetadas da mesma forma

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Reformado não consegue recuperar 47.813,82 euros da Segurança Social por não ter pedido a baixa como trabalhador independente: tribunal confirmou

19:30 31 Janeiro, 2026 18:03 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Terminou a atividade há anos, mas este detalhe saiu caro: um reformado em Espanha tentou reaver quase 48 mil euros em contribuições e o tribunal deu razão à Segurança Social

Últimas Notícias

  • Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa
    Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa
  • Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve
    Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve
  • Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025
    Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025
  • Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição
    Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição
  • Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões
    Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões
  • Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões
    Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
  • Faro em destaque na abertura oficial de Oulu 2026 | Por João Palmeiro
    Faro em destaque na abertura oficial de Oulu 2026 | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal