Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A previsão do tempo em Portugal Continental deverá ficar marcada por fortes contrastes ao longo dos próximos dias, com diferenças claras entre o interior e o litoral. A instabilidade atmosférica, a subida gradual das temperaturas e a possibilidade de trovoada e chuva vão criar uma semana pouco uniforme no território.

O início da semana traz alguma nebulosidade, sobretudo junto ao litoral, mas sem previsão de chuva significativa para essa faixa do país. A situação deverá ser diferente no interior Norte e Centro, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, de acordo com a Meteored.

A instabilidade deverá afetar sobretudo os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco, onde a chuva e a trovoada podem surgir com maior intensidade a partir da tarde. Estas condições poderão manter-se, pelo menos, até meio da semana, sobretudo nas zonas mais interiores.

Para além da chuva e trovoada espera-se subida das temperaturas

Além dos aguaceiros e da trovoada, a semana deverá trazer uma subida gradual das temperaturas máximas. A tendência será mais evidente no interior e no sul do país, onde os valores poderão aproximar-se dos 40 ºC na reta final da semana, em especial em zonas da Beira Baixa e do Alentejo.

Esta evolução deverá acentuar o contraste entre o litoral e o interior. Enquanto junto à costa a nebulosidade poderá continuar a marcar presença, sobretudo no Norte e Centro, as regiões afastadas do mar deverão sentir um ambiente cada vez mais quente, com maior desconforto térmico durante as horas de maior calor.

No Norte do país, a subida das temperaturas deverá notar-se com mais força a meio da semana, sobretudo em cidades mais afastadas da influência marítima. Em alguns pontos do noroeste interior, os termómetros poderão aproximar-se dos 30 ºC, antes de uma eventual descida junto ao litoral nos dias seguintes, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Semana ficará marcada por contrastes térmicos e instabilidade atmosférica

A semana deverá, por isso, ser marcada por uma divisão evidente entre duas realidades meteorológicas. No interior, esperam-se períodos de maior instabilidade, com possibilidade de chuva, trovoada e aguaceiros localmente intensos. No litoral, a nebulosidade poderá persistir, mas sem o mesmo risco de precipitação.

O contraste térmico também deverá ser notório durante boa parte da semana. As temperaturas máximas tendem a subir de forma mais clara no interior e no sul, enquanto o litoral Norte e Centro poderá manter valores mais moderados devido à influência do mar e à presença de nebulosidade.

Ainda assim, as previsões da Meteored apontam para uma possível recuperação das temperaturas no litoral Norte e Centro entre o fim da semana e o início da próxima. Como se trata de uma previsão a médio prazo, a evolução poderá sofrer alterações nos próximos dias.

Leia também: Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Estádio Algarve.
Algarve Desporto

Jogador do Flamengo alvo de racismo no Algarve e o clube já se pronunciou

15:20 7 Julho, 2026 14:52 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Jogo de preparação no Estádio Algarve terminou com um alegado caso de racismo que motivou uma reação pública do Flamengo

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

18:00 7 Julho, 2026 17:47 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A PSP deteve uma mulher de 27 anos em Leiria por suspeitas de danos qualificados e agressões numa loja dos CTT

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Opinião

Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa

16:50 7 Julho, 2026 17:29 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Quem exerce o poder tem de ter 'advogados do diabo'. Previstos na Constituição e com estatuto próprio. A Oposição e a Comunicação Social”

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Estádio Algarve.
Algarve, Desporto

Jogador do Flamengo alvo de racismo no Algarve e o clube já se pronunciou

15:20 7 Julho, 2026 14:52 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Jogo de preparação no Estádio Algarve terminou com um alegado caso de racismo que motivou uma reação pública do Flamengo

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Mulher danificou Teslas e publicou vídeo nas redes antes de ser detida por agredir funcionários nos CTT

18:00 7 Julho, 2026 17:47 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A PSP deteve uma mulher de 27 anos em Leiria por suspeitas de danos qualificados e agressões numa loja dos CTT

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Opinião

Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa

16:50 7 Julho, 2026 17:29 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Quem exerce o poder tem de ter 'advogados do diabo'. Previstos na Constituição e com estatuto próprio. A Oposição e a Comunicação Social”

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)
  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)
  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)
  • Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor
    Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor
  • Shakira pediu ajuda e Luís Montenegro avançou com uma doação de 87.000€ para a Venezuela
    Shakira pediu ajuda e Luís Montenegro avançou com uma doação de 87.000€ para a Venezuela

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal