Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O tempo em Portugal vai voltar a mudar nos próximos dias, depois de um período marcado por estabilidade atmosférica e temperaturas elevadas para a época. No horizonte estão poeiras em suspensão, chuva, possibilidade de trovoada e um agravamento do estado do tempo que poderá sentir-se tanto no Continente como na Madeira e nos Açores.

No domingo, poderá ocorrer chuvisco fraco e disperso em alguns locais do extremo norte, embora de forma temporária e pouco significativa. No essencial, o fim de semana deverá manter um padrão seco e ameno na maior parte do território continental, de acordo com o portal especializado em meteorologia Meteored.

Reviravolta chega no arranque da próxima semana

A partir de segunda-feira, dia 20, a circulação atmosférica deverá alterar-se de forma mais evidente. O enfraquecimento da influência anticiclónica perto de Portugal abrirá espaço a um fluxo mais instável, vindo sobretudo de sul e de leste, favorável à formação de nebulosidade e precipitação.

Na segunda e na terça-feira, as temperaturas ainda poderão subir devido ao transporte de ar quente e seco, mas esse fluxo trará também poeiras em suspensão. Esse cenário estará associado a uma depressão formada entre as Canárias e a Madeira, que depois deverá posicionar-se a oeste-sudoeste da Península Ibérica.

Poeiras, chuva e trovoadas em perspetiva

Para o início da próxima semana, espera-se precipitação intermitente, por vezes sob a forma de aguaceiros, com possibilidade de trovoada. Não é excluída a ocorrência pontual de granizo, assim como o fenómeno conhecido por “chuva de lama”, devido à presença de poeiras vindas do Saara, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Alguns destes aguaceiros poderão ser localmente fortes. Ao mesmo tempo, o vento deverá intensificar-se, soprando dos quadrantes sul e leste, e por vezes de sudoeste, com rajadas que poderão atingir 75 a 80 km/h no interior Norte e Centro, sobretudo na tarde de terça-feira.

A partir de quarta-feira, dia 22, a incerteza aumenta quanto à evolução da chuva em Portugal continental. Ainda assim, os cenários apontam para a manutenção de um padrão mais instável, com possibilidade de novos episódios de precipitação e outros fenómenos associados.

Açores com cenário mais instável

Nos Açores, o panorama deverá ser mais agitado. Já no sábado, dia 18, está prevista a passagem de uma baixa pressão no Atlântico, capaz de provocar tempo instável, com períodos de chuva e aguaceiros.

Segundo os cenários descritos, essa depressão poderá cavar rapidamente e intensificar-se na quarta-feira, dia 22, aumentando o risco de chuva forte, vento intenso e mar agitado. A distribuição e a intensidade destes efeitos ainda não estão totalmente definidas para cada ilha, mas o quadro aponta para possível emissão de avisos meteorológicos, de acordo com a mesma fonte.

Continente pode voltar a ser afetado no fim da semana

Há também a possibilidade de essa depressão mais cavada evoluir depois para leste. Se esse cenário se confirmar, a sua influência poderá começar a sentir-se também no Continente no final da próxima semana, mais concretamente na sexta e no sábado, dias 24 e 25 de abril.

Para já, mantém-se uma margem elevada de incerteza quanto à localização, intensidade e distribuição dos eventuais efeitos em território continental. Ainda assim, os modelos mais recentes continuam a admitir a possibilidade de nova precipitação e de um agravamento do estado do tempo em Portugal.

Leia também: Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Europa Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Infiltração em casa. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Tem infiltração vinda do vizinho? Saiba quem pode ter de pagar os estragos

11:00 31 Maio, 2026 17:33 21 Maio, 2026 | João Luís

Suspeita que a infiltração que tem em casa vem do vizinho? Saiba quando a responsabilidade pode ser da fração e que provas deve reunir

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Mundo Nacional

Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

18:00 31 Maio, 2026 18:09 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A cidade portuguesa é a mais habitável do mundo para expatriados, num ranking internacional que avaliou custo de vida, segurança, saúde, qualidade do ar e facilidade de integração

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Fachada de uma loja Continente. Crédito: Continente | DR
Nacional Tech

Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes

17:20 31 Maio, 2026 17:23 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram câmaras instaladas em prateleiras do Continente

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Infiltração em casa. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Tem infiltração vinda do vizinho? Saiba quem pode ter de pagar os estragos

11:00 31 Maio, 2026 17:33 21 Maio, 2026 | João Luís

Suspeita que a infiltração que tem em casa vem do vizinho? Saiba quando a responsabilidade pode ser da fração e que provas deve reunir

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião, Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Mundo, Nacional

Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

18:00 31 Maio, 2026 18:09 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A cidade portuguesa é a mais habitável do mundo para expatriados, num ranking internacional que avaliou custo de vida, segurança, saúde, qualidade do ar e facilidade de integração

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Fachada de uma loja Continente. Crédito: Continente | DR
Nacional, Tech

Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes

17:20 31 Maio, 2026 17:23 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram câmaras instaladas em prateleiras do Continente

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Últimas Notícias

  • Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
    Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
  • Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
    Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
  • Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados
    Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados
  • Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas
    Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas
  • Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes
    Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes
  • ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia
    ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal