Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O tempo em Portugal deverá sofrer uma mudança nos próximos dias, depois de um período marcado por estabilidade e temperaturas em subida. O cenário atual, dominado por calor e céu pouco nublado, começa a dar sinais de chuva à medida que nos aproximamos do início da próxima semana.

De acordo com o Meteored, a tendência até ao fim de semana é de tempo seco e relativamente quente, com valores que, em algumas regiões do interior, poderão aproximar-se dos 30 °C. Ainda assim, esta situação não deverá manter-se por muito mais tempo. Os modelos atmosféricos indicam uma inversão no padrão a partir de segunda-feira, dia 20, com o regresso da instabilidade e da precipitação.

Calor dá lugar a mudança no início da semana

Os dias até domingo deverão ser marcados pela influência de uma área de altas pressões sobre a Península Ibérica, garantindo céu pouco nublado e temperaturas em subida progressiva.

Este padrão, típico de primavera avançada, permitirá que várias regiões registem valores acima dos 25 °C, sobretudo no interior Centro e Sul. No entanto, esta estabilidade deverá começar a enfraquecer no início da próxima semana, abrindo caminho a uma nova configuração atmosférica.

Segunda-feira traz descida das temperaturas

A partir de segunda-feira, dia 20, prevê-se uma descida das temperaturas, acompanhada por um aumento da nebulosidade. Este será o primeiro sinal de mudança mais significativa no estado do tempo.

Segundo a mesma fonte, o ar mais fresco deverá substituir a massa de ar quente que tem dominado os últimos dias, criando um contraste térmico evidente. Este arrefecimento poderá ser sentido de forma mais acentuada nas regiões do Norte e Centro.

Chuva regressa, sobretudo no Norte

A precipitação deverá regressar gradualmente, com maior probabilidade nas regiões do Norte do país. O aumento da humidade e da instabilidade atmosférica cria condições favoráveis à ocorrência de chuva. Em alguns locais, a precipitação poderá surgir durante a noite de segunda-feira, estendendo-se depois a outras regiões nos dias seguintes.

Segundo o Meteored, este padrão poderá manter-se ao longo da semana, embora com variações na intensidade e distribuição da chuva.

Regiões mais afetadas pela mudança

As regiões do Norte e do Centro deverão ser as mais expostas a esta alteração do estado do tempo, tanto pela maior probabilidade de precipitação como pela descida mais acentuada das temperaturas.

Já no Sul, os efeitos poderão ser mais moderados, com a chuva a surgir de forma mais irregular e com menor intensidade. Ainda assim, o aumento da nebulosidade e a descida térmica deverão fazer-se sentir em praticamente todo o território.

O que está por trás desta mudança

A alteração no estado do tempo está relacionada com o enfraquecimento da influência anticiclónica e a aproximação de sistemas de baixas pressões no Atlântico. Este novo padrão favorece a entrada de ar mais húmido e instável, criando condições propícias à formação de nuvens e precipitação.

Segundo a mesma fonte, os modelos mais recentes, incluindo ferramentas baseadas em inteligência artificial, reforçam esta tendência para um período mais instável.

Uma semana mais variável pela frente

Após vários dias de estabilidade, o regresso da chuva marca uma nova fase típica da primavera, caracterizada por maior variabilidade atmosférica. As temperaturas deverão oscilar, alternando entre períodos mais frescos e momentos de maior aquecimento, dependendo da evolução das massas de ar.

No final, como sublinha o Meteored, esta mudança poderá trazer dias mais instáveis e exigir maior atenção às previsões, sobretudo para quem planeia atividades ao ar livre.

Leia também: Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Nacional

Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso

10:35 12 Julho, 2026 10:37 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Acusação apontava para 472 mil euros em prestações indevidas, mas a demora da Justiça extinguiu o processo; o MP considera a decisão ilegal

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Nacional

Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso

10:35 12 Julho, 2026 10:37 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Acusação apontava para 472 mil euros em prestações indevidas, mas a demora da Justiça extinguiu o processo; o MP considera a decisão ilegal

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
    Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
  • Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
    Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
  • “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
    “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
  • Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”
    Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal