Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

São Brás de Alportel tem alojamentos onde cada agregado paga consoante o lixo que produz

Municípios têm até 2026 para separarem a tarifa de resíduos da conta da água dos consumidores, um processo que já arrancou nalgumas câmaras, que destacam as vantagens para as famílias e o custo elevado dos novos sistemas

16:19 9 Maio, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Em São Brás de Alportel, o projeto-piloto PAYT serve 164 alojamentos das urbanizações Fonte da Pedra, Xanabus e Virgínia de Passos

Os objetivos estão previstos num decreto-lei com o regime geral da gestão de resíduos, de dezembro de 2020, que transpõe normas europeias e estabelece metas de reciclagem, prevendo que os municípios separem as taxas de resíduos da conta da água a partir de julho deste ano, dando-lhes cinco anos para se adaptarem.

As contas das taxas de resíduos serão calculadas com base no conceito “Pay as you Throw” (PAYT), em que cada agregado paga consoante o lixo que produz, o que significa que quem mais recicla menos paga, mas exige das autarquias responsáveis pela recolha uma onerosa conversão dos atuais sistemas para outros tecnologicamente mais complexos.

Em São Brás de Alportel, o projeto-piloto PAYT serve 164 alojamentos das urbanizações Fonte da Pedra, Xanabus e Virgínia de Passos desde 01 de setembro de 2020 e tem um custo de 166,2 mil euros, financiado em 85% pelo Programa POSEUR.

Pelas três urbanizações foram distribuídos 13 contentores subterrâneos com sistema PAYT e cada família envolvida pode depositar os seus resíduos abrindo a tampa do marco com uma chave magnética (‘tag’), registando assim o número de utilizações em cada contentor (de indiferenciados, papelão, embalão e vidrão). As leituras de cada ‘tag’ são realizadas mensalmente por alojamento.

Atualmente, o município não se encontra ainda a aplicar uma tarifa de acordo com o princípio do poluidor-pagador, mas prevê que, no futuro, cada produtor seja recompensado pelo seu comportamento quanto à produção e encaminhamento de resíduos.

Desde o início do funcionamento do sistema, o município assinalou alguns problemas, nomeadamente que “alguns dos consumidores não efetuam a deposição dos Resíduos Urbanos nestes equipamentos, atendendo a que registam consumos de água sem qualquer registo de deposição nos vários tipos de contentores com este sistema”.

“Este comportamento poderá dever-se ao facto de os produtores de resíduos terem receio em vir a pagar mais na tarifa respeitante ao serviço de recolha de Resíduos Urbanos”, salientou.

Mesmo assim, a Câmara adiantou que, após análise das quantidades de resíduos colocados nos ecopontos, e comparando o período de setembro a dezembro de 2020 com o período homólogo de 2019, em duas das urbanizações abrangidas (Virgínia de Passos e Xanabus) a deposição de papel/cartão, plástico/metal e vidro “aumentou ligeiramente e a quantidade depositada nos contentores de Resíduos Urbanos indiferenciados diminuiu”.


Câmaras destacam custos elevados dos sistemas para separar resíduos da fatura da água


Há municípios que já estão a ensaiar sistemas e ainda esta semana foi apresentado na Maia, distrito do Porto, o programa experimental “Recicle mais, pague menos”, que prevê que 3.500 casas (cerca de 10.000 pessoas) deixem de pagar os resíduos que reciclam, num processo que se estenderá a todo o concelho até 2023.

Até ao final deste ano, os agregados envolvidos pagarão a fatura como até aqui, mas terão acesso a uma outra que traduz o nível de reciclagem que uma dada família fez, podendo ver o que poupariam com o novo sistema. Apenas no próximo ano serão realmente recompensadas na fatura por reciclarem mais.

No caso da Maia, cada habitação unifamiliar deste projeto terá um contentor de utilização exclusiva, equipado com um identificador eletrónico registado com um código no Sistema de Gestão de Dados da empresa municipal Maiambiente, o que permite monitorizar o volume das recolhas efetuadas através de instrumentação própria montada nas viaturas de recolha.

Com a informação recolhida, a plataforma de gestão de dados calcula a tarifa mensal de cada um.

Em Óbidos, depois de um projeto-piloto iniciado em 2009 e prolongado por três anos, a implementação do sistema acabou por ficar reduzida “apenas à vila muralhada, abrangendo 83 pessoas”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Humberto Marques.

O objetivo da autarquia era, no final do projeto-piloto, implementar o sistema em todo o concelho, através de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A candidatura foi aprovada, mas “impunha um sistema único, dentro e fora das muralhas, que não se adequava ao território”, e, segundo o autarca, “limitava a verba para aquisição de equipamentos a pouco mais de 300 mil euros” quando, a estimativa de custos “apontava para cerca do dobro”.

A Câmara acabou por desistir da candidatura e optar por manter o sistema PAYT apenas na vila muralhada.

“O sistema tem vantagens óbvias para o consumidor, que paga menos, e incentiva à reciclagem, já que quem fizer separação reduz cerca de 30% à capacitação média de 1,2 quilos de resíduos produzidos por pessoa por dia e, se fizer compostagem, consegue ainda retirar cerca de 200 gramas àquele valor”, afirmou Humberto Marques.

A expectativa do autarca é que, com a entrada em vigor do decreto-lei, “os limites [de comparticipação] para a aquisição de equipamentos sejam aumentados significativamente”, já que, no caso de Óbidos, a aquisição de sistemas de pesagem para todo o concelho “serão sempre superiores a 700 mil euros” e demorarão “no mínimo seis meses a implementar”.

Em contrapartida, o número de pessoas envolvidas aumentaria de 83 para mais de 11.800, “com vantagens para quem paga a fatura, para o défice tarifário dos municípios, na diminuição dos resíduos e na diminuição da Taxa de Gestão de Resíduos paga pelas autarquias”, concluiu o presidente.

Os consumidores podem verificar quais as tarifas de resíduos e de água aplicadas nos seus municípios no portal Mais Sustentabilidade da Deco (https://www.deco.proteste.pt/sustentabilidade/lixo-sem-agua/implementacao-payt#quanto-custa-a-agua-no-seu-municipio).

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Algarve Desporto Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Luís Montenegro a discursar.
Nacional

Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”

11:50 28 Outubro, 2026 11:41 28 Outubro, 2026

Primeiro-ministro defende atuação da polícia nas manifestações pela habitação e afirma que o direito de protesto deve respeitar a lei

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Economia Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Algarve, Desporto, Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

Luís Montenegro a discursar.
Nacional

Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”

11:50 28 Outubro, 2026 11:41 28 Outubro, 2026

Primeiro-ministro defende atuação da polícia nas manifestações pela habitação e afirma que o direito de protesto deve respeitar a lei

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo

11:50 28 Outubro, 2026 11:45 28 Outubro, 2026

"No Sul, os pequenos assentamentos nas proximidades da costa e estuários, junto a terrenos férteis, mantêm uma economia agropastoril complementada por recursos marinhos e fluviais"

Economia, Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Últimas Notícias

  • Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
    Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
  • Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
    Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
  • Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”
    Montenegro elogia PSP nos protestos pela habitação: “Especialmente cuidadosa e competente”
  • Protestos pela habitação: 430 advogados defendem que polícias devem recusar ordens ilegítimas de superiores para dispersar manifestantes
    Protestos pela habitação: 430 advogados defendem que polícias devem recusar ordens ilegítimas de superiores para dispersar manifestantes
  • Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS
    Dificuldades no acesso a sites em Portugal: o que se sabe após as falhas na NOS

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal