Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Gastronomia, Nacional

Sal: Castro Marim quer o seu ‘Ouro Branco’ à mesa dos restaurantes

Colocar o sal de Castro Marim à mesa de novas dezenas de restaurantes nacionais e internacionais é um dos principais objetivos da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER. […]

11:20 18 Setembro, 2018 12:27 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, quer “ações que nos permitem realçar as qualidades globais dos produtos tradicionais, potenciando o desenvolvimento destas atividades e o aumento das cadeias de distribuição”. (Foto D.R.)

Colocar o sal de Castro Marim à mesa de novas dezenas de restaurantes nacionais e internacionais é um dos principais objetivos da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

A Câmara Municipal, numa aposta firme na promoção e valorização do sal e flor de sal tradicional, concretizou algumas candidaturas, já aprovadas, no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020 e do MAR 2020.

As ações de valorização do sal e da flor de sal de Castro Marim passam pela iniciativa “Sal de Castro Marim à Mesa dos Restaurantes”, pela realização de uma Feira do Sal, em época alta, por uma Rota Gastronómica, mas também por estimular a comercialização através da realização de Business Trips internacionais

“Estas são ações que nos permitem realçar as qualidades globais dos produtos tradicionais, potenciando o desenvolvimento destas atividades e o aumento das cadeias de distribuição. Ao nível da comercialização, as business trips permitem que se encetem novos laços e canais de distribuição internacionais, bem como a visita a mercados análogos para assimilar conceitos e ideias de negócio afetas aos recursos em questão”, declara sobre a candidatura a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

O documentário “Os Dias do Sal” revela de uma forma muito autêntica a identidade castromarinense, profundamente ligada à exploração do sal, e que vai muito além da explanação da atividade salineira, procurando descortinar o sal que há nas vidas de quem entrega a vida ao sal (Foto D.R.)

Os Dias do Sal

Por outro lado, com um caráter mais documental e patrimonial, a autarquia desenvolveu a candidatura “Salineiro – Uma profissão”, apoiada no âmbito do programa MAR2020, cofinanciada a 85% pelo FEAMP. Daqui nasceu o documentário “Os Dias do Sal”, apresentado publicamente este verão e que nos revela de uma forma muito autêntica a identidade castromarinense, profundamente ligada à exploração do sal, e que vai muito além da explanação da atividade salineira, procurando descortinar o sal que há nas vidas de quem entrega a vida ao sal.

A autarquia tem ainda, desde janeiro de 2013 e cedidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o edifício da Casa do Sal e uma salina destina à valorização e promoção da atividade salícola, cuja exploração é realizada numa vertente predominantemente pedagógica relacionada ao sal, flor de sal, atividade salineira e profissão de salineiro. Aqui, as iniciativas são desenvolvidas pela empresa municipal Novbaesuris, no âmbito do contrato-programa com a câmara municipal, cuja exploração para fins educacionais e financiada pela mesma.

Fiel e rigorosa recuperação da Casa do Sal

Em relação à Casa do Sal, agora com 4 anos, propriedade do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.) que se encontra cedida ao Município de Castro Marim ao abrigo de um protocolo. A obra de requalificação levada a cabo pela câmara municipal permitiu que o edifício tivesse sido valorizado através de uma fiel e rigorosa recuperação com materiais e técnicas tradicionalmente características da região, cujo projeto de execução foi realizado no âmbito do projeto “Sal do Atlântico” Interreg III B, Arco Atlântico e a obra co-financiada pelo projeto PROMAR. Este equipamento cultural é um polo dinamizador da cultura e da valorização e promoção da salinicultura tradicional, com diversas áreas funcionais, tendo como objetivo promover atividades sociais, culturais e recreativas. É, sobretudo, um espaço que se pretende dinâmico e próximo da comunidade.

Colocar o sal de Castro Marim à mesa de novas dezenas de restaurantes nacionais e internacionais é um dos principais objetivos (Foto D.R.)

Vem aí a Denominação de Origem Protegida

Ainda no âmbito da promoção do sal tradicional, a Câmara Municipal de Castro Marim contribuiu para agregar a documentação necessária para a construção do dossier de candidatura à DOP (Denominação de Origem Protegida), assessorada tecnicamente por entidades externas, estando o término do processo em vias ser submetidos por um agrupamento de produtores.

Ainda segundo a autarquia, “outras orientações existem para o setor, designadamente ao nível da cerificação em termos biológicos e da criação de apoios a micro empresas no polo incubador. Na certeza de que depende de uma forte e sólida dinâmica empresarial, o município trabalha no sentido da afirmação do sal como marca territorial, destacando-o nos seus projetos e planos de divulgação”.

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Madonna.
Mundo Nacional Vida & Lazer

Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa

08:20 1 Fevereiro, 2026 17:21 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Dino D’Santiago explica a razão pela qual a artista norte-americana Madonna decidiu aprender a falar crioulo

Tempestade à beira rio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Corrente de jato intensifica e nova frente a caminho de Portugal: traz chuva forte e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 31 Janeiro, 2026 15:29 30 Janeiro, 2026 | João Luís

A corrente de jato voltou a acelerar no Atlântico e uma nova frente aproxima-se de Portugal. A chuva vai intensificar-se e nem todas as regiões serão afetadas da mesma forma

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos

06:00 1 Fevereiro, 2026 16:45 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Depois de uma breve trégua, um rio atmosférico vindo do Atlântico volta a colocar Portugal sob chuva intensa. Saiba quando chega e quais as zonas mais expostas

Cultura Opinião

A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 1 Fevereiro, 2026 18:21 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma das consequências mais visíveis da expropriação foi a degradação generalizada do património religioso"

Algarve Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Algarve Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Reformado não consegue recuperar 47.813,82 euros da Segurança Social por não ter pedido a baixa como trabalhador independente: tribunal confirmou

19:30 31 Janeiro, 2026 18:03 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Terminou a atividade há anos, mas este detalhe saiu caro: um reformado em Espanha tentou reaver quase 48 mil euros em contribuições e o tribunal deu razão à Segurança Social

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Madonna.
Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa

08:20 1 Fevereiro, 2026 17:21 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Dino D’Santiago explica a razão pela qual a artista norte-americana Madonna decidiu aprender a falar crioulo

Tempestade à beira rio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Corrente de jato intensifica e nova frente a caminho de Portugal: traz chuva forte e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 31 Janeiro, 2026 15:29 30 Janeiro, 2026 | João Luís

A corrente de jato voltou a acelerar no Atlântico e uma nova frente aproxima-se de Portugal. A chuva vai intensificar-se e nem todas as regiões serão afetadas da mesma forma

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa sem fim: rio atmosférico do Atlântico chega neste dia a Portugal e estas regiões vão sentir os maiores efeitos

06:00 1 Fevereiro, 2026 16:45 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Depois de uma breve trégua, um rio atmosférico vindo do Atlântico volta a colocar Portugal sob chuva intensa. Saiba quando chega e quais as zonas mais expostas

Cultura, Opinião

A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 1 Fevereiro, 2026 18:21 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma das consequências mais visíveis da expropriação foi a degradação generalizada do património religioso"

Algarve, Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Algarve, Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Reformado não consegue recuperar 47.813,82 euros da Segurança Social por não ter pedido a baixa como trabalhador independente: tribunal confirmou

19:30 31 Janeiro, 2026 18:03 31 Janeiro, 2026 | João Luís

Terminou a atividade há anos, mas este detalhe saiu caro: um reformado em Espanha tentou reaver quase 48 mil euros em contribuições e o tribunal deu razão à Segurança Social

Últimas Notícias

  • Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa
    Nem português nem espanhol: Madonna decidiu estudar esta língua quando esteve a viver em Lisboa
  • Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve
    Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve
  • Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025
    Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025
  • Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição
    Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição
  • Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões
    Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões
  • Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões
    Atenção portugueses: local de voto das presidenciais muda para estes eleitores nestas regiões

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
  • Faro em destaque na abertura oficial de Oulu 2026 | Por João Palmeiro
    Faro em destaque na abertura oficial de Oulu 2026 | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal