A chegada do verão é sinónimo de férias para muitos portugueses e a rotina de casa-trabalho-casa é substituída pelo trajeto casa-praia-casa. Há quem goste de frequentar sempre o mesmo areal, mas aqueles que preferem explorar diferentes espaços podem aproveitar para conhecer a praia que é também uma piscina e onde há sempre ondas.
A Praia das Rocas, localizada em Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria, prepara-se para receber novamente milhares de visitantes com a abertura oficial da época balnear de 2025, marcada para o dia 31 de maio, um sábado. O espaço que se tornou um dos destinos de verão mais procurados pelos portugueses conta com a maior piscina de ondas do país.
Uma piscina com ondas a 80 quilómetros do mar
Escreve a NiT que a piscina foi construída num lago com quase um quilómetro de extensão e com ondas artificiais a 80 quilómetros do mar. A Praia das Rocas foi inaugurada em 2005 e tem-se afirmado como uma referência para férias em família. Os bilhetes para esta nova época já estão disponíveis para compra e, este ano, há uma novidade. Trata-se da possibilidade de reservar lugares à sombra, seja em espreguiçadeiras ou em colchões.
Para além dos habituais mergulhos, o complexo oferece uma vasta gama de atividades para todas as idades. Entre elas, destacam-se o slide, a escalada, a canoagem e o stand up paddle. A programação de eventos inclui também datas comemorativas, como o Dia Internacional do Ioga, a 21 de junho, e o Dia Mundial dos Avós, a 26 de julho.
Eventos que marcam a época balnear
Outro destaque do calendário é o “Raízes Folk Fest – Festival de Folclore do Mundo”, agendado para o dia 13 de agosto. Toda a programação, com horários e detalhes das atividades, pode ser consultada no site oficial da Praia das Rocas.
Preços dos bilhetes
Os preços dos bilhetes variam conforme a hora, dia da semana e mês da visita. Os valores começam nos sete euros para crianças entre os seis e os 10 anos e para visitantes com mais de 65 anos, subindo para 11 euros para o público entre os 11 e os 64 anos. Os bilhetes ficam mais baratos a partir das 14h.
Recomendamos: Esta ilha portuguesa que não tem semáforos fica no coração do Atlântico, tem um dialeto único e todos são bem-vindos
Possibilidade de reservar sombras
Além da entrada, os visitantes podem reservar sombras a partir de oito euros por um chapéu com dois colchões na bancada da piscina, chegando até aos 40 euros para camas no Rocas Lounge. As reservas devem ser feitas online, através do site da Bol.
Para quem quiser prolongar a estadia, o complexo turístico Villa Praia oferece bungalows para duas pessoas, com preços entre os 60 e os 90 euros por noite, permitindo aos visitantes aproveitar mais dias de descanso em Castanheira de Pêra.
É a maior piscina de ondas país
A piscina de ondas artificiais da Praia das Rocas é considerada a maior do país, com uma área total de 2.100 metros quadrados. A atração está situada a 80 quilómetros da costa atlântica e utiliza água de uma ribeira local, sendo uma alternativa para quem vive longe do litoral.
O espaço é procurado não só por moradores do interior, mas também por visitantes que desejam escapar à agitação das grandes cidades e experimentar um ambiente de praia no centro do país.
Leia também: Nem salmão nem atum: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos