Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europa, Nacional

Passageiros saíram pela asa: luz de emergência acende num avião da Ryanair em Espanha sem nada ter acontecido [vídeo]

O voo operado pela companhia aérea irlandesa, Ryanair, e com destino a Manchester, viu-se interrompido antes mesmo da descolagem

15:13 7 Julho, 2025 15:13 7 Julho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante a noite, o que parecia ser um simples voo de regresso ao Reino Unido transformou-se num cenário de pânico. Um alerta inesperado a bordo obrigou à evacuação de emergência de um avião ainda na pista, no aeroporto de Palma de Maiorca, em Espanha, com dezenas de passageiros a fugirem desordenadamente.

O incidente ocorreu no aeroporto de Palma, em Maiorca, pouco depois da meia-noite do último sábado, dia 5 de julho. O voo, operado pela Ryanair e com destino a Manchester, viu-se interrompido antes mesmo da descolagem. De acordo com o The Sun, uma indicação de alarme a bordo terá levado a tripulação a ordenar uma evacuação imediata da aeronave.

Saltos da asa e correria na pista

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram passageiros a saltar da asa do avião diretamente para a pista, enquanto bombeiros e elementos da polícia aeroportuária se apressavam a chegar ao local. Ainda segundo a mesma fonte, o alerta foi comunicado aos serviços de emergência pelas 00:36 h, originando a mobilização de quatro ambulâncias e várias unidades de suporte avançado e básico de vida.

No total, 18 pessoas necessitaram de assistência médica e seis acabaram transportadas para hospitais locais. Conforme a mesma fonte, três dos feridos foram encaminhados para a Clínica Rotger e outros três para o Hospital Palmaplanas.

Fraturas, quedas e um único quarto disponível

Entre os passageiros encontrava-se Savanah, de 26 anos, residente em Whitefield, Manchester. A jovem, que viajava com a mãe, uma amiga e a mãe desta, relatou os momentos de pânico vividos a bordo. “Estávamos sentados, prestes a partir, quando ouvimos um estrondo. De repente, toda a gente gritava e corria”, contou ao Manchester Evening News, citado pelo The Sun.

A mãe de Savanah sofreu uma fratura tripla no tornozelo e teve de ser operada. Já a mãe da amiga fraturou o cotovelo, o pulso e o pé. Savanah e a amiga também sofreram lesões ligeiras no ombro e no joelho, respetivamente. A mesma fonte escreve que o grupo teve de esperar por assistência num espaço com apenas “um único quarto”, o que terá dificultado o atendimento inicial.

Evacuação sem escorregas?

Segundo o relato de Savanah, muitos passageiros saíram pela asa, uma vez que “não havia escorregas”. Esta afirmação contrasta com a posição oficial da Ryanair, que garante que os passageiros foram desembarcados “usando os escorregas infláveis”.

Explica o jornal britânico que um vídeo filmado no local mostra, de facto, alguns passageiros a usar os escorregas de emergência do lado oposto do avião, enquanto outros, sem essa opção visível, optaram por sair pelas asas.

Tripulação em choque

Outro testemunho recolhido pelo The Sun relata que parte da tripulação não terá reagido de forma eficaz ao alarme. A mãe de uma passageira disse que a filha ouviu uma assistente gritar para os passageiros saírem, enquanto outra ficou “paralisada” pela situação, sem saber o que fazer.

O episódio deixou marcas também do lado de fora do avião. A mesma mãe recordou uma chamada da filha: “Ela disse-me: ‘Mãe, estou a tentar sair pelo escorrega, pode ser que não sobreviva. Amo-te’”.

Alerta falso interrompe descolagem

De acordo com a Ryanair, o voo interrompeu a sua partida devido a uma “falsa indicação de luz de alerta de incêndio”. O porta-voz da companhia aérea afirmou ainda que “um pequeno número de passageiros sofreu ferimentos muito ligeiros, como entorses”, tendo sido imediatamente solicitado apoio médico.

Sem telemóvel, sem regresso

Durante a evacuação, a mãe de Savanah perdeu o telemóvel. A filha tentou recuperá-lo, mas foi impedida, uma vez que, segundo os responsáveis no local, o avião ainda poderia “pegar fogo”. A jovem relatou também a falta de apoio após o incidente: “não recebemos qualquer suporte quando chegámos ao terminal.”

A Ryanair não esclareceu até ao momento a origem do alerta de incêndio nem comentou os relatos sobre a ausência de escorregas de um dos lados da aeronave.

Leia também: Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o seu código do cartão Multibanco estiver nesta lista, altere-o já

Veja aqui o vídeo:

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional Saúde

Baixa para cuidar dos pais ou do companheiro dá direito a apoio da Segurança Social?

07:00 21 Julho, 2026 20:37 20 Julho, 2026 | João Luís

O atestado pode justificar faltas ao trabalho em várias situações familiares, mas nem todos os casos dão acesso a pagamento

Algarve Animais Opinião

Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

09:37 21 Julho, 2026 09:39 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Peço que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo"

Algarve Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mulher a abastecer combustível com luvas. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba

13:00 21 Julho, 2026 08:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Abastecimento deste combustível tem cuidados próprios e há um gesto simples que pode evitar problemas no momento de retirar a pistola

Algarve Animais

Nasceu Sami, o novo golfinho-roaz do Zoomarine

10:50 21 Julho, 2026 10:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova cria macho de golfinho-roaz nasceu no ano em que o Zoomarine celebra 35 anos e recebeu um nome que homenageia o histórico Sam

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional, Saúde

Baixa para cuidar dos pais ou do companheiro dá direito a apoio da Segurança Social?

07:00 21 Julho, 2026 20:37 20 Julho, 2026 | João Luís

O atestado pode justificar faltas ao trabalho em várias situações familiares, mas nem todos os casos dão acesso a pagamento

Algarve, Animais, Opinião

Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

09:37 21 Julho, 2026 09:39 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Peço que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo"

Algarve, Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mulher a abastecer combustível com luvas. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba

13:00 21 Julho, 2026 08:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Abastecimento deste combustível tem cuidados próprios e há um gesto simples que pode evitar problemas no momento de retirar a pistola

Algarve, Animais

Nasceu Sami, o novo golfinho-roaz do Zoomarine

10:50 21 Julho, 2026 10:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova cria macho de golfinho-roaz nasceu no ano em que o Zoomarine celebra 35 anos e recebeu um nome que homenageia o histórico Sam

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech, Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Últimas Notícias

  • Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba
    Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba
  • Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
    Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
  • PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
    PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
  • Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
    Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
  • Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)
    Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)

Opinião

  • Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
    Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal