Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Pandemia: Imigrantes empurrados para fora de Portugal estão a regressar. No Algarve já se contrata em países como a Tailândia

Portugal tem bastante trabalho disponível e “precisa de muitos mais imigrantes”. Há empresas nacionais que já estão a contratar trabalhadores em países como a Tailândia para a restauração e a hotelaria, como é o caso do Algarve

11:45 28 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Pandemia empurrou imigrantes para fora de Portugal, mas muitos já estão a regressar

A pandemia provocada pela covid-19 levou muitos imigrantes a abandonar Portugal por melhores trabalhos, mas o país continua a ser atrativo e procurado, tanto pelos que vêm pela primeira vez, como entre os que saíram e estão a regressar.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da associação para a defesa dos direitos dos imigrantes – Solidariedade Imigrante (Solim) salientou que estas pessoas, e dentro delas as mulheres, são “os excluídos dos excluídos da sociedade” e que, por isso, “foram bastante afetados pela pandemia”.

“Nesta situação, os imigrantes saíram à procura de melhores condições de vida, saíram à procura de trabalho, o pão nosso de cada dia, foi o que as pessoas fizeram. Foram para outros países da Europa, aqueles que foram afetados pela situação de pandemia, ganhar, trabalhar e remediar a situação”, apontou Timóteo Macedo.

No entanto, segundo o responsável, a situação está agora a alterar-se e diz haver quem esteja a regressar, ao mesmo tempo que continua a haver quem venha pela primeira vez, com a diferença de serem provenientes de “outras paragens que Portugal não estava habituado”.

Segundo Timóteo Macedo, há agora muitos imigrantes da África francófona, como a Gâmbia, Senegal ou outros países limítrofes, como o Mali, que estão a trabalhar na agricultura, por exemplo.

Opinião semelhante tem a presidente e fundadora da Associação de Imigrantes Mundo Feliz, Cecília Minascurta, segundo a qual há registo de novos fluxos de migrantes, ainda que não tão grandes como há dois anos.

Segundo Cecília Minascurta, estas pessoas têm encontrado trabalho nos setores da limpeza, restauração, hotelaria, mas também no cuidado de idosos ou condução de pesados.

Analisando a situação desde o início da pandemia, e como possíveis causas para a falta de mão de obra relatada recentemente por alguns setores de atividade, a responsável admite que alguns imigrantes tenham regressado aos seus países de origem, outros imigraram para outros e houve ainda quem tenha encontrado outros trabalhos.

“Sei de muita gente que saiu da hotelaria e foi para a Uber, por exemplo”, apontou, lembrando que a restauração foi dos primeiros setores a fechar e deixou muita gente no desemprego.

Por outro lado, disse ter conhecimento de quem tenha regressado ao país de origem, dando como exemplo o caso de cidadãos brasileiros que com a pandemia deixaram de ter meios de subsistência.

Timóteo Macedo sublinhou, a propósito, que durante a pandemia foram e têm sido os imigrantes a manter o funcionamento do setor agrícola e “os primeiros da frente de combate a dar a cara e a sofrer as consequências da pandemia”, ao mesmo tempo que foram tratados como “pau para toda a obra”.

“Usaram e abusaram desta mão de obra que está disponível e precisa muito de trabalhar para ter título de residência ou ter documentos ou ter acesso ao reagrupamento familiar”, criticou, sublinhando que as restrições sanitárias não foram para todas as pessoas de igual modo porque os imigrantes tinham de trabalhar para manter a situação documental e “alimentar a família”.

Sobre a razão por que continua a haver migrantes que escolhem Portugal trabalhar, Timóteo Macedo aponta o facto de o país precisar deles e de continuar a haver muitos setores de atividade com necessidade desta mão de obra.

De acordo com o coordenador da Solim, não só Portugal tem bastante trabalho disponível como “precisa de muitos mais imigrantes” e adiantou que há empresas nacionais que já estão a contratar trabalhadores em países como a Tailândia para a restauração e a hotelaria, dando como exemplo o Algarve.

A presidente da associação Mundo Feliz refere que também no setor da construção há falta de mão de obra e que tem recebido por parte de empresas pedidos de trabalhadores, mas que efetivamente há falta de quem queira trabalhar nesta área.

Ainda assim, Cecília Minascurta assegura que Portugal se mantém um país atrativo para os imigrantes, destacando que o processo de legalização continua a ser “um pouco mais fácil do que noutros países”, com a esperança de aqui encontrar uma vida melhor.

Já no que diz respeito às condições de trabalho, o coordenador da Solim assegura que se mantêm iguais às que existiam antes do começo da pandemia, de grande precariedade e baixos salários, agravada por condições de habitação pouco dignas e que não conseguem fazer face às necessidades básicas.

“É uma situação muito difícil, de grande precariedade. O trabalho é precário, de baixos salários, as condições de higiene e saúde no trabalho são más, cada vez há mais acidentes. São pessoas exploradas e sobre-exploradas”, descreveu.

Cecília Minascurta acrescentou que o valor médio das rendas é um problema, sublinhando que os imigrantes não conseguem muitas das vezes um salário que lhes permita fazer face a essa despesa e lembrando que muitos senhorios exigem três meses de caução à entrada.

Na opinião da presidente da Casa do Brasil em Lisboa a pandemia tornou muito evidente “o quanto as pessoas imigrantes são exploradas nos serviços”, desde a restauração, hotelaria, construção civil ou agricultura.

“As condições de trabalho são de facto muito precárias, quando têm contrato de trabalho é uma sorte, muitos trabalham até sem contrato de trabalho e estão na mão das empresas e quando têm contrato de trabalho é com salário mínimo”, apontou Cyntia de Paulo.

No entanto, a associação continua a receber pedidos de apoio por parte de recém-chegados a Portugal, alguns que tinham suspendido os processos migratórios por causa da pandemia e que agora retomam esse projeto.

“Os meus colegas do atendimento estão com a agenda superlotada, não estão mesmo a dar conta da necessidade real, precisaríamos duplicar a capacidade para informação, para apoiar as pessoas”, revelou Cyntia de Paulo, acrescentando que a perceção é a de que “houve um aumento significativo” de imigrantes brasileiros a procurar Portugal para trabalhar.

A responsável admite que com a pandemia tenha havido uma parte “significativa” dos imigrantes brasileiros a regressar ao país de origem, mas diz não saber se terá sido maior do que o número de entradas recentes, apontando que esse fenómeno não pode ser analisado para já.

Acredita ainda que a falta de mão de obra sentida em muitos setores atualmente possa ser explicada com o facto de as pessoas terem migrado para outros setores, mais qualificados e mais bem pagos.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Autodeclaração de baixa por doença à sexta-feira: o patrão pode ‘cortar’ no salário do fim de semana?

11:50 12 Junho, 2026 11:26 12 Junho, 2026 | João Luís

Pode abranger 3 dias consecutivos a autodeclaração de doença, mas sábado e domingo nem sempre podem ser descontados. Saiba o que deve fazer

Algarve Cultura Nacional

Arraial Solidário angaria fundos para melhorar refeitório da Associação de Paralisia Cerebral de Faro

17:13 12 Junho, 2026 17:18 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

APCC Faro convida a comunidade a participar, divertir-se e fazer a diferença numa noite dedicada à solidariedade

Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve Economia

Lavandaria algarvia OM WASH conquista certificação ambiental ISO 14001

10:10 12 Junho, 2026 09:58 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa algarvia especializada no setor hoteleiro posiciona-se na vanguarda da lavandaria industrial sustentável em Portugal.

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz

12:30 12 Junho, 2026 20:10 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Europe Direct Algarve Opinião

Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro

08:00 12 Junho, 2026 08:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro e Braga reforçaram presença portuguesa na Culture Next, marcada pela defesa da liberdade artística em tempos de crise

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Autodeclaração de baixa por doença à sexta-feira: o patrão pode ‘cortar’ no salário do fim de semana?

11:50 12 Junho, 2026 11:26 12 Junho, 2026 | João Luís

Pode abranger 3 dias consecutivos a autodeclaração de doença, mas sábado e domingo nem sempre podem ser descontados. Saiba o que deve fazer

Algarve, Cultura, Nacional

Arraial Solidário angaria fundos para melhorar refeitório da Associação de Paralisia Cerebral de Faro

17:13 12 Junho, 2026 17:18 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

APCC Faro convida a comunidade a participar, divertir-se e fazer a diferença numa noite dedicada à solidariedade

Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve, Economia

Lavandaria algarvia OM WASH conquista certificação ambiental ISO 14001

10:10 12 Junho, 2026 09:58 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresa algarvia especializada no setor hoteleiro posiciona-se na vanguarda da lavandaria industrial sustentável em Portugal.

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz

12:30 12 Junho, 2026 20:10 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Europe Direct Algarve, Opinião

Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro

08:00 12 Junho, 2026 08:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro e Braga reforçaram presença portuguesa na Culture Next, marcada pela defesa da liberdade artística em tempos de crise

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Últimas Notícias

  • Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque
    Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque
  • Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora
    Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora
  • Faro celebra motricidade infantil com mais de 2.500 alunos
    Faro celebra motricidade infantil com mais de 2.500 alunos
  • Arraial Solidário angaria fundos para melhorar refeitório da Associação de Paralisia Cerebral de Faro
    Arraial Solidário angaria fundos para melhorar refeitório da Associação de Paralisia Cerebral de Faro
  • O verão começa no Norte com ‘mudanças silenciosas’ nas praias e há novidades sobre as bandeiras azuis
    O verão começa no Norte com ‘mudanças silenciosas’ nas praias e há novidades sobre as bandeiras azuis
  • Projeto ‘Vilas em Movimento’ leva bicicletas elétricas partilhadas a Alcoutim
    Projeto ‘Vilas em Movimento’ leva bicicletas elétricas partilhadas a Alcoutim

Opinião

  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
  • A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
    A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
  • Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
    Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal