
A Estrada Nacional 2 (EN2), com os seus longos 738,5 quilómetros, atravessa o país de uma ponta à outra e pode ser um excelente roteiro para conhecer alguns dos melhores recantos de Portugal, sugere a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer.
A aventura pode iniciar-se tanto pelo norte, em Chaves, como pelo sul, em Faro, saltando depois de cidade em cidade até à outra ponta.
“A maior parte das autocaravanas têm todas as comodidades que são precisas para que a aventura corra sobre rodas. Mas existem particularidades que é importante conhecer. Não se esqueça que a água, o gás e a eletricidade são limitados, por isso, vá parando nas áreas de serviço para abastecer o depósito de água potável e descarregar o reservatório das águas sujas”, lembra a momondo.
“As autocaravanas mais modernas já vêm equipadas com painéis fotovoltaicos, baterias para armazenar a energia, que transformam a energia em corrente alterna, o que permite ter acesso a eletricidade mesmo quando a autocaravana está estacionada fora de um parque de campismo”, acrescenta.
Não se esqueça que deve pernoitar “em segurança sem se arriscar a levar uma multa. Existem três situações em que pode pernoitar de autocaravana: parques de campismo, parques de autocaravanas ou num estacionamento público, respeitando as regras do Código da Estrada”.
Integram o roteiro Chaves, Vila Real, Peso da Régua, Lamego, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Abrantes, Ponte de Sor, Montemor-o-Novo e Faro.
(CM)