A canícula 2025 já arrancou. Mapas de referência da Meteored revelam as principais tendências do que esperar do tempo em Portugal no período mais quente do ano. Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, analisa os principais destaques da temperatura e precipitação previstos em Portugal para as próximas semanas, num período que se estenderá até 15 de agosto.
“A canícula é o período do ano em que o calor costuma intensificar mais em Portugal. Apesar de não existirem datas fixas no calendário que assinalem o seu princípio e fim, a canícula tem por hábito desenrolar-se entre 15 de julho e 15 de agosto”, explica Alfredo Graça.

“Canícula também é um termo que pode ser utilizado para a referência apossíveis ondas de calor ou vários dias consecutivos de muito calor, geralmente associadas à presença de padrões anticiclónicos praticamente estacionários, gerados durante eventos de bloqueio atmosférico”, acrescenta o editor-chefe da Meteored Portugal..
O que está à vista em Portugal para a segunda metade do mês de julho?
De acordo com os mapas mensais da Meteored e com os dados plasmados nos mapas de previsão semanal de anomalias térmica do modelo Europeu (ECMWF), as temperaturas em Portugal continental irão escalar à medida que entrarmos na segunda quinzena de julho, com algumas regiões a revelarem anomalias bastante expressivas: distritos de Bragança e Guarda (até 4 ºC acima dos valores médios da normal climatológica de referência nalgumas zonas).
Nas restantes regiões do país as tendências da anomalia térmica são menos acentuadas do que nos distritos supracitados. Porém, isso não significa que o tempo quente não irá “apertar”. De facto, ao analisar-se o mapa mensal, observa-se para o que resta de julho uma tendência generalizada de temperaturas acima da média em quase toda a extensão territorial do Continente. Nos Açores e Madeira prevê-se o mesmo cenário: temperaturas acima da média, embora com anomalias térmicas positivas mais suaves (até 1 ºC).
Em relação à chuva, poderá aparecer esporadicamente nas próximas semanas, sendo que seria mais expressiva na faixa litoral entre os distritos de Viana do Castelo e Leiria, e também no arquipélago dos Açores.
Primeiras tendências meteorológicas para os primeiros 15 dias de agosto
Antes de mais é preciso relembrar que as previsões de médio-longo prazo devem ser encaradas como tendências e não como as habituais previsões de 3-5 dias, com carácter mais determinista. Deste modo, a fiabilidade e valor destas previsões é mais reduzida, mas é perfeitamente capaz de nos dar uma primeira aproximação ao tempo que poderá fazer nas semanas em análise.
Assim, para a primeira quinzena de agosto 2025, os mapas do modelo de confiança da Meteored apostam por um cenário meteorológico em que o calor continuará a ser significativo em todas as unidades territoriais portuguesas, desde o Continente até às Regiões Autónomas, com muitas regiões a registarem temperaturas até 1 ºC acima da média.
Quanto à precipitação antecipada para agosto 2025 em Portugal, os mapas mensais da Meteored são claros: tempo globalmente seco e com precipitação residual no Continente e Madeira. Já para os Açores, o cenário meteorológico previsto para o terceiro mês do verão climatológico é bastante distinto: poderá chover até 10 mm acima dos valores médios de referência na maioria das ilhas do arquipélago.
Mais informação no artigo original: Previsão Canícula 2025: eis o que esperar do tempo em Portugal para o período mais quente do ano!
Leia também: Há uma nova fraude no Multibanco que pode deixá-lo de ‘carteira vazia’: veja como se proteger
















