O Turismo de Portugal abriu o período de candidaturas à Bolsa Luís Patrão, uma iniciativa de valorização do capital humano no setor do turismo. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 31 de maio de 2025, exclusivamente através da plataforma digital disponibilizada no portal oficial do Turismo de Portugal.
Com uma dotação total de 500 mil euros, serão atribuídas dez bolsas de estudo, repartidas entre cinco bolsas para cursos de especialização técnico-profissional e cinco bolsas para programas de pós-graduação, como mestrados e MBAs.
Cada bolsa tem um valor individual de 50 mil euros e destina-se a jovens até aos 35 anos, residentes em Portugal, com formação técnica ou superior e uma média igual ou superior a 14 valores no último grau académico concluído.
Criada em 2023, a Bolsa Luís Patrão pretende apoiar jovens com elevado potencial, proporcionando-lhes formação de excelência e capacitando-os para assumir funções de liderança no futuro do setor turístico nacional.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “a Bolsa promove a criação de uma rede de jovens profissionais altamente qualificados, contribuindo para a formação de gestores de topo com competências em áreas estratégicas para o turismo nacional”.
O processo de seleção será conduzido por um júri externo e independente, que avaliará as candidaturas com base em critérios como desempenho académico, experiência profissional, perfil de liderança, contributo potencial para o setor, inovação e sustentabilidade.
Na sua edição inaugural, a Bolsa Luís Patrão apoiou dez jovens que frequentaram instituições de renome internacional, entre as quais se destacam o Les Roches Marbella, o Culinary Institute of Barcelona, a Alain Ducasse Paris, a Universidade Católica Lisbon e o ISEG. Três dos bolseiros eram alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, evidenciando o papel desta rede na descoberta e promoção do talento nacional.
O regulamento completo e o formulário de candidatura estão disponíveis no site oficial do Turismo de Portugal: urismodeportugal.pt/pt/bolsa-luis-patrao
Leia também: Nem salmão nem atum: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e que dará saúde aos ossos
