A DECO, em parceria com outras 16 organizações europeias, criou a ferramenta LifestyleTest com o objetivo de ajudar os consumidores a conhecer a sua pegada de carbono e refletir sobre os seus hábitos de consumo. Até ao momento, 10.216 portugueses já realizaram este teste, revelando uma pegada de carbono média de 8.870 kgCO₂e por pessoa, por ano.
Hoje, 22 de abril, assinala-se o Dia da Terra, um momento que reforça a urgência de cuidar do nosso Planeta. Os dados recolhidos através do LifestyleTest revelam uma realidade preocupante: para que seja possível limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até 2030, a pegada média deveria situar-se nos 2.500 kgCO₂e por pessoa, por ano. Contudo, os números em Portugal estão muito acima desse objetivo.
Segundo os resultados obtidos, a área dos transportes apresenta a maior contribuição para a pegada de carbono, com 4.556 kgCO₂e por pessoa, por ano. Nesta secção do teste, são avaliadas questões como a utilização de carro ou transportes públicos, caminhadas, uso de bicicleta e viagens de avião.
A alimentação surge como a segunda área mais impactante, com uma média de 2.384 kgCO₂e por pessoa, por ano. O teste permite medir o impacto do consumo de carne (sobretudo bovina), queijos, lacticínios, bebidas importadas como chá e café, e refeições fora de casa ou entregues ao domicílio.
Segue-se a área das compras, responsável por 1.170 kgCO₂e por pessoa, por ano. Este segmento avalia o consumo médio de vestuário, calçado e produtos de lazer, bem como a escolha de artigos em segunda mão ou equipamentos eletrónicos recondicionados.
Por último, a área da casa regista a menor pegada de carbono, com 761 kgCO₂e por pessoa, por ano. Aqui são considerados fatores como o tipo e ano de construção da habitação, o consumo de energia e de água.
A DECO sublinha que o “LifestyleTest pode ajudar os cidadãos que querem adotar um estilo de vida positivo e sustentável a passar da consciência ambiental ao combate real das alterações climáticas”.
Leia também: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes