Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Concessionários de praia pedem mais ações de sensibilização durante época balnear

Incumprimento das regras relativas ao acesso e ocupação das praias, no âmbito da pandemia de covid-19, passa a estar este ano sujeito a um regime contraordenacional

16:43 14 Maio, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia alertou hoje para a necessidade de mais ações de sensibilização sobre as regras de acesso e ocupação das praias na época balnear, que começa em Almada e Cascais no sábado.

Em declarações à agência Lusa, João Carreira referiu que os concessionários, “como estão na linha de frente, só querem dar o seu contributo para a segurança” das pessoas, devido à pandemia de covid-19.

“[…] Falarem em multas, em coimas e mais isto, quer dizer, acho que devia de haver mais gente no terreno para sensibilizar as pessoas num caso ou outro, agora, quanto ao resto isso compete às entidades verificarem”, adiantou o dirigente, explicando que os concessionários vão manter os acordos assinados, no ano passado, com a Direção-Geral de Saúde.

Questionado sobre a manchete do Jornal de Notícias, de quinta-feira, que dava conta da existência de multas avultadas para quem não cumprisse as regras sanitárias nas praias, João Carreira disse que, até ao momento, ainda não foi informado.

“Nós, para já, não temos conhecimento de nada. Do decreto-lei, não vimos nada. Nós fazemos parte do grupo de trabalho e não temos conhecimento de nada disso, não foi aflorado nas reuniões”, respondeu.

O Jornal de Notícias noticiou, citando “o projeto de decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, em 06 de maio”, que haverá multas entre os 50 e os 100 euros para quem não usar máscara nos acessos a praias, restaurantes, balneários e paredões, bem como para quem esteja a frequentar uma praia com excesso de lotação.

O JN adiantou ainda que os concessionários também vão ser alvo de contraordenações mais pesadas, com multas entre os 500 e os 1.000 euros, caso falhem na higienização e limpeza dos seus equipamentos ou não afixarem, em local visível, as normas dos banhistas.

“O que temos a dizer aos concessionários é que no ano passado as coisas correram muito bem, os utentes têm a noção da segurança que têm que ter, este é o ‘feedback’ que nós temos e que vemos no terreno”, indicou.

À Lusa, João Carreira adiantou ainda que a época balnear começa já este sábado nos concelhos de Almada (Setúbal) e Cascais (Lisboa), mas no Algarve só começará em junho, aquando do início oficial.

“O conhecimento que nós temos é que os dois concelhos que antecipam é sempre Almada e Cascais. O Algarve, este ano, pelo menos pelo ‘feedback’ que nós temos, só começa em junho, porque é normalmente quando começa a época balnear”, sublinhou.

Na terça-feira, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, revelou, no parlamento, que a maior parte dos municípios decidiu iniciar a época balnear em 12 de junho, acrescentando que a fixação dessa data vai ser publicada ainda esta semana.

Em declarações na quinta-feira à agência Lusa, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, revelou que no concelho a época balnear começaria no sábado.

Hoje, à Lusa, o presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia alertou ainda para necessidade de mais apoio por parte dos municípios, considerando que, em 2020, tiveram “quebras gigantes em relação aos anos anteriores”.

O incumprimento das regras relativas ao acesso e ocupação das praias, no âmbito da pandemia de covid-19, passa a estar este ano sujeito a um regime contraordenacional, confirmou na quinta-feira a ministra da Presidência.

Durante a conferência de imprensa, após a reunião semanal do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva reiterou o que já tinha dito na semana passada relativamente aos locais onde é ou não é obrigatório o uso de máscara.

Uma das alterações em relação ao ano passado, acrescentou a ministra da Presidência, prende-se com o sistema de semáforos à entrada das praias, relativo à sua ocupação.

Segundo Mariana Vieira da Silva, a cor verde passa a indicar uma ocupação até 50%, a cor amarela entre 50% e 90% e a cor vermelha acima de 90%.

Em 2020, a cor verde indicava uma ocupação baixa (1/3), amarelo ocupação elevada (2/3) e vermelho ocupação plena (3/3).

No ano passado foi determinado que os utentes das praias deviam assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

A utilização do areal das praias estava interdita a “atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares”.

Nos toldos, colmos e barracas de praia, “em regra, cada pessoa ou grupo só podia alugar de manhã [até às 13:30] ou tarde [a partir das 14:00]”, com o máximo de cinco utentes.

Já hoje, o Presidente da República promulgou o diploma que regula o acesso e a ocupação das praias durante a época balnear deste ano, no contexto da pandemia da covid-19, alertando para a aplicação prática do novo regime sancionatório.

“Chamando a atenção para as questões que se suscitam na aplicação prática do novo regime sancionatório, matéria em que importa garantir o cumprimento das regras substanciais e, ao mesmo tempo, não criar condições que as esvaziem”, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto-lei do Governo, lê-se numa nota publicada na página da Internet da Presidência da República.

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve

Revisão do PDM de Vila Real de Santo António entra em discussão pública

14:47 9 Setembro, 2026 14:47 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A discussão pública terá 30 dias úteis e permitirá à população, empresas e instituições apresentar contributos à proposta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Lord Stow's Bakery, em Macau. Crédito: Foto DR
Gastronomia Mundo Nacional

Nem queijada, nem pão de ló: foi este doce tradicional português que ‘conquistou’ os asiáticos e vende mais de 30 mil unidades por dia

11:40 9 Setembro, 2026 02:36 9 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Doce tradicional português faz furor mesmo fora do nosso país, sendo consumido por milhares de pessoas na Ásia

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Algarve Cultura

Escola Verão Azul regressa a Faro com dança, performance e artes visuais

12:14 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dança, performance, voz e artes visuais cruzam-se na segunda edição da Escola Verão Azul, com inscrições até 13 de setembro

Algarve Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve

Revisão do PDM de Vila Real de Santo António entra em discussão pública

14:47 9 Setembro, 2026 14:47 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A discussão pública terá 30 dias úteis e permitirá à população, empresas e instituições apresentar contributos à proposta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Lord Stow's Bakery, em Macau. Crédito: Foto DR
Gastronomia, Mundo, Nacional

Nem queijada, nem pão de ló: foi este doce tradicional português que ‘conquistou’ os asiáticos e vende mais de 30 mil unidades por dia

11:40 9 Setembro, 2026 02:36 9 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Doce tradicional português faz furor mesmo fora do nosso país, sendo consumido por milhares de pessoas na Ásia

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Algarve, Cultura

Escola Verão Azul regressa a Faro com dança, performance e artes visuais

12:14 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dança, performance, voz e artes visuais cruzam-se na segunda edição da Escola Verão Azul, com inscrições até 13 de setembro

Algarve, Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Chuva e vento ainda não vão deixar estas regiões ‘em paz’ neste dia
    Chuva e vento ainda não vão deixar estas regiões ‘em paz’ neste dia
  • Homem perdeu todos os pontos da carta de condução há 5 anos mas continuou a trabalhar como camionista: autoridades descobriram desta forma
    Homem perdeu todos os pontos da carta de condução há 5 anos mas continuou a trabalhar como camionista: autoridades descobriram desta forma
  • Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data
    Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data
  • Pediatra reforça: estes são os 5 conselhos que se davam há 30 anos e hoje não fazem sentido
    Pediatra reforça: estes são os 5 conselhos que se davam há 30 anos e hoje não fazem sentido
  • Observação de aves volta a atrair participantes de todo o mundo a Sagres
    Observação de aves volta a atrair participantes de todo o mundo a Sagres

Opinião

  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento