Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Cidadãos pedem ponte pedonal para ilha de Cabanas invocando segurança e livre acesso

O grupo “Pela construção de uma ponte pedonal para a ilha de Cabanas” lançou uma petição ‘online’ que propõe a criação de uma travessia em madeira que ligue Cabanas e a ilha barreira da Ria Formosa situada em frente à vila

09:25 13 Maio, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Grupo de cidadãos defende a construção de uma ponte pedonal entre Cabanas de Tavira e a praia da ilha de Cabanas

A falta de segurança, a acumulação de passageiros no verão e a democratização no acesso justificam a construção de uma ponte pedonal entre Cabanas de Tavira e a praia da ilha de Cabanas, defende um grupo de cidadãos.

O grupo “Pela construção de uma ponte pedonal para a ilha de Cabanas” lançou uma petição ‘online’ que propõe a criação de uma travessia em madeira que ligue Cabanas, em Tavira, e a ilha barreira da Ria Formosa situada em frente à vila, permitindo “evitar longas filas” para as embarcações marítimo-turísticas que ligam os dois pontos, disse um porta-voz à Lusa.

O projeto poderia também garantir “o acesso à praia durante todo o ano sem depender das embarcações” que transportam as pessoas e “reduzir o número de embarcações”, algumas de pescadores, que proporcionam esse serviço, com “vantagens para o ambiente” e “a segurança marítima”, justificou José António Pinto, um dos elementos do grupo, criado por habitantes locais.

Apesar das vantagens apontadas pelos autores da petição, que conta com mais de 2.000 assinaturas, em cerca de um ano, o projeto não tem tido retorno das entidades oficiais, nomeadamente da autarquia, do Parque Natural da Ria Formosa, tutelado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), ou a Docapesca, na qualidade de autoridade portuária, lamentou.

“Infelizmente não temos tido grande recetividade por parte de quem decide estas matérias. Mandámos ‘emails’, fizemos uma longa exposição, detalhada e documentada, mas não há vontade. A presidente [da Câmara de Tavira] publicamente tem dito sempre que é contra”, disse aquele porta-voz.

A agência Lusa tentou, sem sucesso, obter uma posição relativamente à proposta da criação de uma travessia pedonal entre as margens da Ria Formosa, em Cabanas, da presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins (PS), do diretor regional do Algarve do ICNF, Joaquim Castelão Rodrigues, e da Docapesca.

Questionado pela Lusa sobre as condições de segurança marítima na zona, o capitão do porto de Tavira disse que a decisão de construir a ponte “não depende da capitania”, e explicou que “operam na zona diversos operadores”, obrigados “a adaptar-se ao tráfego existente”, sobretudo em termos de “velocidade”, sendo regularmente “fiscalizados pela Polícia Marítima”.

“Relativamente à segurança, nós tivemos lá um acidente o ano passado, mas desde que eu cá estou, há três anos, foi o único”, acrescentou Rui Vasconcelos Duarte, reconhecendo que “é um facto que circula muita gente” naquela zona do sotavento (leste) algarvio no verão.

A mesma fonte referiu ainda que essas “são as condições particulares da zona” e frisou que uma eventual ponte teria de ser construída com especificações que permitissem a circulação marítima na parte inferior, embora as embarcações que lá operam não sejam “de grandes dimensões”.

José António Pinto, por seu turno, criticou que tenham sido apontados “alguns falsos argumentos” , como a ideia de que a existência de uma ponte iria contribuir para “massificar o turismo em Cabanas” e levaria “muita gente para a ilha”.

“Isto é um contrassenso da própria presidente, porque a massificação chama-se turismo e o número de pessoas é condicionado pelo número de camas que há e não por uma ponte”, contrapôs, frisando que a falta da travessia obriga as pessoas a optarem pelo barco, com custos de “dois euros por pessoa”.

A mesma fonte lembrou que, nos principais meses de verão, as embarcações responsáveis pelo transporte de passageiros entre as duas margens da ria não têm capacidade para evitar a acumulação de pessoas, sobretudo para o regresso à vila ao final do dia, havendo “número elevado de barcos a circular” com “prejuízos para o ambiente e para a própria segurança” marítima.

“Termina o verão, terminam as carreiras regulares. E, embora possa haver um barco ou outro a fazer a travessia, as pessoas não vão pagar dois euros por pessoa para irem passear ou fazer exercício na praia uma hora. A ponte também permitiria isso”, sustentou, apontando como possível motivo para a falta de apoio das autoridades “o ‘lobby’ das embarcações marítimo-turísticas”.

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve

Revisão do PDM de Vila Real de Santo António entra em discussão pública

14:47 9 Setembro, 2026 14:47 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A discussão pública terá 30 dias úteis e permitirá à população, empresas e instituições apresentar contributos à proposta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Lord Stow's Bakery, em Macau. Crédito: Foto DR
Gastronomia Mundo Nacional

Nem queijada, nem pão de ló: foi este doce tradicional português que ‘conquistou’ os asiáticos e vende mais de 30 mil unidades por dia

11:40 9 Setembro, 2026 02:36 9 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Doce tradicional português faz furor mesmo fora do nosso país, sendo consumido por milhares de pessoas na Ásia

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Algarve Cultura

Escola Verão Azul regressa a Faro com dança, performance e artes visuais

12:14 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dança, performance, voz e artes visuais cruzam-se na segunda edição da Escola Verão Azul, com inscrições até 13 de setembro

Algarve Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve

Revisão do PDM de Vila Real de Santo António entra em discussão pública

14:47 9 Setembro, 2026 14:47 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A discussão pública terá 30 dias úteis e permitirá à população, empresas e instituições apresentar contributos à proposta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Lord Stow's Bakery, em Macau. Crédito: Foto DR
Gastronomia, Mundo, Nacional

Nem queijada, nem pão de ló: foi este doce tradicional português que ‘conquistou’ os asiáticos e vende mais de 30 mil unidades por dia

11:40 9 Setembro, 2026 02:36 9 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Doce tradicional português faz furor mesmo fora do nosso país, sendo consumido por milhares de pessoas na Ásia

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Algarve, Cultura

Escola Verão Azul regressa a Faro com dança, performance e artes visuais

12:14 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dança, performance, voz e artes visuais cruzam-se na segunda edição da Escola Verão Azul, com inscrições até 13 de setembro

Algarve, Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Chuva e vento ainda não vão deixar estas regiões ‘em paz’ neste dia
    Chuva e vento ainda não vão deixar estas regiões ‘em paz’ neste dia
  • Homem perdeu todos os pontos da carta de condução há 5 anos mas continuou a trabalhar como camionista: autoridades descobriram desta forma
    Homem perdeu todos os pontos da carta de condução há 5 anos mas continuou a trabalhar como camionista: autoridades descobriram desta forma
  • Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data
    Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data
  • Pediatra reforça: estes são os 5 conselhos que se davam há 30 anos e hoje não fazem sentido
    Pediatra reforça: estes são os 5 conselhos que se davam há 30 anos e hoje não fazem sentido
  • Observação de aves volta a atrair participantes de todo o mundo a Sagres
    Observação de aves volta a atrair participantes de todo o mundo a Sagres

Opinião

  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento