Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Após mais de 20 anos de reivindicações vai ser criada a Reserva Natural da Lagoa dos Salgados

A Almargem congratula-se pela decisão agora tomada pelo Estado-Português, a qual considera que “constitui um marco histórico para a conservação da Natureza no Algarve, mas também uma vitória de todos aqueles que ao longo de mais de duas décadas lutaram para que a Lagoa dos Salgados tivesse um estatuto de proteção como o agora anunciado, o qual é plenamente justificado”

16:06 30 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Após mais de 20 anos de reivindicações, foi tornado público no passado dia 22 de novembro o, já há muito desejado, anúncio por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) da proposta de criação da futura Reserva Natural da Lagoa dos Salgados.

A Associação Almargem congratula-se pela decisão agora tomada pelo Estado-Português, a qual considera que “constitui sem sombra de dúvida um marco histórico para a conservação da Natureza no Algarve, mas também uma vitória de todos aqueles que ao longo de mais de duas décadas lutaram para que a Lagoa dos Salgados tivesse um estatuto de proteção como o agora anunciado, o qual é plenamente justificado”.

A Almargem recorda que a “proteção desta área é há muito reivindicada, por várias Organizações Não-Governamentais de Ambiente (locais e nacionais), entre as quais a Almargem, através da participação na Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados, a qual integra membros da sociedade civil, entre os quais Frank McClintock, responsável pela petição “Save Salgados” que mobilizou mobilização de mais de 35.000 pessoas em torno desta causa”.

Neste sentido, a Almargem promoveu em 2019 um estudo sobre 3 Zonas Húmidas da região – o qual incluiu além da Lagoa dos Salgados, outras duas zonas húmidas – Foz do Almargem e Trafal, em Loulé, e Alagoas Brancas, em Lagoa – que não gozavam de qualquer estatuto de proteção. Este estudo viria a concluir a importância da Lagoa dos Salgados e a necessidade de promover a sua proteção efetiva por via da classificação área, e a correspondente revisão dos PDMs em vigor de forma a assegurar os seus valores naturais.

“Em boa hora a autarquia de Silves, à semelhança da de Loulé, mas ao contrário do vizinho concelho de Lagoa, acolheu as medidas propostas no referido estudo para a área, tal como o ICNF, entidade que por várias vezes chegou a questionar da importância dos valores naturais em presença nesta área, representando este reconhecimento uma decisão importante, que há muito se exigia na proteção e valorização desta área”, salienta a Almargem.

A confirmar-se a criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados, esta será a segunda na região a integrar a designada Rede Nacional de Áreas Protegidas – depois da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António que foi justamente a primeira Reserva a ser constituída em Portugal, em 1975 – a qual integra ainda o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Parque Natural da Ria Formosa e as Áreas de Paisagem Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, áreas essas que cobrem cerca de 8,6 % (43.000 ha) do território do Algarve.

A área onde se localiza a Lagoa dos Salgados, integra uma vasta área, conhecida por Praia Grande, onde se inclui uma outra zona húmida – o Sapal/Foz da Ribeira de Alcantarilha, a qual apresenta um grande interesse científico ao nível geológico e biológico, não só por albergar uma grande quantidade e variedade de espécies de aves, mas também pela sua riqueza em flora, o qual é fruto de um mosaico de habitats, que para além de integrar aquelas duas zonas húmidas inclui sistemas dunares, prados, pomares de sequeiro e habitats de natureza agrícola, constituindo um dos únicos troços livres do litoral central do Algarve.

Apesar do atual PDM de Silves (cuja revisão teve lugar recentemente) condicionar bastante a ocupação/alteração do uso do solo naquela área, a Almargem ressalva que “continua a pairar sobre esta área a ameaça do mega-empreendimento que está previsto para a zona da Praia Grande, o qual contempla três hotéis de 4 e 5 estrelas e cerca de 350 unidades residenciais integradas em aldeamentos turísticos, num total de 4.000 camas, bem como um campo de golfe com 18 buracos”.

A este respeito, a Almargem esclarece que “não acompanha de todo a decisão da edilidade de Silves ao optar por não revogar a Unidade Operativa de Planeamento para onde está previsto o empreendimento agora nas mãos do Banco Millenium BCP, recordando que o mesmo foi ‘chumbado ‘em definitivo em 2018 em sede de AIA. Recorde-se ainda a este propósito que este projeto foi objeto em 2012 de uma ação em tribunal por parte de seis ONGA, o qual pede a impugnação do Plano de Pormenor de Praia Grande de Silves, bem como da primeira Declaração de Impacte Ambiental, a qual se encontra ainda pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé desde então”.

A Almargem quer acreditar que “esta decisão resulta de um interesse genuíno em preservar toda a área entre a Lagoa dos Salgados e o Sapal de Alantarilha – proposta que irá fazer valer em sede de Consulta Pública – em articulação com o futuro Parque Natural Marinho do Recife do Algarve, objetivo este que esta Associação considera não ser de todo compatível com a ocupação prevista para a Praia Grande, pelo que exorta as autoridades de impedir o avanço do referido projeto nos moldes anteriormente apresentados, por mais “verde” que seja o rótulo que lhe seja colocado, substituindo-o por um projeto que seja verdadeiramente sustentável e respeitador do património natural que esta área alberga”.

Ao mesmo tempo, esta associação espera que “este ato de classificação seja acompanhado de forma indubitável por um conjunto de medidas concretas, as quais promovam a efetiva proteção das duas zonas húmidas existentes na zona, e da área que as enquadra, nomeadamente através da execução das ações necessárias para a manutenção e recuperação das espécies que ali ocorrem, bem como dos habitats em presença, e dos geossítios identificados, a valorização do património cultural em presença, a elaboração e dinamização de um programa anual de atividades de um bem como o condicionamento da visitação a um regime que permita o usufruto lúdico e pedagógico da Lagoa, mas que garanta ao mesmo níveis mínimos de perturbação do ambiente natural”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve Gastronomia Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve

17:30 22 Junho, 2026 17:33 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de inspeção periódica obrigatória foi a infração mais registada pela GNR, com 117 casos detetados numa semana

Algarve Ensino

UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais

09:40 22 Junho, 2026 09:38 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ranking QS 2027 analisou 8808 instituições, mas apenas 1504 cumpriram os critérios para obter uma posição internacional

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Polvo na panela.
Gastronomia Nacional

“Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo

19:40 22 Junho, 2026 22:59 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Marinhas, em Aveiro, venceu um concurso nacional de tascas com mais de 100 participantes, distinguindo-se com um arroz de polvo

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Ciência Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Fonte de vinho de Navarra, Espanha.
Europa Vida & Lazer

Lembra-se da proposta para haver “vinho canalizado” em Portugal? ‘Aqui ao lado’ há uma fonte que serve vinho grátis 24 h por dia

14:20 22 Junho, 2026 14:33 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Enquanto em Portugal a proposta de “vinho canalizado” voltou a fazer sorrir muita gente, há um lugar em Espanha onde a ideia ganhou forma

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Banco de Portugal alerta para burla que começa com uma chamada ou mensagem e pode acabar com a sua conta bancária ‘limpa’

11:00 22 Junho, 2026 10:00 22 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Autoridades alertam para burla que usa SMS, chamadas falsas e códigos bancários para tentar enganar vítimas em Portugal

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve, Gastronomia, Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve

17:30 22 Junho, 2026 17:33 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de inspeção periódica obrigatória foi a infração mais registada pela GNR, com 117 casos detetados numa semana

Algarve, Ensino

UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais

09:40 22 Junho, 2026 09:38 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ranking QS 2027 analisou 8808 instituições, mas apenas 1504 cumpriram os critérios para obter uma posição internacional

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Polvo na panela.
Gastronomia, Nacional

“Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo

19:40 22 Junho, 2026 22:59 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Marinhas, em Aveiro, venceu um concurso nacional de tascas com mais de 100 participantes, distinguindo-se com um arroz de polvo

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Ciência, Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Fonte de vinho de Navarra, Espanha.
Europa, Vida & Lazer

Lembra-se da proposta para haver “vinho canalizado” em Portugal? ‘Aqui ao lado’ há uma fonte que serve vinho grátis 24 h por dia

14:20 22 Junho, 2026 14:33 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Enquanto em Portugal a proposta de “vinho canalizado” voltou a fazer sorrir muita gente, há um lugar em Espanha onde a ideia ganhou forma

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Últimas Notícias

  • Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
    Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
  • Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
    Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
  • “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
    “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal