Se for uma viagem de curta duração, o espaço para as pernas não é problema para muitos, mas no caso de uma viagem maior, esta acaba por ser uma preocupação de uma grande maioria dos passageiros. Ainda assim, há quem privilegie o conforto na hora de viajar, independentemente da distância a que se encontra do destino, e há uma forma de saber quanto espaço vai ter para as pernas, antes de comprar o bilhete de avião.
Para além disso, depois de descobrir como pode ver a que distância o seu assento vai estar do banco da frente, irá concluir que até são bastantes os casos onde pode viajar com maior conforto em companhias lowcost, do que em companhias aéreas de bandeira, como é o caso da TAP.
Sabe-se que o espaço médio para as pernas costuma ser de 76 centímetros
Dentro de um avião, todos os milímetros contam e com o aumento do número de passageiros, as companhias aéreas estão a optar por aeronaves maiores, com um maior número de assentos, o que faz com que o espaço entre os mesmos sejam cada vez menor.
O espaço médio para as pernas é de 76 centímetros, mas consoante o voo e a companhia aérea, esta distância pode ser maior ou menor e é esta que vai definir o seu conforto a bordo.
Escreve a NiT que, “regra geral, nos aviões das companhias aéreas lowcost os lugares dos passageiros costumam ser mais estreitos e desconfortáveis”, mas há exceções à regra. É caso para dizer que nem sempre “o barato sai caro”.
Considere por exemplo o trajeto entre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o Aeroporto Josep Tarradellas, em Barcelona. Existem quatro companhias aéreas com vários voos diretos e diários a assegurar a ligação entre os dois aeroportos. Falamos das lowcost, Ryanair, Easyjet e Vueling, assim como da companhia de bandeira, TAP Air Portugal.
Por exemplo, se simular no Google Flights os voos de Lisboa para Barcelona no sábado, dia 12 de abril, irá verificar que o avião da Ryanair é o que lhe oferece um maior espaço entre as pernas, garantindo uma distância de 76 centímetros para o assento imediatamente à sua frente. Já a Vueling e a Easyjet prometem 74 centímetros de espaço para as pernas.
TAP oferece menor espaço para as pernas na maioria dos voos
A TAP é a única companhia aérea que não é lowcost a fazer a ligação entre Lisboa e Barcelona e é a que oferece o menor espaço para as pernas na maior parte dos voos (71 centímetros). De salientar que em determinados voos TAP, os passageiros têm 79 centímetros de espaço para as pernas, uma vez que algumas das ligações diárias são operadas pela TAP Express, a companhia aérea regional que pertence ao grupo TAP e que recorre a uma frota de aviões com maior distância entre os assentos.
Leia também: Onde costuma guardar o azeite? Sítio mais comum “é um dos piores lugares para o guardar”