A Provedoria do Aluno Migrante insere-se no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família ( GAAF) do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente. Foi criada no ano letivo de 2017/2018, devido à preocupação da direção do Agrupamento relativamente à inclusão dos alunos que chegam às nossas escolas, para que seja possível o sucesso educativo de todos, promovendo assim a sua qualificação.
O Agrupamento, desde há muitos anos, tem tradição no Acolhimento e Valorização da cultura e da língua dos alunos estrangeiros, tendo, inclusive sido parte fundamental na organização do I Encontro Inter e Multicultural de Albufeira, organizado pela Câmara Municipal de Albufeira e o projeto “Nós e o Mundo”, da Escola Secundária de Albufeira, no ano de 2008.
O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família foi criado no contexto do Projeto de Intervenção da Ex-Diretora Sérgia Medeiros, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso de todos os jovens, através de uma articulação entre a escola a família e a comunidade, no que diz respeito a situações de risco e outras problemáticas que podem pôr em causa o bem-estar e o desempenho das crianças e jovens do Agrupamento. A Provedoria do Aluno Migrante é integrada no GAAF aquando da criação deste Gabinete, tendo como intuito acolher e integrar os alunos recém-chegados, dando-lhes o primeiro apoio na adaptação a uma nova escola e à cidade, promovendo a sua autonomia e adequada integração, motivando-os a participar ativamente na escola e nas atividades da comunidade, nomeadamente as promovidas pela autarquia.
Em 2020, a professora Cristina Pinto, Provedora do Aluno Migrante, assumiu a coordenação do GAAF, tendo a professora Joana Silva sido convidada para dar continuidade às suas funções. Formada em Estudos Portugueses e Português/Espanhol, com Mestrado em Ensino de Português como Língua Segunda e Estrangeira e formadora do Alto Comissariado para as Migrações, além da sua formação tem uma relação muito afetiva com as questões de integração dos alunos estrangeiros, já que foi também ela aluna em países estrangeiros.
De que forma integramos os nossos alunos?
Em primeiro lugar, é feita uma receção aos alunos recém-chegados, sendo-lhes mostrada a escola e indicados os sítios onde devem tratar determinadas questões ou aceder a serviços como, por exemplo, os Serviços Administrativos, o SASE, a reprografia, a biblioteca escolar, entre outras. Posteriormente, são organizadas reuniões com alunos por nacionalidades, de forma a que os recém-chegados encontrem mentores que falem a sua língua materna, ou outra que entendam bem, e que lhes possam servir de interlocutores, tradutores ou conselheiros.
Nesta reunião, são-lhes explicadas questões relacionadas com as características do sistema de ensino português, nomeadamente a escolaridade obrigatória até aos 18 anos, bem como recomendações relacionadas com o absentismo. Nestes encontros, os alunos conhecem-se e aproximam-se de quem os pode ajudar a fazer novos amigos.
No decorrer do ano, a provedora vai tentando auxiliar os professores, funcionários e alunos a minimizar alguns problemas de comunicação e a facilitar os momentos de contacto entre eles, através de divulgação de informações, formações, cursos, estratégias ou serviços úteis. Também, vão sendo, ainda, estabelecidos contactos com os encarregados de educação destes alunos sempre que necessário, principalmente se é detetada alguma necessidade de acompanhamento em relação à sua situação escolar, alguma carência económica, absentismo escolar ou qualquer outra situação.
Visto ser fundamental a participação ativa na escola e nas atividades da autarquia, em articulação com os professores de PLNM e o município, são promovidas atividades de divulgação cultural, seja através de mostras de culinária, exposições de trabalhos, danças do mundo, desfiles de bandeiras/roupas tradicionais, entre outras, como a participação na Feira das Línguas ou no fórum educacional OPTO.
Este ano letivo, de forma a valorizar a diversidade linguística e a interação família/escola/comunidade, lançou-se o convite aos alunos estrangeiros e aos seus pais para a criação de cursos das suas línguas maternas, para que ensinem professores, funcionários e outros alunos que entendam querer ampliar os seus conhecimentos. À semelhança do ano letivo transato, também no Dia Aberto aos Pais, serão propostos workshops/mostras culinárias, para podermos conhecer melhor as várias culturas presentes na escola.
A escola acredita que a formação de todos nestas áreas é essencial, pelo que, vários professores e alguns alunos têm participado em formações de Interculturalidade e, no ano letivo transato, foi elaborada e aplicada uma formação específica de acolhimento destinada aos assistentes operacionais do Agrupamento, capacitando-os com técnicas e estratégias de acolhimento aos alunos migrantes.
Joana Silva
(Provedora do Aluno Migrante)
Leia também: Albufeira celebrou a diversidade cultural na Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade
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