Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos Rui Gregório | DR
Cultura, Europe Direct Algarve, Nacional

Albufeira celebrou a diversidade cultural na Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou que “a língua é um dos principais aspetos da comunicação, sendo importante, para além da língua materna, aprender outras línguas estrangeiras”

17:26 28 Setembro, 2023 08:35 2 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No Dia Europeu das Línguas, que se celebra a 26 de setembro, Albufeira acolheu o evento “Dia Europeu das Línguas e dos Povos em Mobilidade”, que decorreu no Parque do Ribeiro, junto à principal entrada da cidade, entre as 10:00 e as 20:00.

O Dia Europeu das Línguas tem por objetivo a celebração do património linguístico e da diversidade cultural comuns ao continente europeu, pois na Europa existem mais de 225 línguas faladas, sendo que a maior parte das línguas europeias utiliza o alfabeto latino.

A  inauguração da III Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade, decorreu com o Desfile de Bandeiras dos diversos países europeus e culminou com os discursos das entidades presentes.

Trata-se de uma parceria entre o Europe Direct Algarve e o Município de Albufeira que contou com o apoio de várias instituições, com destaque para a Universidade do Algarve.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que foi o primeiro a usar da palavra, destacou que “a língua é um dos principais aspetos da comunicação, sendo importante, para além da língua materna, aprender outras línguas estrangeiras”.

José Carlos Rolo mostrou-se muito satisfeito pela presença de bastantes jovens das escolas do concelho, bem como de outras escolas da região, nomeadamente de Lagos, Loulé e do Colégio Internacional de Vilamoura.

O autarca sublinhou, uma vez mais, “a importância das línguas, sobretudo num município cuja base da economia reside no Turismo, tendo informado que numa das escolas do 1.º ciclo do concelho existem 45 alunos de nacionalidades diferentes. Por isso tem que haver essa facilidade de interagir com quem nos visita, mas também com os muitos imigrantes que fazem parte da nossa comunidade”, concluiu.

Francisco Oliveira, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, referiu que “o Dia da Língua é fundamental para a comunicação, para estarmos em grupo, bem como para o desenvolvimento da capacidade mental e da aprendizagem” e saudou todos os jovens presentes.

O diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade do Algarve, Sérgio Vieira, por sua vez, realçou que “o Dia Europeu da Língua é o Dia da Diversidade”. A língua é uma ferramenta que permite a informação e a transmissão de conhecimentos que visam perpetuar a cultura e as emoções, permitindo interagir com pessoas de diferentes nacionalidades, sublinhou.

Já Manuel Célio Conceição, responsável pela mentoria do evento, presidente ex-oficio do Conselho Europeu das Línguas e Docente na Universidade do Algarve, com o apoio da Direção Geral de Tradução da Comissão Europeia em Portugal, disse que “acima de tudo, a minha Língua sou Eu. Não há hierarquia entre línguas e já que estão cá pessoas de nacionalidades diferentes ensinem-nos, também, a vossa língua, com vista a incentivar a tolerância e a existência de uma sociedade melhor, que nos permita vivermos em paz”.

Cada um tem a sua identidade, mas há que saber respeitar todos, afirmou, ainda, chamando a atenção para o tema das comemorações de 2023 “Unidos na Diversidade”.

A vereadora Cláudia Guedelha agradeceu a oportunidade de receber a III Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade em Albufeira. Na sua intervenção utilizou a máxima “Todos diferentes, todos iguais” para destacar que a língua deve ser “um instrumento de aproximação entre pessoas de diferentes nacionalidades. A língua não deve ser uma barreira, mas um fator de aproximação”, concluiu.

No final dos discursos, os jovens gritaram a plenos pulmões “juntos somos mais fortes”.

O programa prosseguiu com a visita dos participantes aos vários espaços expositivos, onde os jovens tiveram a oportunidade de recolher diverso material informativo, com a hora do conto (com tradução em simultâneo para inglês e espanhol), apresentação do livro “O Lápis”, também com tradução simultânea pelos alunos do Colégio de Vilamoura.

Danças, Leitura Expressiva de um excerto de D. Quixote, SPEAKSPEEDDATING, canções para os imigrantes, Tertúlia: Línguas, mobilidade, inclusão e equidade, Workshop Danças do Mundo, Coro Nacional “Vereteno”, atividades no âmbito do projeto MUDAKI, DOINA e muito mais.

Por toda a Europa, 700 milhões de europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são incentivados a aprender mais línguas, em qualquer idade. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, acreditando que a diversidade linguística é uma “estrada” para alcançar uma maior cpmpreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

No dia anterior ao evento, esteve uma estrutura móvel localizada junto ao Centro de Saúde, denominada “Roadshow Eurodesk”, da Agência Nacional ERASMUS + JÁ e Corpo Europeu de Solidariedade, destinada a alunos e jovens a partir do 9.º ano até aos 30 anos de idade.

Leia também: Feira das línguas em Albufeira celebra a diversidade linguística e cultural na Europa

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e trovoadas a caminho de Portugal a partir deste dia e vão afetar estas regiões

16:00 13 Agosto, 2026 16:34 13 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fim-de-semana em Portugal continental vai trazer agravamento do estado do tempo com chuva localmente forte e trovoadas com risco de incêndio

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Carteira com dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pediu “corte definitivo”

18:20 13 Agosto, 2026 19:14 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, defendeu, em 2011, o corte definitivo do 14.º mês para algumas reformas

Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 18:06 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Multibanco e Euronet. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias

21:30 13 Agosto, 2026 18:51 13 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Durante as férias, é comum precisar de dinheiro e recorrer à primeira caixa automática que aparece junto à praia, numa zona turística ou perto do hotel. À primeira vista, a operação parece sempre igual: inserir o cartão, escolher o montante e retirar as notas....

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e trovoadas a caminho de Portugal a partir deste dia e vão afetar estas regiões

16:00 13 Agosto, 2026 16:34 13 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fim-de-semana em Portugal continental vai trazer agravamento do estado do tempo com chuva localmente forte e trovoadas com risco de incêndio

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Carteira com dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pediu “corte definitivo”

18:20 13 Agosto, 2026 19:14 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, defendeu, em 2011, o corte definitivo do 14.º mês para algumas reformas

Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 18:06 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve, Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Multibanco e Euronet. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias

21:30 13 Agosto, 2026 18:51 13 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Durante as férias, é comum precisar de dinheiro e recorrer à primeira caixa automática que aparece junto à praia, numa zona turística ou perto do hotel. À primeira vista, a operação parece sempre igual: inserir o cartão, escolher o montante e retirar as notas....

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Últimas Notícias

  • Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias
    Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias
  • Tem um carro destes? Pode ficar isento de IUC e inspeção e poupar dinheiro todos os anos
    Tem um carro destes? Pode ficar isento de IUC e inspeção e poupar dinheiro todos os anos
  • Adeus MB WAY? Existe outra forma de enviar dinheiro de forma imediata em Portugal sem pagar comissões
    Adeus MB WAY? Existe outra forma de enviar dinheiro de forma imediata em Portugal sem pagar comissões
  • Adeus pensões? Há mudanças na Segurança Social e estes portugueses serão afetados
    Adeus pensões? Há mudanças na Segurança Social e estes portugueses serão afetados
  • Trabalhadores que não queiram esperar pela idade da reforma podem evitar penalizações na pensão se cumprirem este requisito
    Trabalhadores que não queiram esperar pela idade da reforma podem evitar penalizações na pensão se cumprirem este requisito

Opinião

  • Ontem aconteceu uma coisa extraordinária | Por Ana Alexandra Resende
    Ontem aconteceu uma coisa extraordinária | Por Ana Alexandra Resende
  • Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
    Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
    Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
  • Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
    Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento