Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Europe Direct Algarve

Como olha a Europa pela sua saúde? É a proposta da 2ª edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU

A segunda edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU, este ano com o tema: “Europa pela sua Saúde”, apresentada no decorrer da cerimónia oficial do 9 de maio deste ano, traz a preocupação de retratar as circunstâncias extraordinárias que vivemos, e o modo como a Europa se organizou para responder ao problema

15:23 10 Maio, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A saúde é condição indispensável para o funcionamento da sociedade e da economia em particular. A solidariedade foi uma das respostas da UE no combate ao Coronavírus, tendo os Estados-Membros abandonado as medidas unilaterais e passado a apoiar-se mutuamente, tendo sido igualmente mobilizados fundos da UE para apoiar os sistemas de saúde e as medidas sanitárias nos Estados-Membros e nas diversas regiões. E é através da Política de Coesão e dos fundos europeus regionais e do novo programa EU4Health que são apoiados todos estes investimentos.

A segunda edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU, este ano com o tema: “Europa pela sua Saúde”, apresentada no decorrer da cerimónia oficial do 9 de maio deste ano, traz a preocupação de retratar as circunstâncias extraordinárias que vivemos, e o modo como a Europa se organizou para responder ao problema.

O último ano, trouxe a todos nós, particularmente, momentos e experiências que dificilmente esqueceremos. Registos que ficaram nas memórias daqueles que os viveram e que foram quiçá registados através da fotografia. Com a mobilidade restringida, a fotografia foi, para muitos, um escape, um “ponto de fuga” para lidar com um dia a dia para todos, de muitas maneiras, diferente. Acreditamos que o concurso irá desvendar os muitos olhares sobre a pandemia na região, os dos profissionais de saúde, mas também os dos comuns cidadãos.

AlgarveIsEU 2.1

O concurso terá início, às 23.59 de 9 de maio de 2021, Dia da Europa2021 e encerrará às 23h59 do dia 24 de julho. Tem como principais objetivos:

● Revelar, de forma criativa a presença da Europa, dos fundos europeus ou das medidas de contingência no combate à pandemia.

● Difundir a campanha europeia EUinMyRegion que divulga e premeia os resultados da política de coesão nos territórios

Quem pode e como participar?

Pessoas maiores de 18 anos, profissionais de saúde da região e toda a comunidade algarvia em geral.As fotos terão de ser publicadas nas contas públicas de facebook e/ou Instagram dos autores. Cada concorrente pode apresentar, a concurso, o máximo de cinco imagens, mas só uma destas poderá ser considerada vencedora.

Os prémios

Um júri atribuirá 3 primeiros prémios e um Prémio vencedor dos profissionais de Saúde. Haverá ainda um Prémio do Público, que será atribuída à foto com o maior número de “gostos/likes”, contabilizados até ao encerramento do concurso.

Toda a informação necessária sobre os prémios e as candidaturas, assim como o vídeo de apresentação do concurso, ficará disponível nos sítios web e redes sociais dos promotores e neste evento em particular (4) AlgaveIsEU 2.1 | Facebook

O Europe Direct Algarve, que a CCDR Algarve acolhe há 25 anos, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve através da Biblioteca – Centro de Documentação Europeia, são os promotores desta segunda edição. Na qualidade de jurados e/ou patrocinadores colaboram: CCDR Algarve, CHUA, Universidade do Algarve, ETIC Algarve, FNAC Portugal em Faro, Associação A NAFA, Associação Um Quarto Escuro e a PC quatro em Faro.

#EUInMyRegion

A Europa na minha região é uma iniciativa conjunta de comunicação sobre a ação da UE dirigida a todas as regiões da Europa. Juntamente com as regiões parceiras e os projetos financiados pela UE, criamos instrumentos e oportunidades para dialogar com os cidadãos e mostrar o que é possível concretizar na sua região graças aos esforços de cofinanciamento entre a UE e as suas regiões. – Política Regional – Comissão Europeia (europa.eu)

Saber mais sobre o EU4Health 2021-2027 – a vision for a healthier European Union | Saúde pública (europa.eu)

O programa UE pela Saúde é a resposta da UE à COVID-19, que teve pesadas consequências para os profissionais de saúde, os doentes e os sistemas de saúde na Europa. Ao investir de 5,1 mil milhões de EUR, tornando-se assim o maior programa de saúde de sempre em termos monetários, o programa UE pela Saúde concederá financiamento aos países da UE, às organizações de saúde e às ONG. Os pedidos de financiamento serão abertos em 2021. Esta página será atualizada quando estiverem disponíveis mais informações.

#DiadaEuropa #AlgarveIsEU #OFuturoéteu #9demaio #EUHealth #HealthUnion #EUPortugal2021

#AlgarveIsEU 2.1 – Concurso de fotografia

REGULAMENTO

1. Enquadramento

O Europe Direct Algarve, adiante designado por ED Algarve, hospedado na CCDR Algarve com sede na Praça da Liberdade, nº. 2, 8000-164 Faro, com o NIF 600075818, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, adiante designado por CHUA com sede na Rua Leão Penedo, 8000-386 Faro, com o NIF 510745997 e a Universidade do Algarve através da Biblioteca – Centro de Documentação Europeia, adiante designado por CDE-UAlg com sede no Campus da Penha, 8005-139 Faro, com o NIF 505387271, constituem a Comissão organizadora que promove a segunda edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU 2.1, com o tema: Europa pela sua Saúde.

O último ano trouxe a cada um de nós momentos e experiências que dificilmente esqueceremos. Registos que ficaram nas memórias daqueles que os viveram e que foram quiçá registados através da fotografia.

Com a mobilidade restringida, fotografar foi para muitos um escape, um “ponto de fuga” para lidar com um dia a dia para todos, de muitas maneiras, diferente.

A saúde é uma condição indispensável para o funcionamento da nossa sociedade e da economia. A solidariedade foi uma das respostas da UE no combate ao Coronavírus, tendo os Estados-Membros abandonado as medidas unilaterais e passado a apoiar-se mutuamente, tendo sido igualmente mobilizados fundos da UE para apoiar os sistemas de saúde e as medidas sanitárias nos Estados-Membros e nas diversas regiões . E é através da Politica de Coesão e dos fundos europeus regionais que são apoiados todos estes investimentos.

2 – Objetivos

O concurso de fotografia AlgarveIsEU 2.1 , com o tema “Europa pela sua Saúde” pretende:

● Desvendar olhares sobre a pandemia na região, dos profissionais de saúde mas também dos cidadãos em geral.

● Revelar, de forma criativa a presença da Europa, dos fundos europeus ou das medidas de contingência no combate à pandemia. O texto/legenda deverá explicitar claramente essa relação.

● Difundir a campanha europeia EUinMyRegion que divulga e premeia os resultados da política de coesão nos territórios.

● Aproximar os cidadãos dos canais de divulgação das entidades promotoras como fontes de informação credíveis.

3 – Quem pode participar?

A participação é de carácter gratuito e destina-se a pessoas maiores de 18 anos.

O concurso é aberto à comunidade em geral e, em particular, aos profissionais de saúde da região.

Não poderão participar no concurso: Membros do Júri; Comissão Organizadora e entidades que patrocinam os prémios.

A tomada de conhecimento pela Comissão Organizadora de que determinada imagem, no todo ou em parte, não é original ou da autoria do participante, determinará a exclusão automática do participante.

A Organização reserva-se o direito de não aceitar quaisquer participações que considere, de acordo com o seu livre e exclusivo critério, desconformes com as normas deste Regulamento ou que possam ser atentatórias da dignidade da pessoa humana ou que violem valores e direitos reconhecidos na Constituição.

4 – Como participar?

A submissão de cada fotografia deverá cumprir as indicações seguintes:

a) Ter boa resolução (mínimo 300 ppi) e ser em formato jpg ou pdf.

b) Cada submissão ser acompanhada dos seguintes dados:

– Título

– Frase com uma breve descrição da obra e/ou pensamento que evoca

– Nome do autor

– Contacto telefónico do autor

– Endereço de e-mail do autor

– Data e local de captação

– Declaração de cedência dos direitos de autor

c) Ser publicada nas contas públicas de facebook e/ou Instagram do/a autor/autora.

d) Ser enviada para o correio eletrónico [email protected] com a Declaração de cedência dos direitos de autor.

e) A Declaração terá a confirmação explícita da autoria das fotografias e um consentimento de utilização de imagem (se efetuada captação de imagem de terceiros de forma reconhecível dos mesmos).

f) Incluir, na descrição da fotografia os seguintes hashtags[#]: #AlgarveIsEU #EUInMYRegion #EUpelasuasaude #aescolhaéchua #CHUA #FNACPortugal #ETICAlgarve #Umquartoescuro #NAFA #PCquatro #CCDRAlgarve #istoéEuropa #juntossomosmaisfortes #Covid19 #covid19pt #euhealth #saude #fotografia #strongertogether #bibliotecaUalg #EuropeDirectAlgarve #CentroDocumentaçaoEuropeia

g) No Facebook identificar também a página do Europe Direct Algarve e da Biblioteca da UALG

Cada concorrente pode apresentar, a concurso, o máximo de cinco imagens, mas só uma destas poderá ser considerada vencedora. Uma fotografia não pode ser vencedora de mais de que um prémio.

São admitidas fotografias a preto e branco e a cores.

5 – Critério para a escolha de vencedores

As submissões serão alvo de uma pré-seleção pela Comissão Organizadora, constituída por um representante devidamente identificado de cada uma das instituições parceiras, para aferir do cumprimento das especificações constantes neste Regulamento.

No caso das fotografias submetidas a voto popular nas redes sociais, caso violem o regulamento, a Comissão Organizadora informará o seu autor que as deverá retirar, logo que notificado.

5.1 – Prémios a atribuir

Existem duas modalidades de atribuição de prémios:

a) Prémios atribuídos pelo Júri:

● Primeiro, Segundo e Terceiro lugares

● Fotografia realizada por um profissional da área da saúde, do Algarve

b) Prémio atribuído pelo voto popular (destinado apenas a um único vencedor)

5.2- Constituição do Júri

O júri do concurso tem a seguinte constituição:

1. CHUA (presidente do júri)

2. FNAC Faro

3. ETIC Algarve

4. CCDR Algarve

5. Associação Um quarto escuro – Vila Real de Santo António

6. Associação NAFA – Tavira

7. Universidade do Algarve

5.3 – Decisão do Júri

A decisão do júri é final e irrevogável, dela não cabendo recurso. Será comunicada por escrito à Comissão Organizadora com a devida justificação.

A decisão feita pelo júri será baseada nos seguintes parâmetros:

– Composição estética;

– riginalidade e criatividade na abordagem do tema

5.4 Decisão do Público

A decisão por voto do público será atribuída à foto (submetida de acordo com este Regulamento) com o maior número de “gostos/likes”, assim como contabilizado até às 23:59 horas do dia de encerramento do concurso 24 de julho de 2021.

6 – Âmbito territorial e temporal do concurso

Devido ao interesse geográfico da competição, só as imagens captadas na região administrativa do Algarve serão consideradas. O concorrente deverá igualmente ter a sua residência pessoal ou profissional na região.

O concurso terá início no dia 9 de maio de 2021, Dia da Europa 2021, a partir das 23.59 horas do mesmo e será dado como encerrado no dia 24 de julho de 2021, às 23:59 horas, momento a partir do qual não serão consideradas mais entradas.

Os resultados serão anunciados pela Comissão Organizadora, aos vencedores por correio eletrónico e nas respetivas páginas e redes sociais no dia 9 de agosto do ano 2021. Entretanto, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de adiar o anúncio até estar na posse das condições necessárias para o fazer em virtude de ocorrerem imprevistos incontornáveis.

7 – Prémios

Os Prémios definidos para os vencedores referidos no ponto 5:

– Primeiro Classificado Júri: Prémios Cheque-Formação audiovisuais no valor de 300Euros, ETIC Algarve

– Segundo Classificado Júri: Prémio Curso fotografia, Associação Um quarto escuro

– Terceiro Classificado Júri: Prémio Material Fotográfico, FNAC

– Vencedor dos profissionais de Saúde: Prémio Material Fotográfico, PCquatro

– Vencedor do Voto Popular: Impressão de Postais da fotografia vencedora, ED Algarve

A entrega dos prémios será feita em cerimónia a organizar para o efeito, no dia 19 de agosto com a presença da Comissão Organizadora, júri e vencedores, no caso de tal ser possível. No mesmo dia será inaugurada a exposição de fotografia com os trabalhos recebidos.

No caso de ser necessário enviar algo por correio ou transportadora, o ED Algarve encarregar-se-á dos portes de envio.

No caso de o prémio poder ser levantado presencialmente, o vencedor consente que a entrega seja fotograficamente registada. Em alternativa, se o prémio tiver que ser recebido remotamente, é da responsabilidade do vencedor enviar uma foto sua com o mesmo.

Em caso algum será possível, aos participantes vencedores, realizarem a conversão do prémio pelo seu valor em dinheiro, nem a substituição do mesmo por outro prémio.

8 – Propriedade intelectual/Direito de Imagem

Os participantes consentem, por Declaração assinada para o efeito, na utilização sem quaisquer limitações ou condições, na utilização por parte do ED Algarve, CDE-UAlg e do CHUA (e seus parceiros presentes ou futuros), dos materiais fotográficos submetidos no âmbito do presente concurso.

O participante será diretamente responsável, e isentará a Organização de qualquer responsabilidade, por qualquer reclamação, queixa ou demanda de terceiros com relação à violação ou infração dos direitos que possam resultar das imagens publicadas no Passatempo enviada pelo participante.

9 – Proteção de Dados

O participante declara dar o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais na medida do necessário para a realização dos objetivos supramencionados. O ED Algarve, CDE-UAlg e o CHUA garantem que todos os dados pessoais serão tratados de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, Os dados podem ser arquivados pelo ED Algarve, CDE-UAlg e pelo CHUA.

Declara ainda ter conhecimento de que tem o direito, como titular dos dados, de aceder aos seus dados pessoais, de ser informado sobre a existência e o grau de tratamento dos mesmos, de retificar dados pessoais incorretos, se for o caso, e opor-se ao tratamento ulterior desses dados por razões graves e legítimas.

10 – Aceitação do Regulamento

A participação neste concurso supõe a plena aceitação de todas e quaisquer regras do regulamento do concurso por todos os participantes.

11 – Casos omissos

Cabe à Organização analisar e decidir acerca de qualquer omissão ou dúvida de interpretação que, em qualquer momento, se verifique em relação ao disposto no presente Regulamento.

O presente regulamento encontra-se disponível nas seguintes páginas Europe Direct Algarve – Destaques | CCDR Algarve (ccdr-alg.pt), CH | Algarve (min-saude.pt), (20+) Biblioteca UAlg | Facebooke (4) AlgaveIsEU 2.1 | Facebook

Centro Europe Direct Algarve

O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.

Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.

A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!

Facebook

Twitter

Instagram

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Algarve Ensino Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 12:40 8 Maio, 2026 | João Luís

Quanto paga realmente em impostos no combustível? Há um detalhe no cálculo que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor

10:30 8 Maio, 2026 20:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Pagamento com contactless.
Economia Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Algarve, Ensino, Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 12:40 8 Maio, 2026 | João Luís

Quanto paga realmente em impostos no combustível? Há um detalhe no cálculo que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor

10:30 8 Maio, 2026 20:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Pagamento com contactless.
Economia, Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Últimas Notícias

  • Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
    Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
  • Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
    Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
    UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
  • Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
    Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

Opinião

  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal