Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
Menu
Guilherme Pinho frequenta o 12º Ano na área de Ciências-Socioeconómicas na Escola Secundária de Silves | Foto DR
Ouvir
Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Europa e Portugal – silêncios que gritam | Por Guilherme Pinho

“Na política o importante é discutir os factos independentemente do contexto e denunciar abruptamente o errado”

07:38 10 Maio, 2025 08:02 12 Maio, 2025 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

As vezes em que se discute a União Europeia fala-se dos aspetos positivos mas isso não é mais do que nos é devido; mostrar gratidão não se o faz com submissão nem com silêncio. Que este artigo, portanto, seja interpretado como agradecimento pelo lado bom do trabalho que foi e está a ser feito, tal como uma tentativa esperançosa de agitar e dinamizar as discussões. Destarte celebro estes 40 anos. 

A derradeira prova de amor não é ter uma reação de indiferença aceitando algo, por consequência, tal e qual como está, nem em mostrar carinho ou exclusivamente bendizer, vem em criticando e questionando. Acredito, pois, que artigos ou críticas em geral positivas, caso tenham caráter subjetivo, servem apenas para criar entendimento entre dois partidos, este artigo serve de rotura para estender o panorama do debate.

Na verdade, na política o importante é discutir os factos independentemente do contexto e denunciar abruptamente o errado; debates e discursos exclusivamente positivos ou então discussões cujo conteúdo são rodeios são o impedimento do esclarecimento, entendimento e objetivo final: decisividade.

***

Vários são os desafios aos quais a União Europeia e a Europa fizeram frente, nomeadamente a pandemia COVID-19, guerra na Ucrânia e a questão imigracionista. 3 dos acontecimentos que põem em mais em causa as políticas internas, que abordarei mais à frente. 

São nestes acontecimentos que revelam a competência e altruísmo dos nossos governantes.

Guerra na Ucrânia

Antes de mais quero deixar uma nota relativamente a uma discussão semântica a respeito do termo “guerra”. A realidade é a seguinte: Nas zonas de combate, a crueldade e morte é o quotidiano; nas zonas bombardeadas civis morrem e sofrem. 

Independentemente da classificação legal, discutir termos e terminologias, face à tragicidade que está a acontecer, é inútil e desrespeitoso às vítimas da Guerra.

***

Vamos explorar possíveis causas desta guerra. 

Após a SGM, em 1951, a União Soviética e o Oeste (Os Aliados), estabeleceram uma «Cortina de Ferro» que continha, do lado comunista, Albânia, Bulgária, com alguma autonomia, Jugoslávia, Roménia, Hungria, Checoslováquia, Polónia, os Estados Bálticos, República Democrática Alemã (e o lado este de Berlim). 

Passados 39 anos, em 1990, na discussão da questão da unificação da Alemanha, o Secretário de Estado Estado-unidense James Baker prometeu em nome da NATO ao Líder Soviético Mikhail Gorbachev que caso a Alemanha, já unificada, aderisse à NATO, a NATO não estenderia a leste jamais; a extensão a leste inclui os países do lado comunista da «Cortina de Ferro». Como indica a história, a NATO não cumpriu, e estendeu-se. Para a nossa palavra ter valor é necessário cumpri-la.

Ora, após décadas de incumprimento, chegámos à última palhinha – candidatura da Ucrânia para aderir à UE. Mesmo que a tentativa de adesão não tenha sido à NATO em si, a interpretação Russa face a esta tentativa será a seguinte: é que esta adesão é uma afronta. Dum ponto de vista teórico poderá haver argumentos que afirmem que não há ameaça; na prática, se a Ucrânia entrasse na UE, a Rússia teria um vizinho protegido por 75% da NATO, como um todo, e, no grupo europeu seria 85,7% da NATO (países simultaneamente na UE e na NATO); sendo a Rússia marginalizada pelo resto da Europa, isto significa que estamos a isolar e sufocar a Rússia ainda mais. Logo, isolá-la significa encurralar e sabemos que, como princípio bélico,um «inimigo» encurralado pode ser destrutivo àqueles que o rodeiam. 

A paz, não nos podemos esquecer, baseia-se no benefício mútuo, dissuasão e entendimento. Aconteceu que os avisos da Rússia não nos dissuadiram nos últimos anos (a invasão da Crimeia consiste num dos avisos) nem procurámos construir estabilidade política internacional a longo prazo. Agora, quem paga a ganância da expansão da NATO e da UE, até agora, são os Ucranianos, os Russos, e sobretudo os jovens recrutados e condenados à morte de ambas as partes.

Os líderes da União Europeia procuram ainda a continuidade da Guerra fornecendo armas e forças voluntárias, como também o presidente Zelensky mobilizando jovens entre os 14 e 18 anos. Abre até, a presidente da Comissão Europeia Ursula Von Der Leyen, a possibilidade da União Europeia se juntar à Ucrânia contra a Rússia. A consequência disto é, inevitavelmente, o recrutamento das faixas etárias mais jovens, sendo estas já reduzidas, dada a realidade europeia de pirâmide etária bastante envelhecida. Quero com isto dizer que é da responsabilidade daqueles que provocaram e/ou instigaram esta consequência bélica finalmente dar fim à morte dos cidadãos da Europa, com ou sem auxílio de Trump.

Cultura

A Europa é e sempre foi uma região do mundo bastante diversa culturalmente. Todos os países com diferentes modos de estar; cada povo com qualidade diferentes. A preferência das atividades económicas também variam. 

Com a União Europeia poderá vir a mudar essa realidade, pois já em 2025 os mais jovens olham para alguns elementos culturais ou tipicidade cultural como se fossem artefactos de museu. Aconteceu, por exemplo, no século XVII quando a Prussia atingiu a unificação total e homogeneização cultural através do Sistema Educativo Prussiano (convido o leitor a estudá-la), que foi propagando e adotado mundialmente, onde cada país ensinava a sua doutrina, quer seja nacionalista, comunista, socialista, monárquica. Cada país tinha diferentes matrizes mas acontece que com a União Europeia a matriz educativa é maioritariamente homogénea e essa diversidade está a desaparecer e em breve tal como aconteceu na Prussia, na Europa os países passarão a ser províncias, onde as diferenças culturais serão reduzidas, como região para região – Algarve e Norte.

Educação e política Europeia

Está a acontecer um fenómeno de apaziguamento em que uma sociedade inteira assobia para o lado face a um caso de corrupção grave; um fenómeno em que se deixa em liberdade criminosos, onde não há foro nem honra e não acontece nada. Utilizando um exemplo recente o ex-primeiro-ministro António Costa. Um caso particular que se repete, quer para figuras públicas quer para pessoas que cometem ofensas inter-pessoais graves.

Uma instituição como a União Europeia perde a sua dignidade e prestígio quando se senta ao lado de políticos com histórico imoral e de incompetência.

Em Portugal, celebra-se veemente, devido ao acontecimento inédito de 25 de Abril, a liberdade de expressão, a pluralidade ideológica e a democracia (reina a decisão do povo eleitor); a União Europeia igualmente, sendo estes mesmos valores valores de bandeira. Um sistema democrático já é bastante sensível porque depende da honestidade do ser humano; educação, consciência e idealismo do eleitor, corrupção, falhas ou desonestidade na contagem do voto são factores que podem, por bem ou por mal, um binário altamente subjetivo, influenciar os resultados eleitorais. 

Pelo bem de uma democracia mais transparente e eficiente, acredito ser legítimo levantar as seguintes questões — deixo à reflexão do leitor:

Estaremos a deixar condições aos trabalhadores sobrecarregados, decidirem o destino do seu voto?

A educação corrente ensina a escolher líderes políticos?

Estaremos a forçar ideologias nas escolas?

Os programas educativos serão flexíveis e compatíveis com a natureza de uma criança/jovem?

No nosso paradigma intelectual e moral que dogmas poderemos estar a aceitar?

Haverá casos de censura na UE?, como aconteceu com Simion na Roménia e Marine Le Pen em França?

Porque razão, numa sociedade plural, um plano de ação serve para todos os países da União Europeia?

Estará a criatividade e pensamento independente sob-ataque?

E, finalmente, a derradeira questão: haverá realmente liberdade de expressão?…

Conclusão

No que toca à Guerra considero que a Rússia, por bem ou por mal, não tenho autoridade para deixar juízos de valor, esteja a agir defensivamente ao invadir a Ucrânia; no entanto a União Europeia, pelo incumprimento da não-expansão para leste, não tem legitimidade nem em deixar continuar a guerra nem em juntar esforços com a Ucrânia contra a Rússia, está nas mãos da União Europeia chegar a um acordo para voltar à paz. A Ucrânia precisa de apoio diplomático, não bélico, porque são crianças que vão pegar nas armas.

A União Europeia, aquando na sua versão fecunda (CECA), destacou-se na recuperação pós-guerra, economicamente e comercialmente; atingiu um grau de coordenação impressionante mas está a agir mal no que toca à política interna e nomeação de cargos; e em termos de relações internacionais, falha em manter a paz, apesar de o ter consigo internamente.

O poder, outrora exclusivo ao planeamento da economia e crescimento económico, tornou-se ferramenta de homogeneização da cultura e intelecto e deu espaço à apatia judicial.

Para que, apesar de tudo, a UE seja um bastião da cooperação, paz, unicidade e orgulho europeu.

Sobre o autor do artigo: Guilherme Duarte de Figueiredo Pinho tem 17 anos e frequenta o 12º Ano na área de Ciências-Socioeconómicas na Escola Secundária de Silves. Atualmente filiado ao partido CHEGA e membro fundador da Associação Lusíada.

“40 Visões da Europa”

A 12 de junho de 1985, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Adesão às então Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Este foi o terceiro alargamento.

O Europe Direct Algarve, a CCDR Algarve, a Eurocidade do Guadiana e outros parceiros transfronteiriços associaram-se para assinalar a data. A rubrica «40 Visões da Europa» vai dar voz a 40 pessoas (líderes políticos e associativos, jovens, cidadãos ,..)

Entre 4 de maio e 12 de junho (data da assinatura dos 40 anos do Tratado de Adesão)  todos os dias um artigo . Mais informação sobre a campanha na página conjunta (4) Facebook

Leia também: 40 visões da Europa: A entrada de Portugal no cenário europeu – O salto português | Por Ana Catarina Serra

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

×
Publicidade
I Liga: Sporting e Benfica, um deles será campeão no sábado
Desporto, Nacional

Estes são os jogos decisivos da última jornada da I Liga marcados para sábado às 18:00

07:20 12 Maio, 2025 04:14 12 Maio, 2025 | POSTAL

Na II Liga, que começa na quarta-feira e decorre até sábado, os encontros com influência direta na subida à I Liga, estão agendados para sexta-feira

Algarve, Cultura

“Cama para 4” chega a Alcoutim com elenco de luxo e humor garantido

09:57 12 Maio, 2025 10:04 12 Maio, 2025 | POSTAL

Dois casais, uma casa e uma cama partilhada: “Cama para 4” promete risos em Alcoutim, com Carlos Cunha e Erika Mota

Lifestyle, Tech

Guarda telemóveis antigos na gaveta? Aprenda a transformá-los em câmaras de videovigilância gratuitamente

09:16 12 Maio, 2025 09:15 12 Maio, 2025 | POSTAL

Se é um dos muitos portugueses com telemóveis antigos guardados, saiba como transformá-los em câmaras de videovigilância gratuitas e reforçar a segurança da sua casa

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal

15:41 10 Maio, 2025 03:28 12 Maio, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez 'estragos' entre turistas no Mediterrâneo. Mas o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias?

Algarve

Plano de Pormenor do Rogel está em consulta pública até 30 de maio em Silves

11:17 12 Maio, 2025 11:17 12 Maio, 2025 | POSTAL

Está aberta até 30 de maio a consulta pública do PPR, plano que prevê habitação acessível e valorização do património natural

Algarve, Cultura

“Barco com histórias” leva contos ao rio Gilão numa sessão especial em Tavira

11:00 12 Maio, 2025 10:54 12 Maio, 2025 | POSTAL

Projeto da Associação Praça dos Livros Livres leva literatura ao rio Gilão, com lotação esgotada e ambiente inspirador a bordo

Auto

Automóveis para a vida: estes são os 10 carros que conseguiram superar os 500.000 km

12:20 11 Maio, 2025 12:11 11 Maio, 2025 | POSTAL

Uma seguradora, através dos seus dados, fez uma lista de 'carros para a vida', neste caso, aqueles que ultrapassaram o meio milhão de quilómetros

Nacional

Supressão de 175 comboios marca arranque de greve parcial dos revisores da CP

10:50 12 Maio, 2025 10:28 12 Maio, 2025 | POSTAL

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP estão em greve parcial até 14 de maio, exigindo aumentos salariais dignos

Lifestyle, Saúde

Especialistas alertam: caso use óculos não deve (mesmo) entrar neste sítio

10:30 12 Maio, 2025 10:11 12 Maio, 2025 | POSTAL

Ambientes com temperaturas extremas podem prejudicar os seus óculos, deformando armações de plástico e enfraquecendo componentes metálicos, afetando o ajuste

Auto

Um carro para a vida? Mecânicos apontam as duas marcas com menos avarias

19:04 9 Maio, 2025 16:41 10 Maio, 2025 | POSTAL

Quer um carro que dure para sempre? Veja o que dizem os mecânicos sobre as marcas mais fiáveis e descubra as que quase nunca têm avarias

Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Por uma UE independente, mais coesa e mais democrática | Por Rodrigo Teixeira

10:14 12 Maio, 2025 09:26 12 Maio, 2025 | POSTAL

"Face aos novos desafios que a EU enfrenta, é essencial aprofundar as sinergias entre países na criação de uma política comum de defesa e segurança europeia que evite duplicações e promova a paz"

Economia, Lifestyle

Conselho de eletricista: saiba o que fazer antes, durante e depois de um apagão

20:24 11 Maio, 2025 03:00 12 Maio, 2025 | POSTAL

Em caso de apagão, agir corretamente é essencial para evitar prejuízos: descubra como proteger sua casa e evitar danos durante falhas elétricas inesperadas

Lifestyle, Saúde

Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

16:30 10 Maio, 2025 03:55 11 Maio, 2025 | POSTAL

Estudos recentes revelam que este peixe, habitual nas cozinhas portuguesas, pode conter mais de 70 parasitas. Há novos riscos associados ao consumo

Lifestyle

Especialistas avisam: não deve (mesmo) guardar este alimento no seu frigorífico

18:50 9 Maio, 2025 19:56 9 Maio, 2025 | POSTAL

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico. Um dos mais populares em Portugal perde qualidade quando exposto a baixas temperaturas

Lifestyle, Nacional

Este lugar a sul de Lisboa está entre o mar e as montanhas e é para os espanhóis o “paraíso das caminhadas”

11:56 11 Maio, 2025 11:56 11 Maio, 2025 | POSTAL

Região elogiada pelos espanhóis combina o ambiente urbano com áreas naturais, que atraem visitantes em busca de experiências ao ar livre

Algarve

Quatro jovens morrem em despiste no rio em Tavira

14:55 11 Maio, 2025 22:08 11 Maio, 2025 | POSTAL

A viatura de marca Tesla, que caiu no Rio Séqua, em Tavira, foi retirada do mesmo, com os quatro ocupantes no seu interior

I Liga: Sporting e Benfica, um deles será campeão no sábado
Desporto, Nacional

Estes são os jogos decisivos da última jornada da I Liga marcados para sábado às 18:00

07:20 12 Maio, 2025 04:14 12 Maio, 2025 | POSTAL

Na II Liga, que começa na quarta-feira e decorre até sábado, os encontros com influência direta na subida à I Liga, estão agendados para sexta-feira

Algarve, Cultura

“Cama para 4” chega a Alcoutim com elenco de luxo e humor garantido

09:57 12 Maio, 2025 10:04 12 Maio, 2025 | POSTAL

Dois casais, uma casa e uma cama partilhada: “Cama para 4” promete risos em Alcoutim, com Carlos Cunha e Erika Mota

Lifestyle, Tech

Guarda telemóveis antigos na gaveta? Aprenda a transformá-los em câmaras de videovigilância gratuitamente

09:16 12 Maio, 2025 09:15 12 Maio, 2025 | POSTAL

Se é um dos muitos portugueses com telemóveis antigos guardados, saiba como transformá-los em câmaras de videovigilância gratuitas e reforçar a segurança da sua casa

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal

15:41 10 Maio, 2025 03:28 12 Maio, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez 'estragos' entre turistas no Mediterrâneo. Mas o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias?

Algarve

Plano de Pormenor do Rogel está em consulta pública até 30 de maio em Silves

11:17 12 Maio, 2025 11:17 12 Maio, 2025 | POSTAL

Está aberta até 30 de maio a consulta pública do PPR, plano que prevê habitação acessível e valorização do património natural

Algarve, Cultura

“Barco com histórias” leva contos ao rio Gilão numa sessão especial em Tavira

11:00 12 Maio, 2025 10:54 12 Maio, 2025 | POSTAL

Projeto da Associação Praça dos Livros Livres leva literatura ao rio Gilão, com lotação esgotada e ambiente inspirador a bordo

Auto

Automóveis para a vida: estes são os 10 carros que conseguiram superar os 500.000 km

12:20 11 Maio, 2025 12:11 11 Maio, 2025 | POSTAL

Uma seguradora, através dos seus dados, fez uma lista de 'carros para a vida', neste caso, aqueles que ultrapassaram o meio milhão de quilómetros

Nacional

Supressão de 175 comboios marca arranque de greve parcial dos revisores da CP

10:50 12 Maio, 2025 10:28 12 Maio, 2025 | POSTAL

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP estão em greve parcial até 14 de maio, exigindo aumentos salariais dignos

Lifestyle, Saúde

Especialistas alertam: caso use óculos não deve (mesmo) entrar neste sítio

10:30 12 Maio, 2025 10:11 12 Maio, 2025 | POSTAL

Ambientes com temperaturas extremas podem prejudicar os seus óculos, deformando armações de plástico e enfraquecendo componentes metálicos, afetando o ajuste

Auto

Um carro para a vida? Mecânicos apontam as duas marcas com menos avarias

19:04 9 Maio, 2025 16:41 10 Maio, 2025 | POSTAL

Quer um carro que dure para sempre? Veja o que dizem os mecânicos sobre as marcas mais fiáveis e descubra as que quase nunca têm avarias

Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Por uma UE independente, mais coesa e mais democrática | Por Rodrigo Teixeira

10:14 12 Maio, 2025 09:26 12 Maio, 2025 | POSTAL

"Face aos novos desafios que a EU enfrenta, é essencial aprofundar as sinergias entre países na criação de uma política comum de defesa e segurança europeia que evite duplicações e promova a paz"

Economia, Lifestyle

Conselho de eletricista: saiba o que fazer antes, durante e depois de um apagão

20:24 11 Maio, 2025 03:00 12 Maio, 2025 | POSTAL

Em caso de apagão, agir corretamente é essencial para evitar prejuízos: descubra como proteger sua casa e evitar danos durante falhas elétricas inesperadas

Lifestyle, Saúde

Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam para peixe que tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

16:30 10 Maio, 2025 03:55 11 Maio, 2025 | POSTAL

Estudos recentes revelam que este peixe, habitual nas cozinhas portuguesas, pode conter mais de 70 parasitas. Há novos riscos associados ao consumo

Lifestyle

Especialistas avisam: não deve (mesmo) guardar este alimento no seu frigorífico

18:50 9 Maio, 2025 19:56 9 Maio, 2025 | POSTAL

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico. Um dos mais populares em Portugal perde qualidade quando exposto a baixas temperaturas

Lifestyle, Nacional

Este lugar a sul de Lisboa está entre o mar e as montanhas e é para os espanhóis o “paraíso das caminhadas”

11:56 11 Maio, 2025 11:56 11 Maio, 2025 | POSTAL

Região elogiada pelos espanhóis combina o ambiente urbano com áreas naturais, que atraem visitantes em busca de experiências ao ar livre

Algarve

Quatro jovens morrem em despiste no rio em Tavira

14:55 11 Maio, 2025 22:08 11 Maio, 2025 | POSTAL

A viatura de marca Tesla, que caiu no Rio Séqua, em Tavira, foi retirada do mesmo, com os quatro ocupantes no seu interior

Últimas

  • Este país com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara o futuro
    Este país com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara o futuro
  • Milhares esperados em Fátima na primeira peregrinação após morte de Francisco
    Milhares esperados em Fátima na primeira peregrinação após morte de Francisco
  • Plano de Pormenor do Rogel está em consulta pública até 30 de maio em Silves
    Plano de Pormenor do Rogel está em consulta pública até 30 de maio em Silves
  • “Barco com histórias” leva contos ao rio Gilão numa sessão especial em Tavira
    “Barco com histórias” leva contos ao rio Gilão numa sessão especial em Tavira
  • Supressão de 175 comboios marca arranque de greve parcial dos revisores da CP
    Supressão de 175 comboios marca arranque de greve parcial dos revisores da CP
  • Caracolada à Escuteiro regressa a Tavira com música, animação e petiscos
    Caracolada à Escuteiro regressa a Tavira com música, animação e petiscos
  • Especialistas alertam: caso use óculos não deve (mesmo) entrar neste sítio
    Especialistas alertam: caso use óculos não deve (mesmo) entrar neste sítio

Opinião

  • 40 visões da Europa: Por uma UE independente, mais coesa e mais democrática | Por Rodrigo Teixeira
    40 visões da Europa: Por uma UE independente, mais coesa e mais democrática | Por Rodrigo Teixeira
  • 40 visões da Europa: Igualdade de género | Por Elsa Parreira
    40 visões da Europa: Igualdade de género | Por Elsa Parreira
  • A fertilidade começa no prato: O papel da nutrição na saúde reprodutiva | Por Virgínia Marques
    A fertilidade começa no prato: O papel da nutrição na saúde reprodutiva | Por Virgínia Marques
  • 40 visões da Europa: Europa e Portugal – silêncios que gritam | Por Guilherme Pinho
    40 visões da Europa: Europa e Portugal – silêncios que gritam | Por Guilherme Pinho

Europe Direct Algarve

  • 40 visões da Europa: Por uma UE independente, mais coesa e mais democrática | Por Rodrigo Teixeira
    40 visões da Europa: Por uma UE independente, mais coesa e mais democrática | Por Rodrigo Teixeira
  • 40 visões da Europa: Igualdade de género | Por Elsa Parreira
    40 visões da Europa: Igualdade de género | Por Elsa Parreira
  • 40 visões da Europa: Europa e Portugal – silêncios que gritam | Por Guilherme Pinho
    40 visões da Europa: Europa e Portugal – silêncios que gritam | Por Guilherme Pinho
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal