Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher à janela. Crédito: Freepik AI
Mulher à janela. Crédito: Freepik AI
Europa

“Vivemos com medo”: Justiça emite ordem de despejo a idosa de 87 anos da casa onde vive há 70 com ‘renda antiga’

A idosa vive na casa desde 1956, mas a mudança na legislação faz com que o contrato assinado na altura pelos seus pais já não seja válido

09:50 27 Outubro, 2025 22:55 26 Outubro, 2025
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante grande parte do século XX, os contratos de “renda antiga” garantiram estabilidade e segurança a milhares de famílias espanholas. Eram contratos vitalícios, transmitidos entre gerações, criados para assegurar um direito básico: o de ter um lar. Hoje, porém, as mudanças legislativas e a pressão imobiliária estão a pôr fim a essa era. E a história de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que a Justiça espanhola quer despejar da casa onde vive, é um retrato doloroso dessa transição.

Maricarmen vive há quase 70 anos no bairro do Retiro, em Madrid. O seu pai assinou o contrato de arrendamento em 1956, quando a zona era ainda modesta e longe dos preços milionários atuais. Desde então, a casa na rua Sainz de Baranda foi o seu refúgio, o lugar onde cresceu e envelheceu. Agora, aos 87 anos, enfrenta uma ordem de despejo marcada para o próximo dia 29 de outubro, de acordo com o jornal digital espanhol HuffPost.

Um contrato que nasceu noutros tempos

O contrato original foi um típico arrendamento de renda antiga, criado durante o regime franquista. Estes contratos permitiam a transmissão do direito de habitação ao cônjuge e aos descendentes que vivessem na casa. O objetivo era proteger as famílias de aumentos abusivos e garantir uma morada estável. No entanto, com a sucessão de reformas legais, esses direitos foram-se reduzindo.

Com o falecimento do pai e, mais tarde, da mãe, Maricarmen ficou como inquilina, beneficiando de uma segunda sub-rogação do contrato. Foi aqui que a situação se complicou. Segundo a legislação atual, essa segunda transferência do arrendamento só pode durar dois anos, salvo se o descendente tiver uma incapacidade superior a 65%. Maricarmen, com 50% de incapacidade e mobilidade reduzida, não cumpre esse requisito.

De um lar familiar a um ativo financeiro

Em 2018, o edifício onde vive foi vendido pela família proprietária à Renta Corporación, um dos grandes grupos imobiliários espanhóis. Pouco tempo depois, o imóvel foi adquirido pela Urbagestión, empresa especializada em investimentos imobiliários. E foi aí que começaram os problemas, de acordo com a mesma fonte.

Os novos proprietários alegaram que o contrato de Maricarmen devia ter terminado em 2007 e recorreram à justiça para exigir o despejo. Embora a idosa tenha ganho em primeira instância, as sucessivas apelações acabaram por dar razão à empresa. Em março de 2024, o Tribunal Supremo de Espanha decidiu a favor da Urbagestión.

Uma decisão que ignora o fator humano

A sentença determinou que, para permanecer na habitação, Maricarmen teria de pagar 1.650 euros por mês, quase o triplo do valor atual, apesar de receber uma pensão de apenas 1.450 euros. Sem meios para suportar tal valor, a octogenária corre o risco de perder o lar que conhece desde a juventude.

O Sindicato de Inquilinas de Madrid acompanha o caso e denuncia que a aplicação rígida da lei ignora situações humanas extremas, sobretudo quando envolvem idosos e contratos de longa duração. Para muitos, trata-se de um efeito colateral da especulação imobiliária que tem vindo a transformar o mercado de arrendamento nas grandes cidades espanholas.

Este caso de Maricarmen tem ainda uma dimensão histórica. de acordo com a mesma fonte. Se o contrato tivesse sido assinado hoje, ambos os pais seriam reconhecidos como titulares, e Maricarmen seria considerada a primeira sub-rogação, mantendo o direito de permanecer. Mas, durante a ditadura franquista, a legislação proibia que as mulheres casadas assinassem contratos sem o consentimento do marido. Assim, o contrato ficou apenas em nome do pai, criando agora uma limitação legal que lhe é fatal.

Uma luta que vai além da sua casa

Determinada a resistir, Maricarmen uniu-se à campanha #NosQuedamos, promovida pelo Sindicato de Inquilinas, que luta contra os despejos e a especulação. A iniciativa pretende pressionar o Governo espanhol a aplicar a regulação dos preços da habitação prevista na Lei de Vivienda e a criar contratos de arrendamento mais estáveis. “Não tenho qualquer amparo do Governo, absolutamente nenhum”, lamenta Maricarmen. “O que deviam fazer é mudar a lei para que os contratos sejam indefinidos. Assim, as pessoas deixavam de viver com medo de ser postas na rua.”

Símbolo de um problema maior

O caso de Maricarmen tornou-se um símbolo da crise habitacional que afeta Espanha e, por extensão, boa parte da Europa. À medida que os bairros tradicionais se valorizam e os fundos imobiliários expandem o seu domínio, histórias como a desta vizinha do Retiro mostram que o direito à habitação continua a ser, para muitos, um privilégio cada vez mais frágil, de acordo com o HuffPost.

E se acontecesse em Portugal?

Em Portugal, casos semelhantes envolvendo contratos antigos são analisados à luz do NRAU – Lei n.º 6/2006, com especial relevância para o regime transitório dos contratos celebrados antes de 18 de novembro de 1990. A regra-chave é o artigo 36.º do NRAU: se o arrendatário tiver 65 ou mais anos ou deficiência ≥60%, a transição para o NRAU só pode ocorrer por acordo; na falta de acordo, mantém-se o regime anterior (com as respetivas limitações à atualização de renda). Esta proteção visa impedir que a idade ou a deficiência deixem o inquilino exposto a alterações unilaterais do contrato.

A lei foi reforçada em 2019: a Lei n.º 13/2019 endureceu salvaguardas para arrendatários em situação de especial fragilidade (designadamente idosos e pessoas com deficiência), quer quanto à oposição à renovação, quer quanto a despejos associados a obras ou demolição. Entre os efeitos práticos está a exigência de maior ponderação social e de soluções que mitiguem impactos desproporcionados sobre inquilinos vulneráveis.

Casos de despejo

Quanto a despejos, em Portugal existe o Procedimento Especial de Despejo (PED), tramitado no Balcão Nacional do Arrendamento. Ele continua a existir para várias situações (por exemplo, falta de pagamento), mas os arrendatários protegidos pelo regime transitório (≥65 anos ou deficiência ≥60%) beneficiam de garantias adicionais: a sua situação não pode ser tratada como um despejo “automático”, exigindo-se apreciação das condições legais e, quando aplicável, o recurso à via judicial com avaliação das circunstâncias concretas (vulnerabilidade, antiguidade no locado, etc.).

Importa ainda distinguir as situações de obras/demolição. O senhorio pode, em certos casos, opor-se à renovação para realizar obras profundas ou demolir (art. 1101.º, al. b), do Código Civil), mas, quando está em causa arrendatário idoso ou com deficiência, a jurisprudência constitucional consolidou que essa faculdade se encontra condicionada por deveres de realojamento e proteção acrescida, para equilibrar o direito de propriedade com o direito à habitação.

Caso na prática

Em termos práticos, num caso como o descrito, uma Maricarmen “portuguesa”, com contrato habitacional pré-1990 e 87 anos, não poderia ser simplesmente confrontada com a cessação e substituição imediata do contrato por um valor incomportável.

Sem acordo, o regime protege a manutenção das condições essenciais do contrato antigo, e qualquer tentativa de despejo teria de respeitar escrupulosamente as barreiras legais e salvaguardas aplicáveis a idosos ou pessoas com deficiência, incluindo a ponderação de soluções de realojamento quando o fundamento seja obras.

Leia também: Atenção portugueses: se o seu Cartão de Cidadão não tiver isto e for anterior a esta data, terá que o renovar (mesmo que esteja válido)

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias

12:20 28 Outubro, 2026 12:29 28 Outubro, 2026

Crianças dos 5 aos 12 anos são convidadas a criar presépios em barro no Museu de Tavira, numa oficina gratuita orientada pelo ceramista Mário Mendonça

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia Nacional Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Vila do Bispo.
Algarve Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Algarve Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Economia Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura Ensino Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias

12:20 28 Outubro, 2026 12:29 28 Outubro, 2026

Crianças dos 5 aos 12 anos são convidadas a criar presépios em barro no Museu de Tavira, numa oficina gratuita orientada pelo ceramista Mário Mendonça

Filho de manifestante em Lisboa.
Economia, Nacional, Vídeo

Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”

11:10 28 Outubro, 2026 12:12 28 Outubro, 2026

Mãe de dois filhos contou que paga 800 euros de renda e recebe 460 euros de salário: o filho também explicou como vive esta realidade

Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Algarve, Desporto

Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

12:00 28 Outubro, 2026 12:02 28 Outubro, 2026

Mobilidade preocupa responsáveis pela Fórmula 1 no Algarve, que esperam até 105 mil pessoas e preveem reduzir os lugares de estacionamento

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Economia, Europe Direct Algarve

Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego

09:39 28 Outubro, 2026 10:19 28 Outubro, 2026

Encontro sobre inovação social reuniu mais de 50 entidades do Algarve, Alentejo e Andaluzia para debater inclusão, empreendedorismo e emprego

Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve

Parlamento Europeu reúne nove escolas de Portugal, Irlanda e Reino Unido em Ferragudo

07:44 28 Outubro, 2026 07:44 28 Outubro, 2026

Estudantes de Portugal, Irlanda e Reino Unido participam em encontro de cidadania europeia promovido pelo Parlamento Europeu no Algarve

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Últimas Notícias

  • Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
    Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças
  • No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
    No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”
  • Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
    Museu de Tavira promove oficina gratuita de presépios algarvios em barro para famílias
  • Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
    Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”
  • Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios
    Grande Prémio de Fórmula 1 no Algarve terá mobilidade como um dos maiores desafios

Opinião

  • História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: Idade do Bronze. Um novo tempo – Parte 3 | Por José Manuel do Carmo
  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal