Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher à janela. Crédito: Freepik AI
Mulher à janela. Crédito: Freepik AI
Europa

“Vivemos com medo”: Justiça emite ordem de despejo a idosa de 87 anos da casa onde vive há 70 com ‘renda antiga’

A idosa vive na casa desde 1956, mas a mudança na legislação faz com que o contrato assinado na altura pelos seus pais já não seja válido

09:50 27 Outubro, 2025 22:55 26 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante grande parte do século XX, os contratos de “renda antiga” garantiram estabilidade e segurança a milhares de famílias espanholas. Eram contratos vitalícios, transmitidos entre gerações, criados para assegurar um direito básico: o de ter um lar. Hoje, porém, as mudanças legislativas e a pressão imobiliária estão a pôr fim a essa era. E a história de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que a Justiça espanhola quer despejar da casa onde vive, é um retrato doloroso dessa transição.

Maricarmen vive há quase 70 anos no bairro do Retiro, em Madrid. O seu pai assinou o contrato de arrendamento em 1956, quando a zona era ainda modesta e longe dos preços milionários atuais. Desde então, a casa na rua Sainz de Baranda foi o seu refúgio, o lugar onde cresceu e envelheceu. Agora, aos 87 anos, enfrenta uma ordem de despejo marcada para o próximo dia 29 de outubro, de acordo com o jornal digital espanhol HuffPost.

Um contrato que nasceu noutros tempos

O contrato original foi um típico arrendamento de renda antiga, criado durante o regime franquista. Estes contratos permitiam a transmissão do direito de habitação ao cônjuge e aos descendentes que vivessem na casa. O objetivo era proteger as famílias de aumentos abusivos e garantir uma morada estável. No entanto, com a sucessão de reformas legais, esses direitos foram-se reduzindo.

Com o falecimento do pai e, mais tarde, da mãe, Maricarmen ficou como inquilina, beneficiando de uma segunda sub-rogação do contrato. Foi aqui que a situação se complicou. Segundo a legislação atual, essa segunda transferência do arrendamento só pode durar dois anos, salvo se o descendente tiver uma incapacidade superior a 65%. Maricarmen, com 50% de incapacidade e mobilidade reduzida, não cumpre esse requisito.

De um lar familiar a um ativo financeiro

Em 2018, o edifício onde vive foi vendido pela família proprietária à Renta Corporación, um dos grandes grupos imobiliários espanhóis. Pouco tempo depois, o imóvel foi adquirido pela Urbagestión, empresa especializada em investimentos imobiliários. E foi aí que começaram os problemas, de acordo com a mesma fonte.

Os novos proprietários alegaram que o contrato de Maricarmen devia ter terminado em 2007 e recorreram à justiça para exigir o despejo. Embora a idosa tenha ganho em primeira instância, as sucessivas apelações acabaram por dar razão à empresa. Em março de 2024, o Tribunal Supremo de Espanha decidiu a favor da Urbagestión.

Uma decisão que ignora o fator humano

A sentença determinou que, para permanecer na habitação, Maricarmen teria de pagar 1.650 euros por mês, quase o triplo do valor atual, apesar de receber uma pensão de apenas 1.450 euros. Sem meios para suportar tal valor, a octogenária corre o risco de perder o lar que conhece desde a juventude.

O Sindicato de Inquilinas de Madrid acompanha o caso e denuncia que a aplicação rígida da lei ignora situações humanas extremas, sobretudo quando envolvem idosos e contratos de longa duração. Para muitos, trata-se de um efeito colateral da especulação imobiliária que tem vindo a transformar o mercado de arrendamento nas grandes cidades espanholas.

Este caso de Maricarmen tem ainda uma dimensão histórica. de acordo com a mesma fonte. Se o contrato tivesse sido assinado hoje, ambos os pais seriam reconhecidos como titulares, e Maricarmen seria considerada a primeira sub-rogação, mantendo o direito de permanecer. Mas, durante a ditadura franquista, a legislação proibia que as mulheres casadas assinassem contratos sem o consentimento do marido. Assim, o contrato ficou apenas em nome do pai, criando agora uma limitação legal que lhe é fatal.

Uma luta que vai além da sua casa

Determinada a resistir, Maricarmen uniu-se à campanha #NosQuedamos, promovida pelo Sindicato de Inquilinas, que luta contra os despejos e a especulação. A iniciativa pretende pressionar o Governo espanhol a aplicar a regulação dos preços da habitação prevista na Lei de Vivienda e a criar contratos de arrendamento mais estáveis. “Não tenho qualquer amparo do Governo, absolutamente nenhum”, lamenta Maricarmen. “O que deviam fazer é mudar a lei para que os contratos sejam indefinidos. Assim, as pessoas deixavam de viver com medo de ser postas na rua.”

Símbolo de um problema maior

O caso de Maricarmen tornou-se um símbolo da crise habitacional que afeta Espanha e, por extensão, boa parte da Europa. À medida que os bairros tradicionais se valorizam e os fundos imobiliários expandem o seu domínio, histórias como a desta vizinha do Retiro mostram que o direito à habitação continua a ser, para muitos, um privilégio cada vez mais frágil, de acordo com o HuffPost.

E se acontecesse em Portugal?

Em Portugal, casos semelhantes envolvendo contratos antigos são analisados à luz do NRAU – Lei n.º 6/2006, com especial relevância para o regime transitório dos contratos celebrados antes de 18 de novembro de 1990. A regra-chave é o artigo 36.º do NRAU: se o arrendatário tiver 65 ou mais anos ou deficiência ≥60%, a transição para o NRAU só pode ocorrer por acordo; na falta de acordo, mantém-se o regime anterior (com as respetivas limitações à atualização de renda). Esta proteção visa impedir que a idade ou a deficiência deixem o inquilino exposto a alterações unilaterais do contrato.

A lei foi reforçada em 2019: a Lei n.º 13/2019 endureceu salvaguardas para arrendatários em situação de especial fragilidade (designadamente idosos e pessoas com deficiência), quer quanto à oposição à renovação, quer quanto a despejos associados a obras ou demolição. Entre os efeitos práticos está a exigência de maior ponderação social e de soluções que mitiguem impactos desproporcionados sobre inquilinos vulneráveis.

Casos de despejo

Quanto a despejos, em Portugal existe o Procedimento Especial de Despejo (PED), tramitado no Balcão Nacional do Arrendamento. Ele continua a existir para várias situações (por exemplo, falta de pagamento), mas os arrendatários protegidos pelo regime transitório (≥65 anos ou deficiência ≥60%) beneficiam de garantias adicionais: a sua situação não pode ser tratada como um despejo “automático”, exigindo-se apreciação das condições legais e, quando aplicável, o recurso à via judicial com avaliação das circunstâncias concretas (vulnerabilidade, antiguidade no locado, etc.).

Importa ainda distinguir as situações de obras/demolição. O senhorio pode, em certos casos, opor-se à renovação para realizar obras profundas ou demolir (art. 1101.º, al. b), do Código Civil), mas, quando está em causa arrendatário idoso ou com deficiência, a jurisprudência constitucional consolidou que essa faculdade se encontra condicionada por deveres de realojamento e proteção acrescida, para equilibrar o direito de propriedade com o direito à habitação.

Caso na prática

Em termos práticos, num caso como o descrito, uma Maricarmen “portuguesa”, com contrato habitacional pré-1990 e 87 anos, não poderia ser simplesmente confrontada com a cessação e substituição imediata do contrato por um valor incomportável.

Sem acordo, o regime protege a manutenção das condições essenciais do contrato antigo, e qualquer tentativa de despejo teria de respeitar escrupulosamente as barreiras legais e salvaguardas aplicáveis a idosos ou pessoas com deficiência, incluindo a ponderação de soluções de realojamento quando o fundamento seja obras.

Leia também: Atenção portugueses: se o seu Cartão de Cidadão não tiver isto e for anterior a esta data, terá que o renovar (mesmo que esteja válido)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia Mundo Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve Branded Content Pub Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’

20:50 31 Maio, 2026 20:19 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Existe uma região em Portugal na qual impostos como o IRS, o IRC e o IVA funcionam de forma diferente em relação ao resto do país

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia, Mundo, Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve, Branded Content, Pub, Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’

20:50 31 Maio, 2026 20:19 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Existe uma região em Portugal na qual impostos como o IRS, o IRC e o IVA funcionam de forma diferente em relação ao resto do país

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Últimas Notícias

  • “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
    “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
  • Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
    Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
  • Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
    Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
  • Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
    Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
  • Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
    Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
  • Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
    Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal