Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Voo cancelado. Crédito: Freepik
Voo cancelado. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

Uma nova visão para o transporte europeu propõe a ligação de 39 capitais por comboio, com velocidades elevadas e foco na rapidez, custo reduzido e impacto ambiental positivo

12:40 17 Junho, 2025 12:19 17 Junho, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A mobilidade entre países europeus poderá entrar numa nova era com a criação de uma extensa rede ferroviária de alta velocidade. Apresentado recentemente, este comboio internacional pretende unir 39 capitais através de comboios capazes de atingir velocidades entre os 300 e os 400 km/h, oferecendo uma alternativa rápida, moderna e sustentável para as deslocações de longa distância no continente.

Nova proposta

Com mais de 22 mil quilómetros planeados, a rede ambiciona conectar Lisboa a cidades como Helsínquia, Bucareste ou Kiev, passando por vários corredores estratégicos europeus.

De acordo a Executive Digest, uma nova proposta de calendário foi discutida em Bruxelas esta semana, apontando 2035 como data/alvo para a conclusão dos primeiros trechos da rede, com prioridade para os eixos Paris a Madrid e Viena a Berlim.

Uma rede sem fronteiras, agora com prioridade em Portugal e Espanha

Tal como refere a mesma fonte, o plano original já previa a inclusão de Portugal, mas fontes ligadas à Comissão Europeia confirmaram que o comboio Lisboa a Madrid poderá ser um dos primeiros a avançar. A infraestrutura existente entre as duas capitais, ainda limitada, deverá ser alvo de um investimento inicial superior a 6 mil milhões de euros para adaptação à alta velocidade.

A proposta está alinhada com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, que prevê a duplicação do tráfego ferroviário de alta velocidade até 2050. Segundo o novo relatório publicado pelo ‘21st Europe’, as obras em território ibérico poderão arrancar já em 2027, caso se concretize o financiamento previsto pelo Mecanismo Interligar a Europa.

Conforto, conectividade e design europeu

O projeto Starline, segundo a mesma fonte, mantém o conceito de comboios inspirados na bandeira da União Europeia, com estrelas nos vagões e interiores pensados para conforto em longas distâncias. Cada comboio contará com zonas de silêncio, compartimentos familiares, cafetarias e Wi-Fi de alta velocidade.

As estações também serão redesenhadas. Lisboa, por exemplo, poderá ver a Gare do Oriente transformada num “hub” ferroviário com zonas verdes, galerias culturais e serviços digitais, segundo o que foi discutido no workshop “Futuro das Estações Europeias” promovido em Valência no início de junho.

Recomendamos: Conselho de especialista: comece a usar o ‘truque das chaves de casa’ para saber se a fruta está (ou não) fresca

Governança e sustentabilidade

De acordo com a Executive Digest, a proposta inclui a criação de uma nova Autoridade Ferroviária Europeia (ERA), independente da Agência Ferroviária da União Europeia, com competências reforçadas para gestão e fiscalização da rede Starline. A operação deverá ser atribuída a empresas privadas sob regulamentação pública, enquanto o financiamento será assegurado por fundos europeus e contribuições nacionais.

A rede usará exclusivamente energia de fontes renováveis, com painéis solares nas estruturas das estações e contratos de fornecimento direto com produtores de energia eólica e solar.

Críticas e obstáculos continuam

Apesar da ambição, os desafios permanecem. A plataforma ‘Hidden Europe’, tal como referido pela fonte anteriormente citada, voltou a alertar para a complexidade do projeto, sobretudo em zonas montanhosas e submersas. O plano de construção de um túnel entre Roma e Zagreb continua a levantar dúvidas quanto à sua viabilidade técnica e custo estimado de 40 mil milhões de euros.

O custo global do projeto, que já ultrapassa os 800 mil milhões de euros, está a ser debatido no Parlamento Europeu. Enquanto alguns Estados-membros defendem o investimento como estratégico, outros alertam para o risco de derrapagens orçamentais.

E os voos low-cost?

Embora o Starline tenha sido apontado como uma ameaça aos voos low-cost, estes continuam a dominar o mercado. No entanto, um estudo publicado este mês pela Universidade Técnica de Delft revela que, nos corredores com ligações ferroviárias de alta velocidade, como Paris a Lyon ou Madrid a Barcelona, a quota de passageiros de comboio já ultrapassou os 65%.

Em Portugal, segundo a Executive Digest, a redução prevista nos voos Lisboa a Madrid poderá chegar aos 70% até 2040, caso o corredor de alta velocidade avance. No entanto, companhias aéreas como a Ryanair e a EasyJet têm reforçado ligações alternativas e lançado campanhas para fidelizar passageiros, sinalizando que a concorrência entre ar e ferrovia está longe de estar decidida.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (não é o seguro nem a carta)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Nacional Política

PS acusa Governo de substituir diretores do IEFP no Algarve por pessoas ligadas ao PSD

11:30 1 Agosto, 2026 02:47 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

No Algarve, todos os diretores do IEFP terão sido substituídos, acusa o PS, que exige concursos transparentes e explicações ao Governo

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Europe Direct Algarve Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Nacional, Política

PS acusa Governo de substituir diretores do IEFP no Algarve por pessoas ligadas ao PSD

11:30 1 Agosto, 2026 02:47 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

No Algarve, todos os diretores do IEFP terão sido substituídos, acusa o PS, que exige concursos transparentes e explicações ao Governo

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Europe Direct Algarve, Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Últimas Notícias

  • “Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve
    “Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve
  • Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
    Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
  • Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
    Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
  • Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
    Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
  • Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
    Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento