Os parques temáticos evoluíram muito ao longo das últimas décadas e hoje há espaços que conseguem combinar tecnologia, imaginação e experiências únicas. Entre eles, destaca-se um dos melhores parques temáticos do mundo, que durante os meses frios se transforma num verdadeiro cenário de conto de fadas, de acordo com a revista especializada em lifestyle NiT.
Trata-se do Phantasialand, em Brühl, na Alemanha, que foi distinguido este ano pela agência Publikum como o melhor do país. O parque, que começou nos anos 60 com espetáculos de marionetas, prepara-se para receber mais uma edição do Wintertraum, um dos eventos mais aguardados da estação fria, entre 15 de novembro e 25 de janeiro.
Da “Terra da Fantasia” às montanhas-russas recordistas
A história começou em 1967, quando o marionetista Richard Schmidt e o operador de parques Gottlieb Löffelhardt decidiram criar um espaço inspirado nos contos de fadas. Inicialmente pequeno, foi crescendo com áreas temáticas como Chinatown e México, inauguradas nas décadas de 80.
Com o tempo, novas tecnologias obrigaram a substituição de atrações antigas, mas também abriram portas para a inovação. A montanha-russa Taron, em Klugheim, foi distinguida pelo Guinness como a mais longa com múltiplos lançamentos e a que tem mais cruzamentos de trilhos. Já a F.L.Y., inaugurada em 2020, detém o recorde da montanha-russa voadora mais longa do mundo, de acordo com a mesma fonte.
O inverno ganha nova vida
No inverno, o parque transforma-se com luzes, trilhos decorados e espetáculos temáticos. O Wintertraum inclui performances como o “Tiempo de Fuego” e o fogo de artifício da “Magic Symphony”, que tornam a visita ainda mais memorável.
Mais de 40 atrações e sete mundos temáticos
Atualmente, o Phantasialand oferece mais de 40 atrações espalhadas por sete áreas: Rookburgh, Mexico, Mystery, Deep in Africa, Berlin, Chinatown e Fantasy. Além das recordistas, há opções para toda a família, como a Colorado Adventure, a experiência interativa Maus au Chocolat e atrações infantis como a Bolles Flugschule.
Hotéis e gastronomia que completam a experiência
Este local, considerado por muitos um dos melhores parques temáticos do mundo, conta com três hotéis temáticos. O Ling Bao inspira-se na Ásia e segue princípios de Feng Shui, o Village Mamba recria vilas africanas e o Charles Lindbergh, integrado nas montanhas-russas, foi eleito várias vezes como o melhor hotel de parque temático do mundo, de acordo com a fonte anteriormente citada.
Na restauração, os visitantes encontram desde fast food a pratos caseiros, como massas, bowls e hambúrgueres, pensados para todos os gostos.
Preços e acessos
Os bilhetes começam nos 51 euros para crianças e 61 euros para adultos. O parque encerra apenas em fevereiro e março, reabrindo para a temporada de verão.
O aeroporto mais próximo, de acordo com a NiT, é o de Colónia, a cerca de 20 minutos. Voos de Lisboa rondam os 66 euros ida e volta em novembro, enquanto do Porto custam cerca de 102 euros. A ligação para Brühl pode ser feita de carro ou comboio a partir do terminal.
Leia também: Britânicos consideram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
















