A evolução dos pagamentos digitais continua a ganhar força na Europa e a temática volta a destacar-se com o desenvolvimento do chamado PIN Online, uma tecnologia que permitirá validar compras contactless (sem PIN) de qualquer valor sem inserir o cartão no terminal. A funcionalidade está já em testes e deverá chegar ao mercado português após a primeira fase de implementação.
O novo sistema pretende ultrapassar o limite atual de 50 euros sem código. Com esta tecnologia, o cliente aproxima o cartão para qualquer montante e, quando necessário, introduz o PIN diretamente no ecrã do terminal, sem inserir o cartão físico.
A operação mantém-se rápida: abaixo dos 50 euros o código continua dispensado; acima desse valor, basta aproximar o cartão e confirmar a compra com o PIN. Uma das vantagens é a eliminação dos bloqueios temporários que surgem após várias operações consecutivas sem código.
Testes iniciados em França e alargamento previsto à Europa
A tecnologia começou a ser testada em França, incluindo na rede de táxis G7, em Paris. Nesta fase piloto, apenas cartões compatíveis com os sistemas CB, Visa e Mastercard podem utilizar a funcionalidade. A expansão para os restantes países europeus, incluindo Portugal, está prevista após a atualização dos terminais e a conclusão dos testes, de acordo com o portal especializado em economia e negócios Executive Digest.
Banco de Portugal garante que método já está integrado no país
Questionado pela mesma fonte, o Banco de Portugal esclareceu que esta forma de pagamento já faz parte do dia a dia dos portugueses. Segundo o regulador, “quando é utilizada a funcionalidade contactless nos pagamentos presenciais com cartão de pagamento, há dois cenários possíveis: quando o montante da transação é inferior a 50 euros, pode não ser solicitado o PIN ao cliente; quando o montante ultrapassa os 50 euros, deve ser solicitado o PIN ao cliente”.
O BdP acrescentou que “nesta segunda situação, em Portugal, não é necessário introduzir o cartão físico no terminal. Assim, já é possível efetuar pagamentos acima de 50 euros sem necessidade de ser introduzido o cartão no terminal, apenas com a digitação do PIN”, salientando ainda que esta regra “não implica qualquer alteração ao limite de 50 euros, que está definido a nível europeu”.
Este regulador garante que se trata de uma metodologia segura, reforçando que “o cartão de pagamento não sai da posse do utilizador, e permite aos utilizadores um pagamento mais rápido e cómodo”.
Contactless domina cada vez mais o mercado português
O Banco de Portugal, citado pela mesma fonte, recorda que o mercado nacional tem promovido várias iniciativas para reforçar o uso da tecnologia contactless (sem PIN), quer ao nível da capacitação de cartões e terminais, quer na expansão deste método a novos setores, como os transportes públicos.
Os dados mais recentes destacam este crescimento: em 2024, 91 por cento dos cartões emitidos em Portugal já incluíam tecnologia contactless, totalizando 25,5 milhões de cartões. Também os terminais acompanharam a evolução, chegando aos 93 por cento de TPA habilitados no final do ano.
Aumenta o uso do contactless
O aumento do uso é evidente: em 2024, os pagamentos por aproximação subiram 24 por cento em quantidade e 26,9 por cento em valor, atingindo 1,4 mil milhões de operações e 36,8 milhões de euros movimentados.
De acordo com a Executive Digest, o retalho mantém-se como o setor com maior utilização desta tecnologia, representando 57,4 por cento do número total de compras contactless, seguido da restauração, com 23,2 por cento.
Leia também: Tempestade regressa: ciclone atlântico traz chuva forte e vento e estas são as regiões mais afetadas
















