A escassez de água é um problema real, cada vez mais sentido particularmente na região do Algarve, em resultado das alterações climáticas.
Os temas da poluição das reservas de água doce, do risco de escassez de Água para consumo humano e agrícola, e de todas as questões ambientais e de sustentabilidade que envolvem o nosso planeta são prioritários para o POSTAL do ALGARVE.
Nesta edição, damos especial destaque à celebração do Dia Mundial da Água que se comemora na próxima terça-feira, dia 22 de março.
Para assinalar a data, a iniciativa H2OFF desafia a fechar a torneira por uma hora no Dia Mundial da Água. No Algarve, a empresa Águas do Algarve é parceira da iniciativa, cujo objetivo é motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma.
“Águas Sem Fronteiras – O desafio da Poupança da Água”
Na próxima segunda-feira, dia 21, vai ser publicamente apresentado o projeto, criado pela Águas do Algarve, “Águas Sem Fronteiras – O desafio da Poupança da Água”.
O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância do uso eficiente da Água, os impactos da escassez hídrica, tal como alertar para a necessidade de novos comportamentos de consumo e, sobretudo pensar na questão da sustentabilidade como uma solução para as gerações futuras.
Estando o Algarve ligado histórica, social, económica e geograficamente à Água e sendo uma região de tamanhas singularidades ambientais, a iniciativa conta com a colaboração e pareceria de várias forças vivas da região algarvia.
Tem sido uma preocupação constante de entidades regionais, como a Águas do Algarve, contribuirem para a formação de cidadãos mais conscientes da importância vital deste recurso escasso promovendo a sua educação ambiental: “sendo este um compromisso de responsabilidade social comum a todos, que nos une como humanidade e ao qual temos o dever cívico e institucional de responder, foi criado o projeto “Águas Sem Fronteiras – O desafio da Poupança da Água”.
A Água como fator primordial à vida e ao desenvolvimento sustentável, depara-se neste momento com grandes desafios. A escassez de água é um problema real, cada vez mais sentido em resultado das alterações climáticas.