Terminadas as três fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/23, a Universidade do Algarve registou uma ocupação total de 97,6%, colocando-se entre as instituições portuguesas com maior procura.
De acordo com os resultados da 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022/23, a taxa total de colocação na UAlg (97,6%) foi novamente superior à do País (92,1%), situando-se 5,5 pontos percentuais acima da média nacional. No final do Concurso Nacional de Acesso foram colocados 1572 novos estudantes.
De destacar que nos últimos quatro anos, a Universidade do Algarve passou de uma taxa de ocupação de 86,3%, em 2018/2019, para 97,6%, em 2022/23, tendo-se verificado um aumento de 11 pontos percentuais
Segundo os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), “50.315 estudantes ingressaram em 2022-2023 no ensino superior público através do concurso nacional de acesso”, considerando todas as fases, dos quais 29.948 entraram em universidades e 20.367 em politécnicos.
A 3ª fase do concurso nacional de acesso resultou na colocação de mais 1.034 estudantes. Na UAlg foram colocados mais 61 novos estudantes, que deverão, até quinta-feira, 20 de outubro, realizar a matrícula e inscrição junto da UAlg.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.