Por nós e pelas espécies que delas dependem ou desfrutam. Desta forma, e pela quarta vez, o Algarve acolherá no domingo, dia 8 de maio, a OPERAÇÃO PRAIA LIMPA 2022. Estas praias de cinco concelhos algarvios (Silves, Albufeira, Lagoa, Loulé e Faro) irão ser “inundadas”, entre as 9:30 e as 11:00, por generosos voluntários desejosos de contribuir para o que já é uma tradição anual nos nossos areais: a recolha de resíduos que nunca deveria ter chegado às nossas praias e aos nossos fundos marinhos.
As inscrições (https://praialimpa. zoomarine.pt/) para este voluntariado ambiental são gratuitas, encerram às 15 horas do dia 6 de maio (sexta-feira), e são importantes para garantir que os participantes fiquem protegidos por um seguro, tenham acesso a um certificado digital de participação e, claro, a um simbólico lanche. Esta quarta-feira, já existiam mais de 250 participantes inscritos, pelo que se prevê uma grande festa regional pela defesa do Ambiente.
Iniciada em 2017, em articulação com a “Operação Montanha Verde” (2016), a “Operação Praia Limpa” faz parte da iniciativa de responsabilidade ambiental “Together We Protect – Juntos Protegemos”, idealizada pelo Zoomarine e que visa remover, ao longo de vários quilómetros (ao nível da faixa costeira e dos fundos marinhos), os detritos de origem humana que nunca se deveriam encontrar nos habitats naturais.
Este ano, a parceria foi ampliada a mais dois municípios e contará com o empenho e cooperação das seguintes entidades: ALGAR SA, a Universidade do Algarve (V+), Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Marinha Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional, a Região de Turismo do Algarve, Águas do Algarve SA, LIPTON, Vila Vita Parc Resort & Spa, Centro Europe Direct Algarve, OLIMAR Reisen (Viagens) e Zoomarine.
Esta iniciativa, pedagogicamente ativa, integra o vasto programa da Marinha Portuguesa nas celebrações do Dia da Marinha 2022, que este ano se irão centrar na cidade de Faro até 22 de maio, e do Dia Europeu do Mar.
Dia 8 de maio, diz o Zoomarine que “será uma honra e uma alegria contar com a ajuda de todos (famílias, amigos e colegas de todas as idades), durante alguns minutos (10 a 90, dependendo da disponibilidade e energia de cada um…), para se poder passar duas mensagens fundamentais: o lixo marinho poderá não ter produzido por todos, mas a todos prejudica e as praias são de todos (humanos e não-humanos), e delas devemos poder desfrutar sem poluição, sem riscos, e sem culpas. Assim sendo, este domingo podemos contar com a vossa generosa ajuda?”.