


O Município de São Brás de Alportel prossegue os trabalhos de reparação e pintura de todos os vértices geodésicos do concelho.
Os vértices geodésicos são sinais que indicam uma posição cartográfica exata e formam parte de uma rede de triangulação com outros vértices geodésicos. Habitualmente são instalados em sítios altos e isolados com linha de visão desimpedida para outros vértices.
A proteção destes vértices, mais conhecidos como “marcos geodésicos”, é da responsabilidade da Direção Geral do Território. Contudo, cabe à comunidade e ao Município a defesa e preservação destas importantes infraestruturas que permitem a triangulação entre si, com um raio de visão a 360º.
Conforme explica a autarquia local, “no concelho de São Brás de Alportel existem 14 vértices geodésicos localizados em zonas com paisagens soberbas que se estendem por extensos quilómetros e que fazem as maravilhas de quem escolhe o concelho para passeios, caminhas, passeios de btt ou que simplesmente escolhem estes pontos para contemplar paisagens únicas independentemente do momento do dia”.
“A preservação destes espaços e a valorização da paisagem ganham, por isso mesmo, importância uma vez que contribuem para a qualidade de vida dos residentes e de quem visita o concelho”, vinca a autarquia são-brasense, acrescentando que as intervenções têm “importância em diversas áreas, como é o caso do património cultural e natural, do turismo e da economia local”.