Regressados de França no ano 1986, onde estiveram emigrados cerca de duas décadas, a família Cavaco: Conceição, José Pedro e dois filhos entretanto nascidos, Pascal e Carla, voltaram às suas origens em Tavira com a ideia de criar um negócio. Estamos a falar de algo inovador para a época que se vivia e para uma cidade que começava a despertar para o turismo.
Conceição Cavaco viu uma oportunidade numa loja cujo trespasse adquiriu na Rua Tenente Couto, nº 12, em Tavira, e transformou-a numa mercearia tradicional – Mercearia Cavaco. “Correu muito bem”, diz Conceição, “trazia os produtos da terra do Monte da Farrobinha, localizado na Senhora da Saúde, propriedade da família, vegetais, frutas (tudo de produção biológica), azeite, aguardente de medronho, assim como algum artesanato regional e foi conquistando os estrangeiros como também os residentes que visitavam a loja!
Trinta e três anos volvidos e tendo tido altos e baixos, produto de diversas conjunturas económicas que o país sofreu e alguns hábitos comerciais que se perderam a meio, a família Cavaco reabriu as portas da mercearia após a pandemia com o nome “Sabores da Terra”, com outra dinâmica e um novo olhar no futuro!
Pascal e Carla que sempre apoiaram a mãe, vieram dar uma mãozinha ao negócio, falaram com produtores de vinho, cervejeiros, conserveiras, produtores locais, entre outros fabricantes da região. Os Sabores da Terra agora dispõem de uma garrafeira onde é possível encontrar uma variedade de vinhos algarvios como os da Herdade do Barranco do Vale, Marcha Légua, Paxá, Arvad, JAAP, João Clara, Quinta dos Santos, entre outros, bem como uma variedade de vinhos biológicos como a Quinta da Caldeirinha, Soalheiro, Espera, Humus ou até o licoroso Algar Moscatel com aromas florais de laranjeira, mel e compota. O Medronho, o Gin de Medronho e Água Mel da Arbun.
Produtos genuínos e regionais
Sugere-se, só como exemplo, adquirir uma conserva Açor, de fabrico próprio e artesanal, ou uma esmagada da Saboreal e uma garrafa de Paxá – Verdelho frutado, iguarias que conjugadas produzem um efeito fantástico nas papilas! Em breve a venda de pão de linhaça com flor de sal (do conceituado “Pão com Manteiga” de Loulé), entre outras qualidades regionais de pão que dificilmente encontrará nas grandes superfícies.
O pão e o azeite na nossa dieta
Quando se fala de pão a um bom português, o azeite tem de obrigatoriamente fazer parte da dieta! Pascal apresentou-nos o do Monte da Farrobinha, que embora seja uma produção própria pequena, é 100% biológico, de muita qualidade e casa perfeitamente com a maravilhosa flor de sal do Algarve.
Carla Cavaco, entretanto, alertou-nos para a cerveja artesanal de que tanto gosta, a Senescal Brewery, fabricada em Castro Marim por um jovem que se dedicou à sua criação no período da pandemia, com frutos tipicamente algarvios como o figo, a laranja e a alfarroba mas também outras que estão expostas em nada inferiores à primeira, vindas do Carvoeiro da Quinta dos Santos e de Loulé.
Não saia sem provar um dos bolos artesanais confecionados em forno de lenha de Ludgero Barriga, um geladinho “Colé” artesanal, sem corantes nem conservantes, sem glúten e lactose, a pensar nas tardes cálidas; um excelente picante do Sr. Leonardo Camacho, produzido com o rigor da tradição para o seu arroz de marisco ou até um frasquinho de mel de Eduardo Valente para adoçar o seu queijo fresco. Não podemos deixar no esquecimento as amêndoas ou nozes da Arroba ou ainda um belo e delicioso “chocolate” da Carob.
O resto, terá de ir ver com os seus próprios olhos e ouvidos, pois, Conceição tem sempre histórias interessantes para contar e envolve o visitante nas suas memórias!
De segunda a sexta das 10:00 às 19:00 e ao sábado das 10:00 às 13:00, esperam por si!