De acordo com os resultados disponibilizados pela Times Higher Education (THE), na edição 2023 dos World University Rankings, a Universidade do Algarve volta a obter a pontuação mais elevada no indicador que avalia a projeção internacional, entre as 14 Instituições de Ensino Superior portuguesas participantes.
Também a nível global, este Ranking volta a considerar que o ponto mais forte da Academia algarvia é a sua projeção internacional, colocando-a na posição 347 entre as 1799 instituições avaliadas, de 104 países.
Nesta edição, a UAlg melhorou o seu desempenho em três das quatro áreas em avaliação: Investigação, Transferência de Conhecimento e Projeção Internacional.
A UAlg integra pelo sexto ano consecutivo este ranking mundial das universidades, estando entre as posições 1001 e 1200. De salientar que esta edição incluiu 1799 instituições, mais 137 que no ano anterior, e 537 instituições com o estatuto de repórter por não terem atingido os critérios de elegibilidade para atribuição de uma posição no ranking.
Tal como as edições anteriores deste ranking, a de 2023 é elaborada tendo em conta as diversas valências das instituições: ensino, investigação, projeção internacional (docentes, estudantes e investigação) e transferência de conhecimento.
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.