Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Edição Papel, Opinião

Porquê escrever 100 artigos com perguntas sobre artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus

ARTES VISUAIS: Artigo de Saúl Neves de Jesus publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

09:00 6 Outubro, 2023 08:14 5 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
SAÚL NEVES DE JESUS
Professor Catedrático da Universidade do Algarve;
Pós-doutorado em Artes Visuais

Este é o nosso artigo número 101!

Em 2011 iniciei esta colaboração com o Cultura.Sul, procurando ir ao encontro do desafio lançado pelo Henrique, Diretor do Postal do Algarve e do Cultura.Sul, de ser responsável pela rubrica de Artes Visuais. Embora a minha formação tenha sido predominantemente na área da Psicologia, tinha feito um pós-doutoramento em Artes Visuais e tinha já realizado várias exposições com obras produzidas segundo diversas técnicas de artes visuais.

Tratando-se de artigos de opinião, a exigência científica na escrita seria relativa e senti que os conhecimentos que possuía seriam suficientes para o efeito, sendo até uma oportunidade para aprofundar a minha curiosidade e aprendizagem no âmbito das artes visuais.

Desde logo, quis que os artigos também pudessem suscitar a curiosidade do próprio leitor, pelo que os títulos foram sempre questões relativas às artes visuais, coincidindo com dúvidas que muitas vezes as pessoas têm neste âmbito. As respostas levaram-me a fazer pesquisa sobre os assuntos e a ilustrar com referência a artistas, a obras ou a exposições.

Com os artigos publicados não procurei a resposta correta ou adequada para cada questão, até porque não existe, mas apenas tentar esclarecer cada uma das questões colocadas.

Os primeiros onze artigos foram publicados no livro “Construção de um percurso multidisciplinar, integrativo e de síntese nas Artes Visuais”, em 2015. Pensei em ficar por aí, mas com as palavras de incentivo de vários leitores e a minha própria curiosidade e prazer pela pesquisa neste âmbito, fui continuando a escrever, sempre colocando uma questão no título de cada artigo.

Não foi um processo fácil encontrar tantas questões neste âmbito e nunca pensei escrever tantos artigos, mas o que é certo é que, com o pressuposto de que “o caminho faz-se caminhando…”, cheguei ao 100º artigo publicado no Cultura.Sul.

No artigo nº 51º, intitulado “Porquê colocar questões sobre artes visuais?”, apresentei os títulos (as questões) dos primeiros 50 artigos publicados, com a possibilidade do leitor, na versão digital do Cultura.Sul, ter acesso a cada um dos artigos, ao clicar no respetivo título.

No artigo nº 80, intitulado “A arte ajuda-nos a parar no tempo?”, apresentei os artigos que se seguiram, do 51º ao 79º.

Desta vez, apresento as questões a que entretanto procurei responder e que constituem os títulos dos artigos publicados mais recentemente, entre o 81º e o 100º, bastando o leitor clicar no título do artigo para ter acesso ao mesmo:

81. A arte pode ser produzida de forma mais ecológica?

82. Qual o valor da arte em NFT?

83. Como são tratadas as obras de arte durante a guerra?

84. Como está a ser “vista” pelos artistas a guerra na Ucrânia?

85. Como têm sido abordadas as “3 Graças” nas artes visuais?

86. Pode a arte de rua ser apresentada num museu?

87. Pode a proximidade do mar inspirar a produção artística?

88. Pode o mar servir de enquadramento para as obras artísticas?

89. Pode a arte contribuir para um ambiente de paz?

90. Porque é a arte usada por ativistas?

91. Pode a arte ajudar-nos a lembrar o passado para melhorar o futuro?

92. O que pode levar alguém a destruir obras de arte?

93. Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais?

94. Como tem sido abordado o corpo da mulher nas artes visuais?

95. Qual o valor do corpo da mulher nas obras de arte?

96. A arte pode ser sentida na PELE?

97. Qual o valor da arte na filantropia?

98. Porque são os artistas colecionadores?

99. Pode a imagem visual ajudar a compreender conceitos da ciência?

100. Pode a arte ajudar-nos a melhorar o mundo em que vivemos?

Embora a partir do 80º artigo tenha definido como objetivo escrever 100 artigos sobre artes visuais no Cultura.Sul, perspetivando compilar todos esses artigos num livro, pois 100 é um número “redondo” do qual me estava a aproximar, neste momento sinto que o objetivo foi cumprido, mas irei continuar a colaborar, apenas pelo prazer de refletir sobre as questões colocadas nos títulos dos artigos que venham a ser escritos.

Por isso, um “até já”, pois vamos continuar a encontrar-nos neste espaço do Cultura.Sul…

Leia também: Pode a arte ajudar-nos a melhorar o mundo em que vivemos? | Por Saúl Neves de Jesus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Nacional

Burlas estão cada vez mais disfarçadas: PSP explica os sinais que devem fazer desconfiar

11:00 19 Julho, 2026 18:50 15 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Polícia de Segurança Pública (PSP) voltou a deixar um alerta aos cidadãos sobre burlas e fraudes, recordando alguns sinais que devem levantar suspeitas. Numa publicação nas redes sociais, a PSP partilhou várias recomendações para ajudar a identificar tentativas de engano e evitar que...

Algarve Saúde

CUDESP denuncia esperas ao calor e falta de privacidade na urgência de Portimão

09:53 19 Julho, 2026 09:53 19 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Comissão pede medidas urgentes após relatar doentes junto às ambulâncias e triagens sem resguardo na urgência do Hospital de Portimão

Algarve Cultura Gastronomia

Cinco noites de sabores e concertos animam a Feira Arte Doce em Lagos

09:00 19 Julho, 2026 11:04 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura encabeçam o cartaz da 37.ª Feira Arte Doce, em Lagos

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto

13:00 19 Julho, 2026 19:08 15 Julho, 2026 | João Luís

Quem tem seguro automóvel contribui para um fundo que indemniza vítimas de acidentes provocados por veículos sem seguro válido

Homem com o passaporte na mão.Crédit
Europe Direct Algarve

Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora

09:10 19 Julho, 2026 17:25 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro ficou de fora da lista de 16 aeroportos europeus onde a Ryanair alerta para longas filas no controlo de passaportes

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Algarve Cultura

Música, dança e tradição tomam conta do centro de Tavira

08:00 19 Julho, 2026 12:31 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa “Verão em Tavira” promove o encontro entre residentes e visitantes através de uma oferta cultural destinada a todas as idades

Opinião Saúde

Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho

07:30 19 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Envelhecer com qualidade não significa apenas viver mais anos. Significa manter a capacidade de pensar, mover-se, participar e ser independente. E para isso, cérebro e coluna devem ser cuidados em conjunto"

Saúde

Quer perder peso depois dos 50? Especialistas recomendam começar por este hábito

19:50 18 Julho, 2026 19:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alterações hormonais, perda de massa muscular e um metabolismo mais lento podem dificultar perder de peso, mas há uma estratégia que ajuda a controlar a fome

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Usar protetor solar de corpo na cara? Dermatologistas explicam por que deve ter cuidado

08:30 18 Julho, 2026 14:19 15 Julho, 2026 | João Luís

Usar protetor solar corporal na cara pode parecer inofensivo, mas há diferenças nas fórmulas que podem afetar alguns tipos de pele

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Atenção ao que deixa no carro ao sol: estes objetos podem ser perigosos com o calor

12:00 18 Julho, 2026 15:17 16 Julho, 2026 | João Luís

Com o carro estacionado ao sol, alguns objetos esquecidos no interior podem comportar-se de forma bem diferente do que à temperatura ambiente

Saúde

Descoberta no Porto revela como a gordura alimenta o cancro do estômago

21:00 18 Julho, 2026 19:11 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Investigadores do Porto descobriram que células do cancro do estômago usam gordura como fonte de energia, o que pode favorecer a progressão da doença

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Nacional

Burlas estão cada vez mais disfarçadas: PSP explica os sinais que devem fazer desconfiar

11:00 19 Julho, 2026 18:50 15 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Polícia de Segurança Pública (PSP) voltou a deixar um alerta aos cidadãos sobre burlas e fraudes, recordando alguns sinais que devem levantar suspeitas. Numa publicação nas redes sociais, a PSP partilhou várias recomendações para ajudar a identificar tentativas de engano e evitar que...

Algarve, Saúde

CUDESP denuncia esperas ao calor e falta de privacidade na urgência de Portimão

09:53 19 Julho, 2026 09:53 19 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Comissão pede medidas urgentes após relatar doentes junto às ambulâncias e triagens sem resguardo na urgência do Hospital de Portimão

Algarve, Cultura, Gastronomia

Cinco noites de sabores e concertos animam a Feira Arte Doce em Lagos

09:00 19 Julho, 2026 11:04 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marisa Liz, Matias Damásio, Dino D’Santiago, Carlão e Ana Moura encabeçam o cartaz da 37.ª Feira Arte Doce, em Lagos

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto

13:00 19 Julho, 2026 19:08 15 Julho, 2026 | João Luís

Quem tem seguro automóvel contribui para um fundo que indemniza vítimas de acidentes provocados por veículos sem seguro válido

Homem com o passaporte na mão.Crédit
Europe Direct Algarve

Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora

09:10 19 Julho, 2026 17:25 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro ficou de fora da lista de 16 aeroportos europeus onde a Ryanair alerta para longas filas no controlo de passaportes

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Algarve, Cultura

Música, dança e tradição tomam conta do centro de Tavira

08:00 19 Julho, 2026 12:31 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa “Verão em Tavira” promove o encontro entre residentes e visitantes através de uma oferta cultural destinada a todas as idades

Opinião, Saúde

Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho

07:30 19 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Envelhecer com qualidade não significa apenas viver mais anos. Significa manter a capacidade de pensar, mover-se, participar e ser independente. E para isso, cérebro e coluna devem ser cuidados em conjunto"

Saúde

Quer perder peso depois dos 50? Especialistas recomendam começar por este hábito

19:50 18 Julho, 2026 19:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alterações hormonais, perda de massa muscular e um metabolismo mais lento podem dificultar perder de peso, mas há uma estratégia que ajuda a controlar a fome

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Usar protetor solar de corpo na cara? Dermatologistas explicam por que deve ter cuidado

08:30 18 Julho, 2026 14:19 15 Julho, 2026 | João Luís

Usar protetor solar corporal na cara pode parecer inofensivo, mas há diferenças nas fórmulas que podem afetar alguns tipos de pele

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Atenção ao que deixa no carro ao sol: estes objetos podem ser perigosos com o calor

12:00 18 Julho, 2026 15:17 16 Julho, 2026 | João Luís

Com o carro estacionado ao sol, alguns objetos esquecidos no interior podem comportar-se de forma bem diferente do que à temperatura ambiente

Saúde

Descoberta no Porto revela como a gordura alimenta o cancro do estômago

21:00 18 Julho, 2026 19:11 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Investigadores do Porto descobriram que células do cancro do estômago usam gordura como fonte de energia, o que pode favorecer a progressão da doença

Últimas Notícias

  • Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto
    Condutores com seguro pagam todos os anos por quem circula sem ele: saiba quanto
  • Académica de Coimbra lança “Isto é Gozar com Quem Estuda” em defesa dos estudantes
    Académica de Coimbra lança “Isto é Gozar com Quem Estuda” em defesa dos estudantes
  • Monólogo sobre o aborto chega a Loulé depois da estreia em Braga
    Monólogo sobre o aborto chega a Loulé depois da estreia em Braga
  • 44.ª Concentração de Faro termina hoje após quatro dias de música e milhares de motas [fotos & vídeos]
    44.ª Concentração de Faro termina hoje após quatro dias de música e milhares de motas [fotos & vídeos]
  • Burlas estão cada vez mais disfarçadas: PSP explica os sinais que devem fazer desconfiar
    Burlas estão cada vez mais disfarçadas: PSP explica os sinais que devem fazer desconfiar

Opinião

  • Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho
    Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho
  • Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
    Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
  • Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
    Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires

Europe Direct Algarve

  • Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora
    Ryanair divulgou uma lista de 16 aeroportos onde há longas filas no controlo de passaportes e Faro ficou de fora
  • Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
    Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal