Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Obra “Rapariga com balão”, de Banksy (2003), e a sua destruição em 2018
Cultura, Edição Papel, Opinião

O que pode levar alguém a destruir obras de arte? | Por Saúl Neves de Jesus

ARTES VISUAIS: Artigo de Saúl Neves de Jesus publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

09:00 13 Janeiro, 2023 08:23 12 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Saúl Neves de Jesus*

Recentemente o empresário milionário de Miami (Flórida, EUA), Martin Mobarak, alegou ter queimado, numa taça de martini com combustível, a obra “Fantasmas Sinistros”, da renomada pintora mexicana Frida Kahlo, avaliada em 10 milhões de dólares, como parte de um lançamento de 10 mil cópias NFT exclusivas.

Tendo surgido há poucos anos (2014), a adesão aos NFT tem aumentado de forma exponencial, pois permitem a muito mais pessoas colecionar obras de arte e permitem que um público mais jovem, ligado ao mundo digital, entre neste mercado. Um NFT serve para garantir que determinado item é original, pelo que ao comprar-se algo com NFT há a garantia de que a chave digital é única, garantindo a autenticidade do produto.

Obra “Fantasmas sinistros”, de Frida Kahlo – Fotos D.R.

A destruição do pequeno e colorido desenho de Kahlo, pretendia promover a venda de versões digitais desta obra, considerada um tesouro nacional no México.

O empresário referiu que esperava que as pessoas pudessem entender e ver o lado positivo, pois a venda dos NFT permitiria beneficiar o Palácio de Belas Artes do México, o Museu Frida Kahlo de Coyoacán e várias instituições de caridade dedicadas ao atendimento médico para crianças.

No entanto, o Instituto Nacional de Belas Artes do México anunciou que está a abrir uma investigação sobre a destruição do desenho, pois no México a destruição deliberada de um monumento artístico constitui um crime nos termos da lei federal sobre monumentos e zonas arqueológicas, artísticas e históricas.

Obra “Fantasmas sinistros”, de Frida Kahlo (1944), e a sua destruição em 2022

Mais recentemente, o Prémio EDP Novos Artistas 2022 foi atribuído a Adriana Proganó com a obra “Little Brats” (“crianças malcomportadas” ou “pestinhas”), em que as figuras fogem das pinturas e ocupam um espaço no museu. Segundo palavras da própria artista “Comecei a imaginar estas figuras que saíam e se instalavam no espaço, e acabam por fazer estas asneiras, a destruir o museu, sendo elas em si parte do museu”.

Mas a destruição efetiva de obras de arte já tem acontecido em diversas situações e por diversos motivos.

Nomeadamente, em Portugal, é conhecido o episódio da queima dos próprios quadros pelo pintor Mário Silva, no Verão de 1988, em protesto contra a política fiscal da altura, em particular contra os impostos que teria que pagar pela venda dos quadros. Embora, afinal, apenas tenha queimado fotocópias dos seus quadros, foi notícia nos media da altura, conseguindo chamar a atenção da opinião pública para os elevados impostos existentes em Portugal.

Um outro episódio muito mediatizado de destruição de uma obra de arte ocorreu em 2018, quando uma pintura de Banksy se “autodestruiu” depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (cerca de 1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia na sua conta do Instagram no momento em que o quadro “Girl with balloon” (“Rapariga com balão”) se desfaz em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro. Originalmente, esta imagem havia sido pintada num muro em Londres, tendo sido votada pelos britânicos em 2017 como a obra preferida no Reino Unido. Considera-se que a destruição desta obra só terá aumentado a sua cotação no mercado de arte.

Obra “Rapariga com balão”, de Banksy (2003), e a sua destruição em 2018

Banksy é um dos artistas mais conceituados da atualidade, embora continue a permanecer no anonimato, produzindo mensagens visuais que abordam questões da atualidade, sobretudo de crítica política e social, com um forte viés revolucionário e de anti guerra. Uma das frases de que é autor é a seguinte: “Os maiores crimes do mundo não são cometidos por pessoas que violam as regras, mas por pessoas que seguem as regras. São as pessoas que seguem ordens que soltam bombas e massacram aldeias.”

E esta frase revela-se duma enorme atualidade sobretudo devido à Guerra na Ucrânia. Aliás, logo nos primeiros dias desta guerra foi divulgada a destruição do Museu Ivankiv, situado na região metropolitana de Kiev, tendo sido destruídas 25 obras de uma das principais artistas ucranianas, Maria Prymachenko. Entretanto, os bombardeamentos russos já destruíram, total ou parcialmente, outros locais de elevada importância cultural, como o Museu de Arte em Kharkiv, com mais de 25.000 obras de arte.

Já na segunda guerra mundial, entre 1939 e 1945, havia sido imensa a destruição de obras de arte. Ainda jovem, Hitler havia tentado ser um pintor reconhecido, mas foi rejeitado na Academia de Belas-Artes de Viena, em 1907. Trinta anos depois, já como líder da Alemanha Nazista, ordenou a maior ação contra a arte, anunciando a exposição “Arte Degenerada”, em que incluiu artistas como Picasso, Braque, Matisse, Grosz e Ernst, numa ofensiva contra pinturas, esculturas, livros, gravuras e desenhos considerados “impuros”, pois não se enquadravam no ideal de beleza clássico e naturalista.

Esta situação levou à criação do “Escudo Azul”, na Convenção de Haia, em 1954, procurando a proteção de bens culturais, incluindo obras de arte, em situações de guerra, sendo considerada a sua destruição crimes de guerra.

Mas, seja em situação de guerra, seja por interesses comerciais, consideramos que é essencial preservar as obras de arte, uma das principais marcas identitárias e culturais na sociedade em que vivemos.

* Professor Catedrático da Universidade do Algarve;
Pós-doutorado em Artes Visuais;
http://saul2017.wixsite.com/artes

Pode a arte ajudar-nos a lembrar o passado para melhorar o futuro? | Por Saúl Neves de Jesus
Porque é a arte usada por ativistas? | Por Saúl Neves de Jesus
Pode a arte contribuir para um ambiente de paz? | Por Saúl Neves de Jesus
Pode o mar servir de enquadramento para as obras artísticas? | Por Saúl Neves de Jesus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem com um relógio.
Nacional

Homem que tinha um Rolex de 35.000€ no pulso é alvo de roubo com violência física numa zona que costuma ter vigilância policial

14:20 16 Julho, 2026 14:05 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida da Liberdade, em Lisboa, um homem foi roubado com recurso a violência física, ficando sem um relógio Rolex avaliado em 35.000€

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Algarve

Mulher detida por homicídio da mãe tinha antecedentes de violência doméstica

14:44 16 Julho, 2026 14:51 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Corpo da vítima, de 58 anos, foi encontrado soterrado na residência, com sinais evidentes de morte violenta

Viatura do INEM.
Algarve Nacional Saúde

INEM acaba com delegações do Norte, Centro e Sul

12:30 16 Julho, 2026 12:28 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Presidente do INEM assegura que o fim das delegações não reduzirá a proximidade nem a capacidade de resposta regional

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Cultura Europe Direct Algarve Opinião Vídeo

A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

08:51 16 Julho, 2026 08:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma noite, cinco histórias e múltiplas emoções: o espetáculo propõe uma viagem por diferentes formas de representar a vida em palco

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Credores do BES já têm data para pedir compensações: saiba quem pode recuperar dinheiro

15:20 16 Julho, 2026 15:38 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de anos de espera, o Banco de Portugal prepara o procedimento que pode permitir a alguns credores recuperar parte das perdas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Opinião

Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão

09:30 15 Julho, 2026 09:28 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Administração Pública moderna não deve apenas escolher bons dirigentes. Deve assegurar que os melhores têm uma oportunidade real de competir por esses lugares"

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Homem com um relógio.
Nacional

Homem que tinha um Rolex de 35.000€ no pulso é alvo de roubo com violência física numa zona que costuma ter vigilância policial

14:20 16 Julho, 2026 14:05 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida da Liberdade, em Lisboa, um homem foi roubado com recurso a violência física, ficando sem um relógio Rolex avaliado em 35.000€

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Algarve

Mulher detida por homicídio da mãe tinha antecedentes de violência doméstica

14:44 16 Julho, 2026 14:51 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Corpo da vítima, de 58 anos, foi encontrado soterrado na residência, com sinais evidentes de morte violenta

Viatura do INEM.
Algarve, Nacional, Saúde

INEM acaba com delegações do Norte, Centro e Sul

12:30 16 Julho, 2026 12:28 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Presidente do INEM assegura que o fim das delegações não reduzirá a proximidade nem a capacidade de resposta regional

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião, Vídeo

A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

08:51 16 Julho, 2026 08:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma noite, cinco histórias e múltiplas emoções: o espetáculo propõe uma viagem por diferentes formas de representar a vida em palco

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Credores do BES já têm data para pedir compensações: saiba quem pode recuperar dinheiro

15:20 16 Julho, 2026 15:38 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de anos de espera, o Banco de Portugal prepara o procedimento que pode permitir a alguns credores recuperar parte das perdas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Opinião

Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão

09:30 15 Julho, 2026 09:28 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Administração Pública moderna não deve apenas escolher bons dirigentes. Deve assegurar que os melhores têm uma oportunidade real de competir por esses lugares"

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Últimas Notícias

  • Loulé recebe formação gratuita para dominar serviços públicos digitais
    Loulé recebe formação gratuita para dominar serviços públicos digitais
  • Mercado Rituais do Sul leva artesanato e produtos regionais à Marina de Olhão
    Mercado Rituais do Sul leva artesanato e produtos regionais à Marina de Olhão
  • EMARP promove separação de restos de comida no Lota Cool Market
    EMARP promove separação de restos de comida no Lota Cool Market
  • Credores do BES já têm data para pedir compensações: saiba quem pode recuperar dinheiro
    Credores do BES já têm data para pedir compensações: saiba quem pode recuperar dinheiro
  • Santo Estêvão recupera tradição do punk com Rock D’Aranha
    Santo Estêvão recupera tradição do punk com Rock D’Aranha

Opinião

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

Europe Direct Algarve

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal