Em junho de 2021 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos anunciou a reativação da sua Unidade de Salvamento Aquático e Mergulho. Dotada de mergulhadores, nadadores-salvadores e condutores de embarcação de socorro, esta valência tem como missão prestar socorro a náufragos e participar em buscas subaquáticas.
“A verba agora atribuída permitirá apetrechar a Unidade com os equipamentos necessários para que os elementos humanos já existentes possam ter uma resposta pronta e qualificada”, explica a autarquia lacobrigense em comunicado.
Outro dos setores críticos de intervenção na proteção de segurança de pessoas e bens é o combate a incêndios urbanos.
Um trabalho que ficará um pouco mais facilitado com a aquisição de um novo veículo com a valência de salvamento em desencarceramento, traduzindo-se em ganhos de rapidez e segurança na resposta, nomeadamente dos operacionais.
Este investimento por parte do município está enquadrado nas Grandes Opções do Plano para 2022 e decorre do objetivo estratégico “Reforçar a Igualdade Social e a Segurança”, que visa tornar Lagos um território ainda mais solidário, seguro e saudável.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos foi fundada em 24 de julho de 1886, sendo uma Instituição de Utilidade Pública ao Serviço da Comunidade.