O Algarve, com mais de 150 quilómetros de costa, tornou-se um dos destinos mais populares do mundo. Oferecendo uma vasta gama de opções para férias e reforma, a região é conhecida pelas suas praias de areia branca, paisagens impressionantes de falésias e encantadoras aldeias piscatórias. Nesse sentido, uma cidade algarvia foi destacada pelo jornal espanhol Infobae como um dos melhores destinos em Portugal para se reformar devido ao sol, praias e vida barata.
A Península Ibérica é um dos melhores locais do mundo para se reformar ou para se mudar como reformado estrangeiro. Esta afirmação tem como base o Global Retirement Index 2024, o ranking anual da revista especializada em reformas, a International Living, explica o Infobae.
Segundo a mesma fonte, “o índice analisa os melhores países para se reformar em 2024, levando em consideração diversos fatores como o custo de vida, o preço e o acesso à habitação, o nível de afinidade com os países dos leitores da revista, o nível do sistema de saúde, o desenvolvimento e a estabilidade política do país, e as condições climáticas”.
“Espanha ocupa a 5.ª posição no ranking, destacando-se pelo seu sistema de saúde (pontuação de 88 em 100) e pelo seu desenvolvimento e estabilidade (88). No caso do outro país da península, Portugal, a classificação é ainda mais favorável: alcança a 2.ª posição com uma pontuação total de 83,2 em 100, em comparação com os 79 de Espanha”, refere ainda o jornal espanhol.
O Infobae explica que Portugal é um país ideal para reformados estrangeiros porque é um dos países mais seguros do mundo, “o seu sistema de saúde é o 12.º melhor do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e uma pessoa pode viver confortavelmente nas zonas mais caras com 2.700 euros por mês, segundo a International Living. No entanto, existem zonas menos povoadas e vilas onde o custo de renda e de vida é mais baixo”.
Tavira, uma mistura de charme histórico
Na análise do país, os especialistas da revista mencionam a cidade algarvia de Tavira, destacando que “oferece uma mistura de charme histórico com ruas pavimentadas e infraestruturas modernas”.
A cidade algarvia, situada a apenas 35 minutos de carro de Ayamonte, na Espanha, é um antigo porto romano cujos vestígios ainda são visíveis, incluindo uma ponte e várias igrejas.
O centro histórico de Tavira é segundo o jornal espanhol: “espetacular, repleto de restaurantes, padarias e locais variados, e os lugares imperdíveis incluem a Praça da República, a Ponte Romana, a Praia do Barril e o Cemitério de Âncoras, o Castelo de Tavira, a Praia da Ilha de Tavira e outras ilhas nas proximidades. Além disso, é um local com um clima agradável durante todo o ano, com temperaturas raramente abaixo dos 8ºC nas épocas mais frias e raramente acima dos 30ºC no verão”.
O Infobae explicava na altura que em relação a rendas na cidade de Tavira, “está disponível para arrendar um apartamento de dois quartos e 80 metros quadrados no segundo andar na localidade de Conceição e Cabanas de Tavira (a seis minutos de carro do centro de Tavira) por 700 euros por mês. A urbanização inclui piscina e está perto da praia. Também está disponível para arrendar um duplex no mesmo município com dois quartos e 67 metros quadrados por 650 euros por mês. No centro de Tavira, os preços são mais altos. Um imóvel no centro histórico, com dois quartos e 96 metros quadrados, exige um custo médio de 1.000 euros por mês”.
Leia também: 39 mil condutores podiam ter revalidado carta sem exame prático mas agora vão ter de o fazer