Este ano a Feira da Serra #EmCasa de São Brás de Alportel realizou-se de forma diferente. A pandemia obrigou a alterações, mas a verdade é que a autarquia preparou uma edição especial, adaptada à nova realidade que estamos a viver. Os meios digitais foram a opção desta festa, que mantém viva a tradição de dar a conhecer o melhor do Algarve genuíno.
O Município de São Brás de Alportel reconhece a importância da Feira da Serra #EmCasa, de modo a mostrar o que de melhor os produtores fazem na região algarvia. O POSTAL falou com Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, que começou por explicar que “apesar do foco ser a proteção da população, o facto de realizarmos a Feira da Serra #EmCasa nestas condições é importante para a autoestima, como sinal de esperança dos são-brasenses e é muito importante para a dinâmica da economia”.
O programa virtual decorre desde a passada quinta-feira, 23 de julho e até o próximo domingo. A feira foi apresentada ao público, em conferência de imprensa, na passada quinta-feira, 16 de julho, no Parque da Azinheira Património, junto à EN2. Vítor Guerreiro assumiu na entrevista ao Postal que “será lançado um portal para que todos os artesãos possam dar a conhecer aquilo que fazem os nossos produtores e assim levamos um pouco das nossas tradições e produtos”.
São Brás leva a Feira da Serra #EmCasa ao mundo todo
Durante a apresentação da iniciativa, o autarca afirmou que “queremos levar a Feira da Serra #EmCasa ao mundo todo”. A vertente digital vem reforçar o “incentivo dos artesãos”, para “começarem a preparar as fotografias” e dar algum ânimo a todos os que, ano após ano, sempre mostraram os seus produtos. O potencial da vertente digital desta edição poderá ainda abrir o “apetite” a novos visitantes dos mais diversos cantos do mundo. Vítor Guerreiro acredita que o “portal veio para ficar, é importante para divulgar o que temos no nosso concelho”. O presidente da Câmara de São Brás de Alportel fala ainda na continuidade dos diversos programas culturais alternativos que foram sendo criados, como a #Páscoa em Casa, os “Dias de Abril em Casa”, depois de eventos digitais como é ocaso da “Gala São Brás a Cantar”. A versão digital do “São Brás Fashion”, no decorrer da Feira da Serra #EmCasa, é outro dos destaques do autarca, que se mostra satisfeito com os são-brasenses e a interação que têm demonstrado para manter vivos vários projetos, mesmo em tempos de pandemia.
“O investimento que a Câmara Municipal faz, em termos de alojamento e alimentação à equipa, acaba por ser uma ajuda direta” para São Brás de Alportel, reflete. A música faz parte da festa e, por isso, o Cine-teatro São Brás recebe na sexta-feira, dia 24, o Concerto de Verão da Orquestra Clássica do Sul. O evento garante todas as regras de segurança exigidas pelas entidades oficiais de saúde e é restrito a 60 pessoas.
Já no último dia da edição especial da Feira da Serra #EmCasa, o programa “Domingão: Especial Verão” da SIC, vai andar no seu palco móvel a passar pelas estradas do concelho e terá como mote homenagear os Mestres Artesãos. O artesanato, a doçaria, a produção local, a tradição e a inovação são-brasenses vão estar em destaque na televisão líder de audiências em Portugal. Para Vítor Guerreiro, estes eventos “mantêm a chama da esperança” e dão ânimo a todos os profissionais que contribuem para a realização dos eventos, não só produtores, como funcionários da câmara, que se mantêm ativos e a trabalhar em projetos, como sempre aconteu.
Medronho será produto estrela da próxima edição da Feira da Serra
Vítor Guerreiro adiantou ainda ao POSTAL que, na próxima edição, o medronho será o produto em destaque da Feira da Serra, com o desejo de ser novamente realizada nos moldes habituais. Uma escolha que é uma homenagem à resistência e à sobrevivência, ou não fosse o medronho um dos mais característicos frutos da Serra do Caldeirão.
São Brás de Alportel tem “mui- to para dar e em segurança”. As palavras são de Vítor Guerreiro, que reconhece, em jeito de conclusão na entrevista, que a “Feira da Serra é um evento de grande importância para a economia e entrada de mais verba no comércio local, empresas e associações”. É um “evento em que toda a população se envolve”.