Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Economia, Edição Papel

FATACIL arranca esta sexta-feira em Lagoa, após dois anos de ausência devido à pandemia

O custo para o município é de 200.000 euros, depois de um investimento total de um milhão de euros e receitas que chegaram aos 80.000 euros.

11:00 19 Agosto, 2022 02:44 20 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa) reabre na sexta-feira após dois anos de ausência devido à pandemia, apostando na animação musical, no setor equestre ou nos vinhos e gastronomia para superar os 196.800 visitantes de 2019, disse o presidente da Câmara Municipal de Lagoa à Lusa. 

Questionado sobre o investimento necessário para organizar uma feira de 10 dias, Luís Encarnação respondeu que a “FATACIL não foi pensada para dar lucro”, traz “dinamização à economia do concelho” e, na última edição, teve um “custo para o município de 200.000 euros”, depois de um investimento total de um milhão de euros e receitas que chegaram aos 80.000 euros. 

Ano de 2019 bateu todos os recordes 

Luís Encarnação afirmou que a FATACIL “bateu todos os recordes em 2019”, quer de visitantes, quer de receitas, quer ainda de número de acessos num dia, e a organização, a cargo do município algarvio, “tem as expectativas altas” e “trabalha para melhorar sempre os registos da edição anterior”. 

O evento, que se prolonga até 28 de agosto, tem um caráter “generalista” e “virado para as famílias”, contando com “cerca de 700 expositores”, um novo palco junto ao renovado ‘stand’ do município e um recinto com uma área de 10.000 metros quadrados, que permitirá aumentar de 20.000 para 28.000 a lotação, destacou o autarca de Lagoa. 

Música e setor equestre nos destaques 

“Vamos continuar a ter um excelente cartaz musical, que no fundo é uma importante âncora da feira”, assinalou o presidente da autarquia, referindo-se a artistas como Expensive Soul, João Pedro Pais, Resistência, Quim Barreiros, Fernando Daniel ou Tony Carreira. 

Luís Encarnação frisou ainda que, no “setor equestre”, vai haver um “show polaco” que permitirá “manter a tradição de ter sempre uma estreia em solo nacional” e uma “forte aposta no setor equestre”, que classificou como “outra âncora muito importante da FATACIL”. 

“Vamos continuar a apostar na gastronomia e nos vinhos, vamos ter – e isso sim, será uma novidade – um novo ‘stand’ do município, naquela zona de ‘lounge’, onde vamos ter uma nova área, com ‘design’ novo, mas com o mesmo propósito de continuarmos a promover os vinhos de Lagoa e do Algarve”, adiantou. 

Palco 2 sempre com artistas locais 

Outra novidade passa pela criação do “palco 2, o palco Lagoa, sempre com artistas locais”, que vão substituir os “apontamentos diários do rancho folclórico” que aconteceram em edições anteriores, “antes do espetáculo principal”, acrescentou. 

O presidente do município de Lagoa referiu também que “a animação de rua vai continuar” e haverá “um aumento considerável dos expositores de artesanato”, assim como “um aumento significativo das máquinas industriais e dos automóveis, que é um setor também muito importante” na FATACIL. 

Expectativas são elevadas 

O autarca deixou uma mensagem aos interessados em visitar a FATACIL para que, “por questões de comodidade, adquiram os bilhetes pelos meios ‘online’, se puderem”, porque permitem um “acesso fácil” e “chegar a qualquer porta e aceder ao recinto da feira”, a partir de um dos 11 parques de estacionamento disponíveis, sublinhou. 

“As expectativas são elevadas, o nosso objetivo – e é lema das nossas equipas que organizam a FATACIL – é fazer sempre a melhor FATACIL de sempre”, definiu ainda o autarca, que disse quer “melhorar os números de 2019”, ano em que “foram batidos todos os recordes”. 

“Ficámos muito perto dos 200.000 visitantes, foram 196.800, tivemos a maior receita de bilheteira de sempre, que ultrapassou o meio milhão de euros, e tivemos o dia com a maior enchente de pessoas. Fomos sempre batendo recordes sucessivos e a nossa expectativa é que nesta edição de 2022 possamos ultrapassar esse sucesso enorme que foi a FATACIL de 2019”, quantificou. 

Luís Encarnação reconheceu que “não vai ser fácil”, mas reiterou que a feira “procura estar sempre em crescendo” para “continuar a levar o nome de Lagoa, o nome do Algarve, por todo o país e pelo estrangeiro”. 

À margem da inauguração da 41.ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria, o governante assinalou que Portugal mantém contactos com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), “para reforçar o acordo de mobilidade” de cidadãos desses países.

FATACIL regressa sexta-feira a Lagoa e quer superar os 196.800 visitantes de 2019
Programa equestre da FATACIL volta a ser uma aposta forte para atrair visitantes
Lagoa: Conheça o cartaz completo da FATACIL
Lagoa divulga o cartaz completo da FATACIL e coloca bilhetes à venda
Gipsy Kings estão confirmados para 20 de agosto na FATACIL
Tony Carreira confirmado na FATACIL dez anos depois da última atuação
João Pedro Pais é outro nome já confirmado na FATACIL a juntar aos Resistência e a Fernando Daniel
Lagoa confirma presença de Fernando Daniel na FATACIL
Lagoa: Resistência atuam na FATACIL no dia 26 de agosto

Nacional Saúde

Parasita nunca antes detetado em Portugal encontrado no Alqueva: pode causar ‘comichão do nadador’

07:00 29 Setembro, 2026 05:13 29 Setembro, 2026 | João Luís

Este parasita pode provocar a chamada “comichão do nadador” e foi detetado pela primeira vez em Portugal, no Alqueva

Algarve Ensino Saúde

Feira da Saúde e Bem-Estar leva reflexão sobre ecrãs e hábitos saudáveis ao AEFFL

08:39 29 Setembro, 2026 08:39 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Saúde física, mental e emocional esteve no centro de uma iniciativa que procurou envolver toda a comunidade educativa de Olhão

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Nacional

Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque

08:00 29 Setembro, 2026 08:15 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ULS Algarve assinalou a centésima cirurgia robótica em Faro, atividade iniciada na unidade hospitalar em novembro de 2025

Algarve Gastronomia

Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos

07:45 29 Setembro, 2026 07:24 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 1 a 31 de outubro, 26 restaurantes apresentam uma Travessa para até quatro pessoas e quatro bebidas pelo preço de 20 euros

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Algarve Política Saúde

Cristóvão Norte é coautor de projeto sobre cobrança de cuidados no SNS a não residentes

07:10 29 Setembro, 2026 06:56 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O projeto prevê identificar quem deve assumir os encargos dos cuidados prestados a estrangeiros não residentes

Opinião Saúde

O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes

07:30 29 Setembro, 2026 17:46 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Trabalhamos em equipa, algo fundamental para conseguirmos disponibilizar aos utentes o serviço de excelência que tanto valorizamos"

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Ciência Opinião Tech

A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

14:50 28 Setembro, 2026 15:52 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ainda não há razão para pânico. Há, porém, razões para exigir algo bastante mais prosaico: evidência, fiscalização independente, transparência e tempo suficiente para percebermos o que estamos a construir"

Mário Centeno.
Economia

Centeno deixa aviso sobre as contas públicas: Estado pode ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos

18:10 28 Setembro, 2026 13:52 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mário Centeno alerta que Portugal poderá ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos para cumprir as metas europeias e avisa para os riscos do endividamento

Nacional, Saúde

Parasita nunca antes detetado em Portugal encontrado no Alqueva: pode causar ‘comichão do nadador’

07:00 29 Setembro, 2026 05:13 29 Setembro, 2026 | João Luís

Este parasita pode provocar a chamada “comichão do nadador” e foi detetado pela primeira vez em Portugal, no Alqueva

Algarve, Ensino, Saúde

Feira da Saúde e Bem-Estar leva reflexão sobre ecrãs e hábitos saudáveis ao AEFFL

08:39 29 Setembro, 2026 08:39 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Saúde física, mental e emocional esteve no centro de uma iniciativa que procurou envolver toda a comunidade educativa de Olhão

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Nacional

Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque

08:00 29 Setembro, 2026 08:15 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ULS Algarve assinalou a centésima cirurgia robótica em Faro, atividade iniciada na unidade hospitalar em novembro de 2025

Algarve, Gastronomia

Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos

07:45 29 Setembro, 2026 07:24 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 1 a 31 de outubro, 26 restaurantes apresentam uma Travessa para até quatro pessoas e quatro bebidas pelo preço de 20 euros

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Algarve, Política, Saúde

Cristóvão Norte é coautor de projeto sobre cobrança de cuidados no SNS a não residentes

07:10 29 Setembro, 2026 06:56 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O projeto prevê identificar quem deve assumir os encargos dos cuidados prestados a estrangeiros não residentes

Opinião, Saúde

O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes

07:30 29 Setembro, 2026 17:46 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Trabalhamos em equipa, algo fundamental para conseguirmos disponibilizar aos utentes o serviço de excelência que tanto valorizamos"

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Ciência, Opinião, Tech

A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

14:50 28 Setembro, 2026 15:52 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ainda não há razão para pânico. Há, porém, razões para exigir algo bastante mais prosaico: evidência, fiscalização independente, transparência e tempo suficiente para percebermos o que estamos a construir"

Mário Centeno.
Economia

Centeno deixa aviso sobre as contas públicas: Estado pode ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos

18:10 28 Setembro, 2026 13:52 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mário Centeno alerta que Portugal poderá ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos para cumprir as metas europeias e avisa para os riscos do endividamento

Últimas Notícias

  • Feira da Saúde e Bem-Estar leva reflexão sobre ecrãs e hábitos saudáveis ao AEFFL
    Feira da Saúde e Bem-Estar leva reflexão sobre ecrãs e hábitos saudáveis ao AEFFL
  • Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque
    Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque
  • Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos
    Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos
  • Cristóvão Norte é coautor de projeto sobre cobrança de cuidados no SNS a não residentes
    Cristóvão Norte é coautor de projeto sobre cobrança de cuidados no SNS a não residentes
  • Parasita nunca antes detetado em Portugal encontrado no Alqueva: pode causar ‘comichão do nadador’
    Parasita nunca antes detetado em Portugal encontrado no Alqueva: pode causar ‘comichão do nadador’

Opinião

  • O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
    O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
  • A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento