Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Economia

FATACIL regressa sexta-feira a Lagoa e quer superar os 196.800 visitantes de 2019

A FATACIL reabre na sexta-feira após dois anos de ausência devido à pandemia, apostando na animação musical, no setor equestre ou nos vinhos e gastronomia para superar os 196.800 visitantes de 2019.

14:34 17 Agosto, 2022 15:00 17 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, afirmou à agência Lusa que a FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa) “bateu todos os recordes em 2019”, quer de visitantes, quer de receitas, quer ainda de número de acessos num dia, e a organização, a cargo do município algarvio, “tem as expectativas altas” e “trabalha para melhorar sempre os registos da edição anterior”.

O evento, que se prolonga até 28 de agosto, tem um caráter “generalista” e “virado para as famílias”, contando com “cerca de 700 expositores”, um novo palco junto ao renovado ‘stand’ do município e um recinto com uma área de 10.000 metros quadrados, que permitirá aumentar de 20.000 para 28.000 a lotação, destacou o autarca de Lagoa.

“Vamos continuar a ter um excelente cartaz musical, que no fundo é uma importante âncora da feira”, assinalou o presidente da autarquia, referindo-se a artistas como Expensive Soul, João Pedro Pais, Resistência, Quim Barreiros, Fernando Daniel ou Tony Carreira.

Luís Encarnação frisou ainda que, no “setor equestre”, vai haver um “show polaco” que permitirá “manter a tradição de ter sempre uma estreia em solo nacional” e uma “forte aposta no setor equestre”, que classificou como “outra âncora muito importante da FATACIL”.

“Vamos continuar a apostar na gastronomia e nos vinhos, vamos ter – e isso sim, será uma novidade – um novo ‘stand’ do município, naquela zona de ‘lounge’, onde vamos ter uma nova área, com ‘design’ novo, mas com o mesmo propósito de continuarmos a promover os vinhos de Lagoa e do Algarve”, adiantou.

Outra novidade passa pela criação do “palco 2, o palco Lagoa, sempre com artistas locais”, que vão substituir os “apontamentos diários do rancho folclórico” que aconteceram em edições anteriores, “antes do espetáculo principal”, acrescentou.

O presidente do município do distrito de Faro referiu também que “a animação de rua vai continuar” e haverá “um aumento considerável dos expositores de artesanato”, assim como “um aumento significativo das máquinas industriais e dos automóveis, que é um setor também muito importante” na FATACIL.

O autarca deixou uma mensagem aos interessados em visitar a FATACIL para que, “por questões de comodidade, adquiram os bilhetes pelos meios ‘online’, se puderem”, porque permitem um “acesso fácil” e “chegar a qualquer porta e aceder ao recinto da feira”, a partir de um dos 11 parques de estacionamento disponíveis, sublinhou.

“As expectativas são elevadas, o nosso objetivo – e é lema das nossas equipas que organizam a FATACIL – é fazer sempre a melhor FATACIL de sempre”, definiu ainda o autarca, que disse quer “melhorar os números de 2019”, ano em que “foram batidos todos os recordes”.

“Ficámos muito perto dos 200.000 visitantes, foram 196.800, tivemos a maior receita de bilheteira de sempre, que ultrapassou o meio milhão de euros, e tivemos o dia com a maior enchente de pessoas. Fomos sempre batendo recordes sucessivos e a nossa expectativa é que nesta edição de 2022 possamos ultrapassar esse sucesso enorme que foi a FATACIL de 2019”, quantificou.

Luís Encarnação reconheceu que “não vai ser fácil”, mas reiterou que a feira “procura estar sempre em crescendo” para “continuar a levar o nome de Lagoa, o nome do Algarve, por todo o país e pelo estrangeiro”.

Questionado sobre o investimento necessário para organizar uma feira de 10 dias, Luís Encarnação respondeu que a “FATACIL não foi pensada para dar lucro”, traz “dinamização à economia do concelho” e, na última edição, teve um “custo para o município de 200.000 euros”, depois de um investimento total de um milhão de euros e receitas que chegaram aos 80.000 euros.

Programa equestre da FATACIL volta a ser uma aposta forte para atrair visitantes
Lagoa: Conheça o cartaz completo da FATACIL
Lagoa divulga o cartaz completo da FATACIL e coloca bilhetes à venda
Gipsy Kings estão confirmados para 20 de agosto na FATACIL
Tony Carreira confirmado na FATACIL dez anos depois da última atuação
João Pedro Pais é outro nome já confirmado na FATACIL a juntar aos Resistência e a Fernando Daniel
Lagoa confirma presença de Fernando Daniel na FATACIL
Lagoa: Resistência atuam na FATACIL no dia 26 de agosto

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve

Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

16:40 17 Agosto, 2026 16:36 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Fé, memória e ligação ao mar marcaram as celebrações de Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Algarve Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve, Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve

Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

16:40 17 Agosto, 2026 16:36 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Fé, memória e ligação ao mar marcaram as celebrações de Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Algarve, Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
    Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
  • São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
    São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
  • Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
    Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
  • Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
    Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
  • Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
    Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento