Caros leitores,
Como prometido, continuo o tema da sustentabilidade. Aqui no nosso Algarve, decorrem esforços para melhorar a nossa “pegada sustentável” que têm recebido renovada atenção através de vários planos em desenvolvimento. Estes planos focam uma larga porção de recursos na procura de soluções para estes desequilíbrios que enfrentamos.
Faro, uma cidade em fluxo, profundamente histórica e em busca de um futuro distinto, procura encontrar balanço entre o que é possível politicamente, financeiramente e socialmente de acordo com os hábitos distintos da cidade. Várias áreas de acção estão em foco como a protecção do ambiente, a produção e consumo de energia, melhoria da condição humana, saúde, habitações eficientes, combate à pobreza, trabalho, alimentação, protecção da vida animal e, igualmente importante, instituições eficientes para gerir estes processos, referindo-me a melhorias na administração de recursos e dos vários aspectos jurídicos e legislativos.
A nível pessoal e cívico também é importante termos uma comunidade empenhada neste esforço, olhando à forma como vivemos, aos nossos padrões de consumo, em como planeamos as nossas deslocações, reciclamos e, de uma forma geral, temos em mente a importância destes pequenos actos. Para além destas acções directas também é necessário que exijamos responsabilidade às entidades, sejam aqueles que elegemos para governar através do voto ou do comercio através da capacidade de escolha do consumidor.
A ALFA, Associação Livre Fotógrafos do Algarve decidiu promover estas acções através de um projecto fotográfico que procura elevar o que é conhecido como os ODS ou Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Este projecto é composto de imagens que serão afixadas em locais públicos distribuídos pela cidade e através das quais fazemos um desafio à vossa participação com um convite a visitarem o nosso site e participar num fórum publico com o objectivo de ouvir a opinião dos Farenses acerca deste tópico.
Teremos também uma exposição na Galeria Arco em Faro a decorrer entre 5 e 13 de Outubro (parte do evento Open Studios) e futuramente publicação e análise dos resultados desta obra em data a ser anunciada.
*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia
Leia também: Faro, a caminho da sustentabilidade | Por Vitor Martins