




Uma exposição fotográfica, da autoria de Christine Baumkirch Miguel, pode ser vista no edifício da Praça Velha da vila de Armação de Pêra.
A fotógrafa, que chegou a Armação de Pêra há mais de 20 anos, “sempre admirou a relação existente entre a pesca e a identidade da vila, até que recentemente decidiu prestar uma homenagem aos pescadores”, afirma a Junta de Freguesia em comunicado, acrescentando que Ricardo Pinto, presidente da Junta. também tinha a mesma vontade e “foi surpreendido pelo trabalho da fotógrafa nas redes sociais”.
Os retratos que Christine tirou resultaram numa exposição fotográfica em forma de homenagem a quem, há mais de 400 anos, estabeleceu uma armação de atum na outrora designada Baía de Pêra dando origem a esta tão especial povoação.
Dezoito anos depois da última ação relevante desenvolvida na vila para beneficiar esta atividade e os seus profissionais – a instalação dos atuais apoios de pesca; na mesma data acontece a justa e merecida homenagem aos pescadores locais. Com esta iniciativa conseguiu-se ainda dignificar um edifício municipal que se encontrava há muito degradado.
Assim, a partir desta altura quem passar perto do edifício da Praça Velha tem a oportunidade de contemplar uma valiosa e rara exposição fotográfica com muitos dos rostos que simbolizam a ligação ancestral de Armação de Pêra ao mar.